Pessoal vou direto a pergunta: qual servidor de aplicações vocês estão trabalhando?
Eu trabalho em uma grande empresa do ramo de mídia e utilizamos J2EE como padrão para desenvolvimento.
Uma das questões levantadas pelo Diretor de Informática é qual servidor de aplicações está sendo adotado no mercado?
Acho que este é o melhor forum para obter esta resposta com as pessoas que realmente desenvolvem aplicações java.
creio que a respsota sera JBoss. tem muita empresa que comprou servidor de aplicacao pago, e depois migrou pra jboss, pq os outroa nao aguantavam nada! o da BEA dizem que nao aguenta nao! websphere tambem!
Eu uso o WebSphere, mais especificamente com o WebSphere Portal Server.
Realmente não é algo que eu diga “nossa, que leve e estável!”, mas parece não apresentar muitos problemas em produção.
[quote=“Bani”]Eu uso o WebSphere, mais especificamente com o WebSphere Portal Server.
Realmente não é algo que eu diga “nossa, que leve e estável!”, mas parece não apresentar muitos problemas em produção.[/quote]
Bani, você tem alguma aplicação pesada em produção rodando em Websphere ou está o utilizando só pra teste?
Pesados para executar todos são.
Mas também são bem robustos (Oracle 9iAS, WebSphere e o WebLogic - esse último uns dos melhores).
Não conheço muito o JBoss. Dá para fazer réplica com ele?
[quote=“diogompbr”]Pesados para executar todos são.
Mas também são bem robustos (Oracle 9iAS, WebSphere e o WebLogic - esse último uns dos melhores).
Não conheço muito o JBoss. Dá para fazer réplica com ele?[/quote]
Diogo, você tem alguma aplicação rodando em produção com algum destes app servers?
Gostaria de saber os pontos fracos de cada um, problemas vivenciados e coisas assim…
o JBoss faz clustering automatico de alta disponibilidade e Load Balancing
e você pode escolher se o componente que esta sendo disponibilizado em um dos servidores vai rodar em clusterou não
o cluster se configura automaticamente, você simlesmente coloca mais uma maquina no cluster sem parar nada, e sem mexer nas outras maquinas
barbada de configurar, nos testes que fiz foi perfeito, mas não tenho nada em produção ainda
WebLogic, Oracle e iPlanet. Onde eu trabalho não tem nenhum, só nos clientes (casa de ferreiro, espeto de pau… rs!!). Mas vamos colocar no começo do ano que vem o Oracle 9iAS ou WebSphere.
Que todos são pesados, eu percebi porque já instalei. A máquina não era tão ruim assim e foi lenta a instalação. A mais rápida foi do WebLogic.
Olha só,
A TAM usa o Oracle 9iAS para a intranet e para o site www.tam.com.br (compra eletronica, fidelidade, etc.)
Todas as aplicaçôes de check-in estão migrando de client-server para Java e estão rodando no Oracle 9iAS.
Voce pode baixar o container J2EE que é tão leve quanto o JBOSS.
São somente 24MB de download e precisa de somente 20MB de RAM para rodar.
Cara, acredito muito no WebSphere aplication Server…acho ele uma grande servidor de Aplicação…tem tb o JBoss que a galera fala, mas nunca mexi com ele, apenas li algo sobre. O tomcat acredito ser para aplicações mais comunse começei a ver o Oracle 9i que me parece ser uma boa tb.
Aquiu, estamos usando o JBoss. Mas como é nosso primeiro projeto envolvendo J2EE, ainda estamos quebrando a cabeça para descobrir como usar o dito cujo.
Eu utilizo o Sun ONE Application Server 7 Plataform Edition (gratuito), ele possui uma excelente interface em browser para administrar o servidor, ele é muito poderoso principalmente quando eu o integro ao Sun ONE Studio 4 Enterprise Edition.
Para Desenvolver minhas aplicações e Testar Componentes uso a J2EE-1.3.1-RI, Windows 2000, PIII 700 - 512MB, pois é mais simples de usar, mais fácil de configurar, e bem mais leve que qualquer outro.
Uso tbm para estudo e testes de performance, cluster, loadbalance, etc, os Sun One WebServer 6.0 Enterprise, o Sun One Application Server 6.5 Enterprise e o Sun One Application Server 7.0 Standard, em conjunto com o Sun One Studio 4 EE, pois são bem mais robustos e mais rápidos que seus concorrentes, Oracle, IBM, BEA e JBOSS.
trabalho com Weblogic, Websphere e JBOSS… Em provas de conceito entre os 3 o, Weblogic sempre ganha, principalmente com a versão 9.2 que é facílima de se configurar, a performance é superior principalmente com grandes transações e usuários… o Oracle application server toma chinelada e feia de um dos 3 applications servers citados, é só escolher… Tanto é que a BEA foi comprada pela Oracle e o próprio pessoal da Oracle está dizendo que application servers deles será descontinuado… Isso é simples, a briga mundial entre applications servers está e sempre esteve entre BEA e IBM, já que ambas as empresas oferecem um produto com um amplo suporte, estabilidade, pessoas já trabalhando há algum tempo com os produtos. Digo isso também com experiência no Brasil e no Exterior onde grandes empresas estão migrando do JBOSS para BEA ou para WebSphere por causa da facilidade de administração e suporte ou até mesmo, por questões de negócios…
Não adiante vc gostar de uma marca por ela ser mais aberta que a outra, no caso um projeto ou empresa deverá justificar a comprar de uma application server e a utilização do mesmo de acordo com o que o mercado está trabalhando, o nível de maturidade do produto e suporte ao mesmo…