Pesquisa na JTable

6 respostas
hfk

Olá pessoal bom dia/tarde/noite/madruga…

acho que minha duvida é muito simples para profissionais como vocêis, mas por falta de conhecimento ainda não tenho ideia de como resolver.
sou iniciante em java e minha duvida é o seguinte, queria fazer uma inteface de cadastro de suspemercado onde alem dos dados comuns do mercado eu devo
cadastra um gerente para o supermercado que pode ser um funcionario ja cadastrado. Entao vou colocar um campo texto com um botao do lado com uma lupa de pesquisa para que quando o usuario clicar no botao de pesquisa abra-se uma outra interface com um jtable com todos funcionarios cadastrados.
[Ate aqui eu sei fazer]. O que quero e quando o usuario escolher no grid qual funcioanario que ele quer, a interface de pesquisa com a jtable feche, e o nome do funcioanario que o usuario escolheu aparece no campo que fica do lado do batao de pesquisa. como resultado da pesquisa, entenderam ?

se alguem puder me ajudar fico grato,
perdoem a minha ignorancia, qualquer coisa posso explicar com mais detalhes,
no mais ninguem nasceu sabendo, né …

desde já abrigado pessoal, fiquem com Deus!!!

6 Respostas

oliversistemas

Suponho que vc esteja querendo manipular uma variável entre duas jFrames.
Vou considerar um jFrame Principal e um jFrame Tabela.
Na classe Principal (que chama a Tabela), você pode declarar uma variável estática. (pesquise sobre elas).

public static String nomeEscolhido;

Daí quando o usuário escolher uma das pessoas da Tabela, construa um método assim nesta classe Tabela assim:

private void capturarEscolha() {

try {
            int linhaEsolhida = jTableTabela.getSelectedRow();
            Proncipal.nomeEscolhido = metodoQueRetornaDoBancoOQueVoceQuer(linhaEscolhida);
            dispose(); //para fechar o jFrame Tabela
        } catch (Exception e) {
            System.out.println("Erro no método capturarEscolha");
        }
    }

Assim que essa janela fechar, o seu botão ganhará foco novamente, certo? Daí vc pode (fica mais fácil se vc estiver usando o Netbeans) editar o método "focusGained" desse botão para ler o que está escrito na variável estática e jopgar onde vc quiser.

Isso tudo pode ser uma gambiarra pra muita gente, mas comigo funcionou bem.

Leia sobre variáveis estáticas.

Fernando_Generoso_da

Seria melhor ou tu implementar o padrão observer(dá uma olhada na net e procura por esse padrão) ou tu passar um objeto do tipo Funcionário para o JFrame 2, e dentro do JFrame 2 tu setar esse funcionário com o que tu selecionar na tabela.

Fernando

Jefries

Será que existe outro jeito??

Fernando_Generoso_da

Qual a dificuldade dessas implementações?

hfk

Muitissimo obrigado a todos que deram suas opnioes, seguindo o conselho do oliversistemas, vou dar uma pesquisada sobre variaveis staticas e implementar este metodo.
consegui enxergar uma luz nesse exemplo.

muito obrigado pessoal, vocêis são os caras…
fique com Deus, att.

Fernando_Generoso_da

A solução da variável estática, pra mim, não é a melhor opção…pra mim, é uma gambiarra.

Fernando

Criado 21 de julho de 2010
Ultima resposta 23 de jul. de 2010
Respostas 6
Participantes 4