Olá bmentges!
Eu acho que o estudo para a certificação, em especial a SCJP, é MUITO importante! Motivos:
- O exame incentiva o estudo do core da linguagem em um nível detalhado! (Sinceramente, quantas pessoas estudariam tudo aquilo que é pedido no exame pela simples livre e espotanea vontade?)
- Ela faz diferença, em um primeiro momento (ex.: ao bater o olho no curriculo), com aquele que não tem certificação! Mas preste atenção, não estou falando que aquele que tem necessariamente conhece mais que aquele que não tem!
- Se a pessoa tem certificação, podemos assumir certos conhecimentos logo de cara. Isso costuma ser muito útil quando se trabalha em equipe, ou quando se precisa aplicar uma prova básica de Java.
Mas a certificação não pode ser utilizada SOZINHA para avaliar um profissional, pois, por ex, tem certos skills em que a experiencia é muito mais importante!
Portanto, IMHO, SCJP diz que muito provavelmente o profissinal tem um bom nível tecnico sobre o core da linguagem. Já uma boa experiencia diz que muito provavelmente o profissional está familiarizado com os problemas comuns do dia a dia, e muito provavelmente conhece uma ou mais soluções para elas (mesmo não sendo uma das melhores).
Resumindo…:
- Somente certificacao: É, bacana…!
- Somente uma boa experiencia: Hm… Ótimo!!
- Experiencia + Certificação: EXCELENTEEEEEEE!!!
E, claro, tem varias outras coisas ainda para se considerar além da experiência e de certificação. Mas geralmente sao esses dois, além de uma boa entrevista, os que mais contam na hora!