Pesquisa: Vc trabalha como CLT ou PJ?

42 respostas
abilio

Vamos saber como anda o mercado nesse sentido.

42 Respostas

richardpeder

Atualmente trabalho como CLT, mas tenho curiosidade de trampar como PJ… :slight_smile:

ate mais…

marciolx

“richardpeder”:
Atualmente trabalho como CLT, mas tenho curiosidade de trampar como PJ… :slight_smile:

ate mais…

idem… :slight_smile:

richardpeder

Tenho uma dúvida…

Se eu ganho, por exemplo, 2000,00 como CLT…qual seria meu salário como PJ mais ou menos??

ate mais…

F

Atualmente trabalho como PJ.

O “aumento” seria de ± uns 40 ou 50 por cento …

Só que vc perde todos os benefícios da clt, claro…

Spiff

atuamente sou pj… mas estou querendo voltar para clt… os impostos aumentaram muito… e é dificil conseguir aumentar o valor hora…

para quem quer fazer uma comparacao tem uma planilha bacana no site da apinfo - www.apinfo.com

[]

Z

Estagiário! :lol:

jc_oz

“richardpeder”:
Tenho uma dúvida…

Se eu ganho, por exemplo, 2000,00 como CLT…qual seria meu salário como PJ mais ou menos??

ate mais…

O quanto depende muito de vc, mas a empresa, com o salário que vc mencionou, gasta, entre o salário e encargos, pelo menos R$ 3800,00, Ou seja, se vc, como PJ pedisse um salário de R$ 3000,00 seria luro para a empresa, e colocando no papel, pra vc tb, pois, com impostas, vc gastaria entre 15 e 20% .

Esse negócio de trabalhar como PJ e CLT vai muito de cada um, trabalho a 4 anos como PJ e gosto bastante, tem gente que digo isso e torce o nariz. Aí é como disse, vai de cada um… :wink:

richardpeder

E o lance de férias e 13º? Não é ruim ficar sem eles? :wink:

ate mais…

marciolx

“richardpeder”:
Tenho uma dúvida…

ate mais…

http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=12527

chaos

Eu não trabalho nem como PJ nem como CLT, como eu respondo a enquete?

Não tem a opção de estatutário…

faloha

jc_oz

“richardpeder”:
E o lance de férias e 13º? Não é ruim ficar sem eles? :wink:

ate mais…

Olha, ficar sem o 13º, é ruim, claaaaro, mas aí é uma questão de disciplina, pra reservar uma parte do pagamento todo mês. Nessas questões de valores, o post que o marciolx indicou explica melhor.

Quanto a férias, erght… humm…, bem, sei-lá, minha opinião é um pouco polêmica em relação a isso, claro que férias são ótimas, mas acho que quem tem direito a elas, acaba se tornando escravo dela. Digo isso pq estou a 5 anos sem férias e não sinto falta, sério, enquanto vejo gente que trabalha comigo que, 2 meses antes de vencer as férias já tá um caco, “precisando de férias”. Acho que é mais um desgaste psicológico do que físico. :wink:

dreamspeaker

Agora estou como PJ, e não estou gostando nada, nada. :evil:

smota

uheheheheh … eu atuo como PJ a pelo menos 3 anos e tb nao gosto nada nada…

marciolx

why :?:

E

PJ é horrivel!!!
dor de cabeça com contador, impostos, banco …

Vc tem mais dinheiro na mão, mas gasta pra caramba.

Tô doido pra experimentar CLT.

O unico bom de PJ é q se a empresa te torrar a paciencia, vc não pensa duas vezes antes de chutar o balde.

plentz

“egcoelho”:

O unico bom de PJ é q se a empresa te torrar a paciencia, vc não pensa duas vezes antes de chutar o balde.

ou ruim…tudo depende do ponto de vista :wink:

dreamspeaker

why :?:

IMHO, é pura e simples encheção de saco:

• o processo de abertura de empresa
  • negociar com consultoria (quando for o caso)
  • se organizar com N impostos novos e diferentes
  • se organizar com o contador

Isso pq eu só estou a 3 miseros meses como PJ, depois de quase 10 anos como CLT.

jc_oz

Olha, trabalhar como PJ ou CLT vai muito do perfil de cada um, ambos possuem prós e contras.

Pra quem não gosta de ficar muito tempo em um determinado lugar, meu caso, como PJ isso é muito mais fácil, pq? Bem, o processo de ingresso e desligamento de qualquer empresa é muito mais simples. Normalmente, para a contratação de algum CLT, a empresa submete os candidatos à vaga a uma pancade de entrevistas, o que normalmente leva dias, senão semanas… :shock: sem contar as datas certas para inicio das atividades e exames admicionais. :cry: Para a PJ, eu posso fazer uma entrevista hoje pra começar a trabalhar amanhã, muito mais simples.

Claro que essa “facilidade” é inversamente proporcional, a empresa tb pode te dar um “Até logo, muito obrigado” a qualquer momento, sem muita explicação. Mas como disse lá em cima, vai muito do perfil do peão, de como desenvolve o trabalho e de “sentir” a hora que a corda vai arrebentar pro seu lado e sair correndo antes que saiam com ele…

Tudo é uma questão de gosto. :wink:

pcalcado

Recentemente [segunda passada :slight_smile: ] CLT. Ex-cooperativado. E vamos ver que bicho dá :smiley:

[]s

M

Sou Pj e nunca tive problemas!!

Em relacao a impostos eu contratei uma empresa que ate agora supriu todas as minhas necessisdades! se quiserem o link é www.plk-prolink.com.br digam q fui eu quem indicou !

Em relacao as ferias é só vc conbinar um banco de horas ou entao pagar pelos dias parados!!!

O foda é arcar com alimentacao, gasolina, plano de saude, estacionamento, etc…

dreamspeaker

Sou cliente da prolink tbém, eles até agora se mostraram bons e caros.

Mas mantenho minha opinião a respeito de ser PJ.

M

Sou cliente da prolink tbém, eles até agora se mostraram bons e caros.

Mas mantenho minha opinião a respeito de ser PJ.

POis é + ai ta a diferenca! nunca tive qualquer problema! tenho eles cuidando da minha empresa a quase 4 anos e nada de problemas NADA mesmo!!!

:slight_smile:

Lich_King

o q é CLT?? :?

Z

A famosa “carteira assinada”. :wink:

vance

Ex estagiário. CLT hoje.
Querendo desesperadamente se tornar PJ.
Vou tentar em breve virar PJ aqui na empresa mesmo. Acho muito melhor lidar com contador e fazer tudo eu mesmo do que ser estuprado pelo governo todo mês.
Fazendo as coisas direitinho, dá pra tirar bem mais.

fabiofalci

CLT,
mas em pouco tempo vou virar PJ…

vou experimentar porque acho que o cara a principio tem mais dinheiro na mao todo mes, e nao na mao do governo
ou ter que esperar pelos beneficios, 13, ferias…

e tb eu tenho uma vantagem… meu pai eh contador, entao vou deixar ele cuidar de todos esse negocios ai de contador!! :slight_smile:

leomc

sempre fui PJ mas acho ruim demais, acho que tá mais que na hora que a gente (povo da informática) acabar com esse lance de PJ, pq em muitas profissões não tem isso? Aqui em brasília achar gente de informática CLT é raro. O que será que podemos fazer pra mudar isso? PJ deveria ser utilizado só para consultoria mesmo. Será que é por aqui? http://www.mpu.gov.br/

M

leomc:
sempre fui PJ mas acho ruim demais, acho que tá mais que na hora que a gente (povo da informática) acabar com esse lance de PJ, pq em muitas profissões não tem isso? Aqui em brasília achar gente de informática CLT é raro. O que será que podemos fazer pra mudar isso? PJ deveria ser utilizado só para consultoria mesmo. Será que é por aqui? http://www.mpu.gov.br/
/
Leo, PJ sempre foi uma forma ilegal de contratação, se vc tem horário, subordinação, usa infra da empresa, entre outros, é vinculo empregatício. Se vc entrar com uma ação contra a empresa ganha facilmente, além da empresa ter que lhe pagar todos os seus direitos, ainda paga uma multa.

wmitsuda

É só eu que estou vendo a pergunta do poll como: “Troca do Windows pelo Software Livre nas repartições públicas” e o título do tópico como “Pesquisa: Vc trabalha como CLT ou PJ?”?

M

Eu também estou vendo a mesma coisa que vc :smiley:

Realmente, esta estranho.

Pedrosa

Eu trabalho como CLT, mas a maioria dos meus amigos programadores são PJ, falam que a curto prazo compensa ser PJ, na maioria das entrevistas que eu fui sempre era PJ, hoje em dia realmente é dificil arrumar CLT na nossa área!

peczenyj

Eu gostaria de ganhar em CLT o que eu ganho como PJ.

Na real, no mundo da tal da informatica, CLT não dá muitas vantagens não. A unica (unica ?) vantagem é que vc pode processar seus ex-empregadores pelas noites de sabado e domingo que vc trabalhou que nem bicho (e depois não conseguir emprego em nenhum outro lugar com a fama que vc adquire). Ai vc ganha, eles recorrem, se enrola, etc… triste realidade :frowning:

louds

A única vantagem de CLT é férias garantidas. O resto dos benefícios é perda de tempo. PJ ganha coisa de 20% - 50% a mais que CLT no total anualizado de rendimentos líquidos. Vale a pena se você for disciplinado com dinheiro e carreira.

K

aqui no RJ poucas empresas contratam CLT também, já fui só CLT e agora sou CLT e PJ, Algumas empresas pagam um pouco na carteira (R$ 540,00 no meu caso) e o resto (principal) na PJ , tenho férias (folga, só ganho os 33% da parte CLT) de 15 dias.

[]s

M

kvra:
aqui no RJ poucas empresas contratam CLT também, já fui só CLT e agora sou CLT e PJ, Algumas empresas pagam um pouco na carteira (R$ 540,00 no meu caso) e o resto (principal) na PJ , tenho férias (folga, só ganho os 33% da parte CLT) de 15 dias.

[]s

Nossa, que rolo é este :?:

vc é CLT, e na mesma empresa, emite nota como PJ ? :?

Rafael_Nunes

Eu já trabalhei como PJ e agora trabalho como CLT, e não vejo a hora de me tornar PJ. Se você for disciplinado e souber cuidar do dinheiro, creio que dá pra tirar mais de 100% do que um CLT.

Z

Quinze dias eh muito pouco. Voce tem direito a mais que isso, pq querendo ou nao voce eh contratado sob regime CLT. Alem do mais, a empresa leva muita vantagem com esse artificio, nao custaria nada voce ter direito a ferias decente de 30 dias.

Sou totalmente leigo em direito trabalhista, mas tenho quase certeza que essa artimanha eh ilegal (eu jah trabalhei assim).

Ps.: a artimanha que eu falo eh contratar pagando 2 salários CLT e pagando o resto do salario como PJ.

Beren

Reforma trabalhista jah!

Todos deveriam ser CLT com o dinheiro que ganham como PJ.

luiz_ross
Desde ontem eu sou CLT, a unica coisa que tenho a declarar é que esse negócio de que PJ tem dinheiro na mão, que ganha mais que CLT é balela. Eu sai do PJ para uma proposta CLT, onde o meu salario liquido CLT(e sem contar os beneficios) é mais do que o salário bruto PJ. Se puder, nunca mais volto a ser PJ.
kuchma

Mas ai eh claro que eh balela. Se o que voce ganha LIQUIDO como CLT eh mais do que voce ganhava BRUTO como PJ eh claro que eh um bom negocio. Se continuar assim, tambem acho que voce nao deve voltar. :smiley:

Marcio Kuchma

marcelomartins

Comprovado de que os paises com maior número de leis trabalistas tem um percentual menor de pessoas trabalhando legalmente.

É só diminuir a quantidade de leis, e impostos dos empregadores que eles passam a contratar com CLT. Mas flexibilizar a CLT quer dizer perder os direitos dos trabalhadores atuas, e isso esses próprios trabalhadores (enquanto não perderem seus empregos) não admitem.

Sim, isso é egoismo!

K

Cara, acho q esse assunto é mais complicado q isso, é fácil falar de egoísmo ganhando 5 ou 6k, mas como um cara que ganha salário minimo pode deixar de ganhar 13º, ferias, fgts, isso seria a morte de muito deles, acho até q tem q ter mudanças, mas elas devem pensar em todos. Mas é claro, isso é só a minha opinião.

[]s

Criado 5 de junho de 2004
Ultima resposta 19 de abr. de 2006
Respostas 42
Participantes 29