Ola.
O que foi feito sobre 12 anos de experiencia é sobre o mercado Americano, onde pra cada ano de um curso completo de 4 que vc não tem vc pode juntar x anos de experiência. Isso tem regras e não necessariamente pode te ajudar. Quem pode te dar certeza é um advogado com experiência na area.
Existem varios outros mercados alem do Americano. Australia, Canadá, Europa… tenho amigos indo pra Polônia por exemplo. Cada lugar tem seus prós e contras.
Eu estou trabalhado ha 4 anos em uma empresa francesa e tenho diploma de tecnólogo.o que eu acho sobre isso:
Uma coisa é a empresa se importar com a educação formal (e vamos combinar que em boa parte das empresas eles não sabem a diferença entre USP ou uma Estacio de Sá). Eles vão te avaliar pela entrevista. Se vc for bem (pode ser necessário codificar um quicksort na lousa) então é o que importa.
Outra coisa é: para trabalhar fora, o que vc precisa pro visto? Existem requerimentos para alguns vistos, sob ponto de vista de diploma e às vezes vc pode combinar com experiência profissional. Outras vezes não tem choro.
Por exemplo, pegar um blue card na Alemanha envolve analisar o seu diploma e um tecnólogo não é suficiente (mas tem umas mutretas, quem vai resolver é a empresa que vai te contratar).
Resumindo: um tecnologo pode te desvantagem em relação a uma pessoa com graduação completa mas se a empresa quer, há esperança. Paises que precisam de imigrantes como a Holanda são bem mais flexíveis que os EUA (que todo mundo quer entrar então eles rejeitam de propósito). É importante saber a legislação do pais que vc pretente ir e conhecer os diferentes tipos de Visto ( EUA tem H1B e O1, entre outros, tem vantagens e desvantagens).
O que importa lá fora:
1 experiencia
2 fluência em idioma (inglês pode ser tolerado em paises cujo idioma oficial é outro)
3 conhecimento técnico (saber algoritmo de cabeça, etc)
4 educação formal (MIT vai ser melhor q qq faculdade br foi mal)
Dependendo da empresa isso inverte - por exemplo para o Google talvez um PHD seja mais interessante, mas como eu disse isso varia. Certificação pode ser diferencial.
conheço casos de gente com segundo grau só trabalhando fora. É possível mas é raro.
Mete as caras.
EDIT: sobre visto, lembre-se de alguns detalhes:
- Em muitos casos vc precisa encontrar uma empresa disposta a te contratar. Mas em alguns casos vc pode ir para o pais em questão por x meses e procurar emprego também ( o Canadá é assim se não me engano). Entenda os riscos de vc pedir demissão e ir pra um pais longe por 6 meses e procurar emprego. É mega punk, mas conheço gente que conseguiu ( sofreu, mas conseguiu ). Se vc tem familia isso é ainda mais delicado mas jovem solteiro, pff, é mais sussa.
- uma empresa pode ajudar a obter um visto de trabalho, o que não significa que eles vão pagar todos os custos envolvidos ( traduções, taxas, etc ), fique esperto.
- pessoas com nome sujo no SPC ou alguma condenação na justiça podem ter problemas extra pra obter um visto ( pode ser até impossivel ). se vc mentir sobre isso e eles descobrirem ( pq os governos conversam as vezes ) a cobra vai fumar.
- se vc é casado, não necessariamente seu conjuge poderá trabalhar. É o caso do H1B americano, do Salarié Francês, etc. Isso pode mudar? sim, mas tem regras.
- em alguns casos pode ser preciso fazer uma prova de proficiencia de idioma ( que pode ser super simples mas se for, por exemplo, em Alemão, e vc nunca estudou, pode dar ruim ). Se informe sobre isso. No caso do Visto Francês, por exemplo, o governo oferece um curso de algumas horas de graça se vc não souber nada.
- o fato de vc ter um visto de trabalho não significa que vc ( ou seu conjuge) pode estudar em uma faculdade. pode haver um regime diferenciado de valores. Alias isso é um erro comum: o casal acha que o homem vai trabalhar e a esposa vai estudar, mas ou vai sair caro, ou vai exigir proficiencia no idioma ou vai exigir um tipo diferente de visto. de qq forma, se informe sobre isso. se for o caso LGBT veja a legislação especifica do país.
- traduções juramentadas podem ser rejeitadas (é mais comum em brasileiro que casa com estrangeiro na minha experiência) e uma nova pode ser exigida. tenha em mãos um contato que possa traduzir rapido (na mesma semana) se for preciso.
- visto tem prazos para renovar e vc precisa ficar esperto no calendario das coisas, não espere que a empresa faça tudo por vc.
- se vc tem animais veja AGORA como fazer pra transportar. Gatos, por exemplo, pra levar pra Europa vc demora 5 meses ( entre dar vacina, coletar sangue, fazer sorologia e fazer a quarentena em casa ) e custa caro. eu trouxe 6 gatos do Brasil. foi punk.
- tenha dinheiro guardado. o custo de setup em varios paises é alto. por exemplo, pra alugar um apartamento as vezes é exigido um deposito de segurança de 3x o valor do aluguel ( que pode ser caro, tipo 4 digitos por mês ). portanto só pra pegar as chaves vc morre em 4 alugueis + taxas + seguros obrigatorios que vc possa ter que fazer. existem alternativas ( apto temporario, airbnb, hotel, casa de amigos ) porém existe uma coisa chamada registro de imigração onde vc precisa mostrar onde vc mora e existem regras ( senão vira bagunça ) como um contrato minimo de 3 meses de aluguel, senão vc não se registra e corre o risco de não conseguir legalizar a sua situação. pra tudo tem jeito, mas não seja pego de surpresa. Por exemplo, vc pode conseguir um acordo onde a empresa aluga o apartamento pra vc e desconta do seu salario - o lado ruim é que na pratica o seu salario pode ser menor ( afeta o tipo de visto, etc ) e vc nunca tera um aluguel no seu nome, o que pode dificultar quando vc for alugar por vc mesmo. É o que eu faço no momento.
- veja como funciona ferias, saúde publica e previdencia. em alguns paises vc pode tirar ferias antes de completar um Ano e vc ainda tem folgas e outros beneficios. saúde é algo que realmente depende do pais pra onde vc vai. Preciso dizer que pegar um medico que não fala a sua lingua é tenso, principalmente se vc estiver mal? Por sorte, as vezes vc encontra alguem que fala espanhol ou portugues dependendo do lugar.
- menos é mais. eu ja te dei varias dicas pra vc ficar esperto, mas se vc jogar tudo isso de cara no recursos humanos da sua empresa é capaz de não rolar a sua contratação. saiba como perguntar e saiba o que omitir se não for estritamente necessário - mas não minta. isso tudo é um jogo de negociação. vc é um risco e o risco pode ser minimizado com o trabalho certo ( um rigoroso processo de seleção, entrevista presencial, trabalho remoto por um tempo se for possivel, etc).
- NUNCA DEIXE DE RESPONDER OS E-MAILS. sim isso parece obvio mas um dia indiquei um conhecido pra uma vaga e ele simplesmente não respondeu mais nada e o processo foi terminado. Meu chefe ficou de cara e o maluco se queimou, sem necessidade. pintou outra coisa, basta vc ser honesto e dizer “po outra empresa me ofereceu tanto” ou “nao to confortavel em seguir com este processo”. ate pq nunca se sabe o dia de amanhã.
- Veja o historico e saude financeira da empresa. Pergunte, google bastante, desconfie. Um amigo meu teve o time todo demitido esse ano e eles tinham acabado de trazer um Argentino. SIM vc tem que ficar esperto pq isso PODE acontecer. Sei de mais de um caso onde deu ruim e ai vc fica sem grana, sem ter pra onde ir, etc. É claro que, se vc é demitido e vc esta legalizado, vc pode entrar na seguridade social e receber uns dinheiros ate vc encontrar um novo trampo.
- Praticamente todo o contrato de trabalho tem 2 versões: com tempo determinado ( 1 ano, renovavel ) e tempo indeterminado. preciso dizer qual é o melhor?
- Mesmo contrato de tempo indeterminado vc tem clausulas de experiencia então vc pode ser mandado embora nos x primeiros meses. Acontece se vc vacilar na sua papelada, se chegar um dia pra trabalhar fedendo a cachaça, respondeu alguem atravessado, etc. Tenha isso em mente.
- Preste atenção nas regras sociais e de convivio. em varios lugares as pessoas não se abraçam, ou as conversas informais não abordam certos assuntos. nesse lance não tem grilo, basta copiar o que os outros fazem e converse com RH, seu chefe, etc.
- Algumas culturas são extremamente diretas como os Holandeses. Não é grosseria, apenas são sem rodeio. Isso pode ser ruim? Não, basta vc saber como são as coisas antes de sair achando que todos te odeiam.
Enfim feitas as ressalvas vc tem muito, mas muito mais com o que se preocupar do que com apenas o seu diploma.