Queria a opinião de vocês em um assunto de extrema importância pra mim. Estou estudando Java mais ou menos 6h por dia. Já programei em várias linguagens (C, C++, Delphi) mas de forma científica (Redes neurais artificiais, desenvolvimento de SO, integração de hardware, embedded systems (edb9315a CIRRUS), nunca tive a menor experiencia com BD e com WEB. Estou estudando 6h por dia com o material da Kathy Sierra e o Java como programar, visando obter SCJP e SCEA. Afinal, isso dá uma boa grana.
Vocês acham que é possivel tirar a SCJP nesse ritmo de estudo e com esses pre conhecmentos até meio de junho? e SCEA até o final do ano ou no inicio do outro? Vocês poderiam me dar mais informações sobre SCEA? Estou estudando há uma semana.
O SCJP até dá, e tranquilamente - já que você está estudando 6 horas por dia.
O SCEA já é um pouco mais complicado; inscreva-se no fórum de certificação do www.javaranch.com (em inglês, of course) e peça mais dicas lá. (Como esse site é da Kathy e do Bert então eles mesmos até podem dar as dicas.)
pintofree
soh uma duvida, vc ta estudando 6 horas por dia, e mtb trabalhando mias umas 6 ou 8, ou apenas se dedicando ao estudo? se for soh estudando acho q ainda vai, mais estudando e trampando acho q vc pira heheheh
P
pecosta
Tchê! Não sei quanto a tua necessidade de certificação, mas acredito que o importante é experiência de trabalho.
Estar certificado e nunca ter trabalhado com BD e WEB não garante que terá emprego certo. Acho mais fácil tu se colocar no mercado de trabalho e depois se certificar.
Minha opinião!
Abraço!
T
thingol
Muita gente comenta que se você não tem experiência comprovada é bom ter um certificado, que isso ajuda bastante.
pintofree
essa e a questao fundamental q gera a maior parte das dircordias, ter experiencia ou certificação, acho q tudo depende do local aki em cuiaba ta faltando profissional vc sendo formando e sabendo java ja arruma emprego e ganha experiencia, mais tem lugar q o emprego ta dificil, ai o jeito e fazer uma certificação logo pra ter um diferencial para compensar a certificação, por isso se vc ja ta no mercado acho q compensa ir estudando com calma, para a certificação se esta desempregado precisando dela se mate estudando mesmo.
P
Popeye12345
Estou apenas estudando, sem trabalhar. Só vou trabalhar depois que terminar essa certificação.
Eu acho certificação um tanto quanto necessária e sinceramente, mais confiável que tempo de trabalho e suposta experiência. Conheci programadores que trabalham a uns 30 anos com C++ mas fazem cada erro tosco, que se fossem se aplicar pra alguma prova, se dariam mal. E só programavam porquê tinham uma empresa no interior que gerenciava o sistema de controle de umas 3 farmácias. O tipico exemplo dos sistemas de agenda eletrônica. O cara se limita só aquilo e nada mais. Sem contar que é mais confiavel para o contratante se o funcionario tem certificação. Mesmo que não garanta um bom programador, já garante as bases para um bom programador. Coisa que como disse no exemplo anteriormente citado, é triste: gente que tem 20 anos de coding nas costas e fica fazendo lambança.
Já vi muita gente conseguir vaga em trabalho dizendo que tinha experiência com coding (tinha la na carteira de trabalho dele uns 3 anos numa empresa de desenvolvimento de software), mas o cara nunca tinha codado, ele trabalhava só com GNULinux.
Decerto, foi demitido. Mas lucrou alguma grana do contratante.
P
Popeye12345
PS: Afirmo que é necessário experiência, e que existe gente sem certificação e com experiência que é muito boa. Mas o problema é a segurança do mercado. Também existem os que existem que tem e não tem.
Bem, é isso.
kallunga
Eu tirei SCJP5 em 3 meses. No mesmo período eu estava fazendo Pós APGS na PUC todos os dias à noite. Estudava 2hs à noite qdo chegava em casa e mais 2hs qdo acordava e revisava durante o almoço.
Não trabalhava com Java mas já tinha bastante conhecimento de OO.
Se eu fosse vc daria um passo de cad vez… Se foca no SCJP e depois pensa na de arquiteto…
flws
cv1
Bom, ta na hora de correr, pq vc esta uns 10 anos atrasado. Em compensacao, vc passou os ultimos fazendo coisas interessantes, e ja tem bagagem suficiente pra poder dizer que programou em ambientes diversos. Nao espere que o mundo das aplicacoes web do tipo tira-do-banco-e-poe-na-tela-depois-tira-da-tela-e-poe-no-banco seja la muito atraente.
Nao pense que a certificacao eh uma garantia de emprego ou que trabalhar com gente certificada vai te dar o minimo de seguranca. Procure uma equipe boa e comece com o pe direito. Recuse empreguinhos vagabundos com o pretexto de ganhar experiencia, se vc puder segurar a barra financeiramente. E pelo amor de deus, leia código. Pegue um projeto opensource, descubra algum ponto fraco e melhore-o, mas se nao der tempo de fazer isso, o minimo que vc pode fazer eh estudar o codigo alheio. Procure diminuir o seu ciclo de feedback ate que ele seja de alguns minutos, depois ponha a mao na massa e faca com que ele seja de alguns segundos. Aprenda a testar codigo, aprenda TDD, BDD e a escrever e usar ferramentas de apoio (builds, empacotadores, etc). Nao se contente.
Dava. Hoje em dia pra ganhar uma boa grana com Java vc tem que nascer sabendo um monte de coisa - de HTML a mensageria de alta performance. Procure um nicho que vc gosta e caia matando, mas seja o que for, nao se iluda achando que o SCJP eh tudo que vc precisa saber. O que tem ali mal te garante um emprego de merda na maioria dos lugares que valem a pena.
Isso foi feito por um ‘certificado’ que reclamou pra mim que o ArrayList dele estava com bug e só trazia metade dos elementos.
Ah, e também achou um absurdo existir um comando ‘commit’ no Oracle.
Ou seja, certificado não vai provar muita coisa também.
E minha sugestão é: Não se preocupe tanto com certificações, se preocupe em aprender a desenvolver software de qualidade. Sempre há vaga no mercado pra quem sabe isso.
P
Popeye12345
Bom, ta na hora de correr, pq vc esta uns 10 anos atrasado. Em compensacao, vc passou os ultimos fazendo coisas interessantes, e ja tem bagagem suficiente pra poder dizer que programou em ambientes diversos. Nao espere que o mundo das aplicacoes web do tipo tira-do-banco-e-poe-na-tela-depois-tira-da-tela-e-poe-no-banco seja la muito atraente.
Nao pense que a certificacao eh uma garantia de emprego ou que trabalhar com gente certificada vai te dar o minimo de seguranca. Procure uma equipe boa e comece com o pe direito. Recuse empreguinhos vagabundos com o pretexto de ganhar experiencia, se vc puder segurar a barra financeiramente. E pelo amor de deus, leia código. Pegue um projeto opensource, descubra algum ponto fraco e melhore-o, mas se nao der tempo de fazer isso, o minimo que vc pode fazer eh estudar o codigo alheio. Procure diminuir o seu ciclo de feedback ate que ele seja de alguns minutos, depois ponha a mao na massa e faca com que ele seja de alguns segundos. Aprenda a testar codigo, aprenda TDD, BDD e a escrever e usar ferramentas de apoio (builds, empacotadores, etc). Nao se contente.
Dava. Hoje em dia pra ganhar uma boa grana com Java vc tem que nascer sabendo um monte de coisa - de HTML a mensageria de alta performance. Procure um nicho que vc gosta e caia matando, mas seja o que for, nao se iluda achando que o SCJP eh tudo que vc precisa saber. O que tem ali mal te garante um emprego de merda na maioria dos lugares que valem a pena.
Boa sorte.
Opa cv, obrigado pelas dicas.
O negócio é esse. Meter a cara e ir fundo. Tenho alguma experiência com computação gráfica e reconhecimento de padrões. Vou dar uma olhada em como o Java anda nisso. Tenho um possível projeto OpenSource (em ideia) e gostaria de saber se alguém gostaria de rachar o trabalho comigo nisso. Vou postar um tópico sobre ele logo em seguida.