Pesquisa rápida: Sua opinião sobre GUI para Bancos de Dados

12 respostas
L

Agradeço aqueles que puderem dispor de 1 minuto para responder as questões para uma pesquisa para o meu TCC: Ferramenta Gráfica unificada para manipulação de Bancos de Dados nas plataformas: Oracle, Postgres e MySQL, voltada para agilizar tarefas comuns com uma interface simples e moderna.

As perguntas abaixo são voltadas para iniciantes em desenvolvimento, principalmente estudantes, que fazem uso de ferramentas gráficas para manipulação de banco de dados apenas para auxiliar no desenvolvimento de sistemas, e não para aqueles que trabalham exclusivamente com SGBDs ou tunning.

1. Das ferramentas abaixo, qual você mais utiliza ou utilizou?
    A) Oracle SQL Developer
    B) pgAdmin III
    C) Terminal do MySQL
    D) Outra:_____________________

2. Das ferramentas abaixo, qual você considera menos intuitiva ou difícil de usar?
    A) Oracle SQL Developer
    B) pgAdmin III
    C) Terminal do MySQL
    D) Não utilizo/nunca utilizei as ferramentas citadas

3. Qual o seu grau de interesse em uma ferramenta do gênero, desenvolvida toda em Java, que suporta as plataformas Oracle, Postgre e MySQL ao mesmo tempo, voltada para as tarefas mais utilizadas e com opções como criar/exportar instruções SQL para código-fonte Java, já formatadas, testadas e pronta para uso no código?
    A) Muito interessado
    B) Interessado
    C) Pouco interessado
    D) Não estou interessado

Obrigado a todos que opinarem. Comentários também são bem-vindos!!

12 Respostas

Luiz_Augusto_Prado

Eu costumo utilizar as vezes o phpMyAdmin. Fora isso, linha de comando.
Eu prefiro utilizar a programação (JAVA ou C#) para fazer alterações no banco.
Quando preciso fazer alguma alteração de permissão (tipo GRANT), uso linha de comando pq sei que o comando é genérico.

Eu já trabalhei com o workbench, e achei ele bem legal. Utilizava mais por causa dos diagramas UML que ele fazia. Mas para modelar o banco, eu tenho a preferência por utilizar codificação. Por exemplo hibernate, que além de permitir engenharia reversa das tabelas também permite a criação das mesmas.

Hebert_Coelho
  1. a
  2. b
  3. c
ViniGodoy

Defina “iniciantes em desenvolvimento”.
Assim saberemos quem pode participar da pesquisa.

L

Olá ViniGodoy,

Quando digo “iniciantes em desenvolvimento” me refiro àqueles que aprenderam a programar a pouco tempo e não têm muita experiência. O TCC é voltado mais para estudantes mesmo. Percebo que na Faculdade a grande maioria dos alunos têm muita dificuldade quando precisam trabalhar com banco de dados. A ferramenta em questão é para facilitar as tarefas de criar conexão, tabelas, consultas, etc, de um jeito bem fácil mesmo. Mas nada impede que seja usada para os não iniciantes, que queiram agilidade nessas tarefas rotineiras. Por isso aqueles que trabalham exclusivamente com banco de dados não faz muito sentido responder. É mais pra quem programa e precisa ficar “mexendo” no banco de dados mesmo.

Mas qualquer opinião é válida!!

Espero ter esclarecido melhor.

Obrigado.

perdeu

1)B
2)B
3)D

E

1-B, 2-A, 3-C

igor_ks
  1. D - PL/SQL Developer
  2. B
  3. C
Ruttmann

A, A, C…

Só não vai fazer um super-mega wizard para iniciantes, senão você vai ajudar os iniciantes em detrimento das empresas e da necessidade em aprender a trabalhar bem com BD. É complicadinho mexer com BD no começo, mas devemos aprender desde o nível mais baixo, desde as instruções em linha de comando no console do sistema.

Cuidado com essa sua ferramenta, se ela se popularizar na sua universidade é bem possível que você se torne o inimigo dos professores! :lol:

Acho muito bom ferramentas que agilizem, mas devem agilizar o corriqueiro e servir para profissionais, não para iniciantes…

Boa sorte! :wink:

Lexxx

1 - A
2 - B
3 - A

Tammy_Shadows
  1. C
  2. C
  3. A

:smiley:
Boa sorte com o TCC

E

Você não listou aquele wizard de criação de queries do MS Access. Conheço muita gente boa que só sabe trabalhar com aquilo - mesmo sendo o banco de dados o MS SQL Server ou o próprio Oracle.

keller
  1. A, C, MySQL workbench, Navicat, MySQL terminal, SQL Plus
  2. N/A, cada ferramenta tem seu proposito. IMHO
  3. D - Uma solucao que ja existe: DB Visualizer e Squirrel-SQL

Boa sorte :smiley:

Criado 27 de outubro de 2012
Ultima resposta 29 de out. de 2012
Respostas 12
Participantes 12