Pesquisa sobre frameworks

Pessoal,

Estou procurando um framework que facilite o desenvolvimento de aplicações Web. Até agora já olhei alguma coisa sobre o Struts, JBanana, Millestone e um chamado CAF (comercial).

Pelos comentários que tenho lido aqui no GUJ o Struts seria a escolha padrão, dada a grande comunidade existente, tempo que está sendo desenvolvido, etc., mas tenho lido algumas coisas que me deixam em dúvida.

Em uma comparação entre o Struts e o JBanana, por exemplo, li que o JBanana implementa os layers View e Model da camada de apresentação como XSL e XML. Isso impediria o programador de dar um “jeitinho” e colocar lógica de negócio na camada de apresentação, coisa que, apesar de desaconselhada pela equipe do Struts, é possível nele.

Aos que puderem responder com links, comentários ou comparativos existentes sobre estes ou outros frameworks, desde já agradeço!

Acho importante, alem da adoção de um framework para
desenvolvimento web, a adoção de um framework para teste de codigo, parece besteira, mas é uma coisa que realmente ajuda muito…atualmente estou
utilizando o framework JUnit, que realmente é uma mão na roda…
se quiser dar uma lida sobre algo a respeito, pode conferir em http://www.junit.org

[]'s
Alexandre Martins.

o Struts cresceu muito rapido entao tem algumas coisas nele que naoe stao legais. em primeiro lugar eh baseado em JSP, o que faz sempre ser possivel ter logica no View

nao sei dizer do JBanana, pois nao conheco

o GUJ usa o Velocity para o view, o que impede completamente da gente colcoar logica no View

só para constar:
entrei no Jbanana para da ruma olhada, e nao posso elvar a serio um projeto open source que tenho de me registrar para baixar qualquer coisa, me desculpem, apesar de serem brasileiros

Mas você nunca vai poder proibir um desenvolvedor de colocar lógica na view de qualquer forma. Ele pode muito bem fazer algo em JSP, sem usar velocity ou outra ferramenta ou gerar conteúdo dentro de servlet.

Tem que ter filosofia e maturidade do programador para seguir as regras.

Paulo, o Struts implementa o CONTROLLER do MVC e pode usar qualquer outra tecnologia para VIEW, incluindo velocity e XSLT. Então não há motivo para não se usar o Struts, a não ser que haja outro framework que forneça mais opções (o turbine parece que oferece mais recursos, mas é bem mais complicado).

Veja bem a definição do Struts pelos próprios desenvolvedores:

“Struts encourages application architectures based on the Model 2 approach, a variation of the classic Model-View-Controller (MVC) design paradigm. Struts provides its own Controller component and integrates with other technologies to provide the Model and the View. For the Model, Struts can interact with any standard data access technology, including Enterprise Java Beans, JDBC, and Object Relational Bridge. For the View, Struts works well with JavaServer Pages, Velocity Templates, XSLT, and other presentation systems.

Não confundam Struts com taglibs.[/b]

[quote=“Elvis.The.Pelvis”]Mas você nunca vai poder proibir um desenvolvedor de colocar lógica na view de qualquer forma. Ele pode muito bem fazer algo em JSP, sem usar velocity ou outra ferramenta ou gerar conteúdo dentro de servlet.
[/quote]

Ele nunca vai conseguir estragar o que ja foi feito, nunca vai colocar logica no meu View. Obvio que ele pdoe refazer o sistema dele inteiro como um macarrao.

eu disse que nao? eu disse que ele eh baseado em JSP, e eh. Todas as taglibs estao interligadas com o Controller.

Hum. Voce ja usou o struts com Velocity? Ja viu que o velocity-tool NEM tem release? Voce tem de baixar do CVS. Simplesmente nao da para usar com velocity, sem contar que quando voce sua velocity no Struts voce perde milhares de recursos do struts, como validacao, etc…

O melhor Controller para Velocity eh sem duvida o webwork.

A validação no Struts não depende das tags.
Além do mais, você pode usar validação dinâmica através de XML.

Quando algum erro de validação é encontrado, o erro é encaminhado para alguma página ou servlet para tratá-lo através do escopo de requisição.

Então você pode usar velocity sem problemas. O Struts fornece uma maneira bem conveniente de exibir esses erros de validação na sua própria página de formulário pis as tags interpretam a lista de erros presente na requisição. Basta fazer o mesmo para outros tipos de view.

Sinto muito Paulo, mas uso Strus faz 8 meses e não vejo nenhuma dessas desvantagens que vc está falando, o struts não é amarrado a jsp, ele incentiva o seu uso, mas não prende vc, é muito diferente.
Quanto ao uso com velocity é claro que pode , a view pode ser qualquer coisa até swing, tanto é que existem varios artigos sobre isso, inclusive no proprio site do struts tem exemplos disso.

entao o primeiro que me mostrar o struts usando o velocity com o validation framework funcionando bacana (SEM passar por camada xml antes e dsvl) ganha o premio. :slight_smile:

quero aquela validacaozinha que ele faz, usa regex em cima do valor recebido, e ai aparece do lado do campo que deu errado uma mensagem explicando o formato que deve ter.

nao conheco struts de uso, entao nao sei dizer se da pra fazer usando o struts+velocity.

Chequem http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=2052

editou a mensagem hein… cade o desafio? :smiley:

eu? ou o elvis? eu nao editei nao
ta la o lance do premio

deixa pra lá foi só uma brincadeira

Eu gostaria de colaborar com o tema. Sem arrumar uma briga (o clima aqui ta meio quente, não?

Sou um dos criadores do JBanana, o outro criador está aqui do meu lado enquanto escrevo este texto, e posso responder algumas questões com embasamento.

O JBanana é um framework com 3 anos amplamente testado e utilizado.
Ele é usado tanto no meio acadêmico quanto no meio comercial. Dentre os casos de sucesso da utilização do JBanana podemos citar:

• Ele foi utilizado como arquitetura padrão pelo HSBC Brasil para desenvolvimento de quase todo seu Internet Banking (voltado para pessoas físicas) e do seu Connect Banking (voltado para pessoas jurídicas).

• É usado pelo CCE (Centro de Computação Eletrônica) da UFPR, onde vários aplicativos para os departamentos da UFPR estão sendo desenvolvidos utilizando o JBanana.

• É usado em vários sistemas que estão rodando dentro da Petrobrás, dentre eles, o RN (sistema de controle de Regras de Negócio).

Quanto ao cadastro que colocamos no nosso site, é para termos dimensão da quantidade de pessoas interessadas no JBanana e a localidade destas pessoas. Estas informações ajudam a estimar a utilização e o interesse pelo JBanana em todo o Mundo. Ajudam também
na hora de arrumar patrocinio para que o projeto continue. Acreditem,
open source, com qualidade, tem custo alto.

Qq problema ou dúvidas estamos aí para ajudar, pois esse é um dos grandes benefícios do software open-source, vc pode falar e interagir diretamente com quem escreveu o software.

No site do JBanana tem um comparativo com o Struts, para quem se interessar.

Abraços,

Sandro Bihaiko.
Kemmel Scopim

oi sandro
tem como eu baixar o jbanana sem me cadastrar?
eu realmente acho isso muito inoportuno, e quero conhecer o framework a tempos

esquece
deixei de ser preguicoso por 30 segundos e descobri que ta no sf