Pesquisa sobre o mercado na APINFO - O mercado está saturado?

15 respostas
I

Boa tarde pessoal,

Particularmente não levo muita fé nessas pesquisas. Mas o interessante dessas da APINFO é que são como um fórum e dá pra ver a opinião de outras pessoas. Se vocês forem em www.apinfo.com no forum de “Afinal, o mercado de TI está saturado ou não ?” e procurarem por Chakal Fire, vão ver a opinião dele que me fez rir pela discussão com o outro membro, mas me deixou chocado pelo marasmo em que ele se encontra e ainda está feliz. 12 anos recebendo o que ele ganha? Só se for um mero instalador de programas básicos.

Outra coisa interessante que li ali e não sabia são os programas de governo para estudo de inglês e programação. Parece que muito tempo depois o Brasil tenta criar as “fazendas de programadores” que a Índia já tem a tempos.

Agora falando do mercado Java. Não participo dele mas acho que não está saturado. Sempre vejo oportunidades surgindo.
O mercado que eu conheço(SAP) sei que não está nada saturado, mas assim como Java, pede experiência até para quem quer começar.

15 Respostas

tmoretto

O mercado esta saturado para as Samambaias, que não saem nem pra fazer fotosíntese.

jmp

ahahahahah boa

faq

Concordo que o mercado não está saturado. Existe contanto uma demanda grande apenas por profissionais “qualificados” (nem que seja um fazedor de crud com o último lançamento-work). O problema, na minha opnião, é onde conseguir experiência. Estágios são, em grande parte, apenas uma forma para reduzir custos, não é raro ver ofertas para estagiários com “html, java, jsp, servlets, hibernate, inglês , bom relacionamento e noções de modelagem são fundamentais”.

Ou não?

Inté!

fmeyer

O mercado esta saturado de gente fraca e que nao se atualiza, ou seja boa parte dos consultores bate-lata e enchedor-de-liguica-de-consultoria-grande-porte.

cara bom nao fica sem trabalhar. isso é fato em qualquer lugar

L

fmeyer:
O mercado esta saturado de gente fraca e que nao se atualiza, ou seja boa parte dos consultores bate-lata e enchedor-de-liguica-de-consultoria-grande-porte.

cara bom nao fica sem trabalhar. isso é fato em qualquer lugar

Como estava em outro tópico só tem gente frustrada lá.
Querem regulamentar, contratar pessoas apenas que tenham nome que comecem com a letra A, e só de faculdades federais da região serrana do Acre. Incrível que tem gente que diz que está procurando emprego por 3 ANOS !!! Meu deus, e a empresa que eu trabalho com um monte de vaga aberta de analista, programador e coordenador porque não aparece uma alma com conhecimento mínimo para assumir um cargo. Daí eu pergunto: Saturado aonde ?
[]'s

gcobr

As últimas duas empresas para as quais trabalhei enfrentam há mais de 2 anos severas dificuldades para contratar profissionais qualificados.

O povo:

:arrow: não sabe aprender
:arrow: não entende inglês
:arrow: não sabe OO

Proteu_Alcebidiano

fmeyer:

O pior de tudo é que a maior parte desses enchedores de linguiça acham que são o ultimo biscoito do pacote.

Lamentável.

thokk

O mercado é bom, tem varias ofertas de emprego, EU por exemplo estou de estágiario numa empresa, estou no 2 periodo de faculdade de sistemas da informação. Contudo, me pegaram sem experiencia, apenas com uma prova que fiz, e estão na verdade sendo meus mentores, estou aprendendo asp, jsp, entre infinitas coisas, nunca fico parado, realmente meu estágio esta me dando uma base boa e isto eu agradeço!!!

Realmente acho que a pessoa tem que procurar e fazer por onde conseguir. E não se acomodar e ficar esperando o emprego cair do céu!!!

L

thokk:
O mercado é bom, tem varias ofertas de emprego, EU por exemplo estou de estágiario na Cedro, estou no 2 periodo de faculdade de sistemas da informação. Contudo, me pegaram sem experiencia, apenas com uma prova que fiz, e estão na verdade sendo meus mentores, estou aprendendo asp, jsp, .java, .net, entre infinitas coisas, nunca fico parado, realmente meu estágio esta me dando uma base boa e isto eu agradeço!!!

Realmente acho que a pessoa tem que procurar e fazer por onde conseguir. E não se acomodar e ficar esperando o emprego cair do céu!!!

Sim, segui esse caminho também, mas já faz logos 12 anos :lol: :lol: :lol:
Geralmente, quando é um estágio sério, eles procuram estudantes com potenciais em lógica, no caso programadores.
Eu reclamo, reclamo do meu salário, reclamo da qualidade dos trabalhos que tive (hoje estou bem, não posso reclamar), reclamo de muita coisa sim, porque isso de certa forma é o combustível para que eu evolua.
Agora, reclamar que o mercado não te dá oportunidades, acho extremo exageiro.
Alguém sabe de alguém de java que esteja desempregado ?
[]'s

L

gcobr:
As últimas duas empresas para as quais trabalhei enfrentam há mais de 2 anos severas dificuldades para contratar profissionais qualificados.

O povo:

Isso acontece por preguiça, pode ter certeza…
Não que seja fácil, mas para quem gosta de exatas, engenharia, etc, isso é uma diversão e tanto não ?
Inglês até concordo que as pessoas possuem um pouco mais de dificuldade, mas obstáculos existem para ser atravessados não ?

Só para completar, outro ramo que estão precisando urgentemente de pessoas é em mainframe (plataforma alta), porque a galera está se aposentando e não tem reposição:
veja só: www2.uol.com.br/aprendiz/guiadeempregos/primeiro/noticias/ge230806.htm

thokk

É a mais pura verdade!!!

Concordo com vc luidhi!!!

L

thokk:
É a mais pura verdade!!!

Concordo com vc luidhi!!!

Thokk,
Isso só não acontece no brasil, como está acontecendo no mundo inteiro, até na índia.
Acredito que daqui a 5 ou 10 anos as vagas serão para trabalhar no exterior, a coisa vai piorar ainda mais para as empresas.
Então galera, força no inglês !

thokk

Qual seria o indice de emprego no exterior???
E o que reflete a esta questão???

Fiquei curioso mesmo, para saber!!!
Sei que profissional nesta area esta escarço!!!

L

thokk:
Qual seria o indice de emprego no exterior???
E o que reflete a esta questão???

Fiquei curioso mesmo, para saber!!!
Sei que profissional nesta area esta escarço!!!

Acredito que futuramente bastante,
Países como Canadá, Austrália estão recrutando mão de obra especializada para trabalhar em seus países. O canadá, o interessante para eles é que você tenha residência definitiva lá e constitua família (ou leve a sua), pois estão com taxas de crescimento negativo. Maiores informações no Consulado do Canadá e consulado da Austrália.
http://www.dfait-maeci.gc.ca/brazil/sao-04-4a-pt.asp
Tem até um teste para saber qual sua chance de ser aceito como residente. Mas tenha certeza, como profissional de TI, falando Inglês e com curso universitário em ordem e algumas certificações reconhecidas internacionalmente, é porta aberta em qualquer lugar do mundo.

thokk

Valeu pela dica!!!

Agora que estou cursando, vou tentar ver se melhoro e tento ir pra algum lugar desses!!!

Criado 8 de novembro de 2006
Ultima resposta 9 de nov. de 2006
Respostas 15
Participantes 9