Pesquisa XP para Comunidades de Software Livre

25 respostas
G

Pessoal, estou fazendo um trabalho sobre a aplicação de XP por Comunidades de Software Livre, se alguem puder dedicar 3 minutos para responder uma pequena pesquisa irá ajudar bastante.

http://www.my3q.com/home2/183/guerreiro/57680.phtml

Valeu.

25 Respostas

Marcio_Nogueira

Você quer dizer Extreaming Programing?

G

Sim, EXTREME PROGRAMMING.

Marcio_Nogueira

O Extreme Programing é uma metodologia que deixa de lado algumas das ferramentas atotadas pelo RUP, como por exemplo: Modelagem UML e definição do domínio do problema.

É uma abordagem arriscada, se você está interessado em utilizar, vá com calma. Qualidade a nível de software não se obtem sem um levantamento de requisitos e uma sólida compreeção das necessidades do cliente.

Adolfo_Rodrigues

E quem disse que a XP não se preocupa com isso??? :shock: :shock: :shock:

Patrulha Pasquale:

1. “a nível de” não existe. No máximo use “em nível de”.
  2. compreensão
neofito

Marcio_Nogueira:
O Extreme Programing é uma metodologia que deixa de lado algumas das ferramentas atotadas pelo RUP, como por exemplo: Modelagem UML e definição do domínio do problema.

É uma abordagem arriscada, se você está interessado em utilizar, vá com calma. Qualidade a nível de software não se obtem sem um levantamento de requisitos e uma sólida compreeção das necessidades do cliente.

Antes de dizer algo assim, é bom saber o que se está falando. Você demonstra não ter conhecimento algum sobre XP.

Não estou querendo ser chato, mas é que cansei de ouvir afirmações desse tipo.

:wink:

Marcio_Nogueira

Caro neófito, sei muito bem do que estou falando, na minha empresa não utilizamos XP simplesmente pela abordagem porposta por este paradigma.
Acho que você deveria ser mais educado com quem você não conhece. Achei você um grande cretino.

Adolfo_Rodrigues

Guerreiro:
Pessoal, estou fazendo um trabalho sobre a aplicação de XP por Comunidades de Software Livre, se alguem puder dedicar 3 minutos para responder uma pequena pesquisa irá ajudar bastante.
http://www.my3q.com/home2/183/guerreiro/57680.phtml
Valeu.

Guerreiro,
Fui responder a sua pesquisa ontem à noite mas achei bem estranha porque, na minha opinião, há alguns erros conceituais lá. Nunca ouvi falar de alguns termos utilizados lá, nem nunca li algumas coisas que você citou. E acho que pouca coisa lá tem a ver com XP realmente… Como você formulou as questões, baseou-se em algum material? Quais as informações você pretende levantar a partir daqueles dados?

cv1

E que empresa seria essa, Marcio?

A proposito, no que voces discordam sobre a abordagem?

Adolfo_Rodrigues

Márcio,
A exemplo do neófito, não concordo com a sua afirmação. E também acredito que você não sabe do que está falando quando afirma coisas do tipo “O Extreme Programing é uma metodologia que deixa de lado… definição do domínio do problema” e “Qualidade a nível de software não se obtem sem um levantamento de requisitos e uma sólida compreeção das necessidades do cliente”.
De onde você tirou estas afirmações? Quem disse que XP deixa de lado a definição do domínio da aplicação? Quem disse que não há na XP “levantamento de requisitos” e compreensão das necessidades do cliente?

Acho realmente que você não sabe do que está falando e deve estudar o assunto, já que não vai aprender nada com esse seu jeito de debater.

peczenyj

E o que te impede de usar XP com as ferramentas adotadas pelo RUP?

Adaptação é a chave do negócio.

Me desculpe mas… eu nunca permiti esse tipo de linguagem seja em conversas pessoais ou de trabalho, foruns quando fui moderador ou nas listas das quais sou moderador. Conversas pela internet podem ser muito mal interpretadas e temos que ter paciência para não cometer pré-julgamentos das pessoas. Tenha juízo.

neofito

Marcio_Nogueira:
Caro neófito, sei muito bem do que estou falando, na minha empresa não utilizamos XP simplesmente pela abordagem porposta por este paradigma.
Acho que você deveria ser mais educado com quem você não conhece. Achei você um grande cretino.

Marcio, me desculpe ter parecido mal educado, não foi essa a intenção, mas quando li seu post fiquei revoltado. É sempre o mesmo argumento contra o XP, o mesmo de “gerentes de projetos” que não sabem o que estão falando e se acham donos da verdade. Chega a ser ridículo argumentar de tal forma sem conhecer o assunto.

Ontem, enquanto lia o livro Groovy in Action, achei um site interessante que tem material sobre XP. Se quiser conhecer mais, dê uma olhada:
http://c2.com/cgi/wiki?ExtremeProgrammingRoadmap

:wink:

Marcio_Nogueira

Simplesmente XP na minha empresa não entra. Pois se trata de uma metodologia para “Mostrar Trabalho” para o cliente entregando fragmentos de código!

O cliente não é bobo, percebe quando está sendo passado para tráz.

Cadê a qualidade nisso?

G

Pessoal, muita calma nesta hora.
O XP é mais uma metodologia de desenvolvimento que promete bastante e que no meu ver, é ideal para equipes pequenas e como foi dito, se adaptada pode atender aos mais diversos segmentos de desenvovimentos, inclusive em grandes sistemas, com grandes equipes.
Criticar uma metodologia e vangloriar outra é bairrismo, cada um utiliza a que melhor lhe atender. A minha opnião pode (e as vezes deve) ser diferente de outras, por isto que as coisas evoluem.
Adolfo, formulei minhas perguntas baseado na literatura que tenho (se desejar lhe envio), não seria anti ético de invertar nada. Como disse um grande autor: Se você seguir e aplicar tudo que eu disse sobre XP, não estará aplicando XP.
Neste sentido, existe materiais que abordam a metodologia com algumas diferenças, cada a cada um seguir o que desejar.
Já que se interessou como resultado vou ter um trabalho acadêmico e se interessar posso lhe enviar no final para suas críticas. Bom que me ajuda a corrigir.
O questionario está disponível para quem desejar contribuir e não é obrigatório a ninguém. Caso contrário, perderia o conceito de Comunidade Livre.

Valeu.

Rubem_Azenha

Marcio_Nogueira:
Simplesmente XP na minha empresa não entra. Pois se trata de uma metodologia para “Mostrar Trabalho” para o cliente entregando fragmentos de código!

Cadê a qualidade nisso?

Você prefere entregar um monte de documento word? :wink:

Adolfo_Rodrigues

Não quis, de forma alguma, desqualificar o seu trabalho, muito pelo contrário. Vi na sua pesquisa termos e conceitos que nunca tinha visto nos meus estudos de XP (e outras metodologias ágeis). Só por isso levantei as questões; foi só uma forma de tentar conhecer fontes diferentes das que eu tive acesso até hoje.
Me desculpe se fiz entender que estava criticando a sua pesquisa. E não acho anti-ético estudar um assunto, assimilar os conhecimentos e criar a sua visão e dúvidas sobre ele. Acredito que só assim podemos aprender realmente. Acredito que algumas de suas perguntas tenham surgido por este processo, o que eu acho louvável.

Eu queria saber o objetivo da sua pesquisa; que informação você quer levantar a partir dos dados que a galera informar. Por exemplo: o percentual de pessoas da “Comunidade Livre” que utiliza XP. Se as pessoas conhecem o conceito da metodologia, etc.
As minhas críticas foram motivadas pela curiosidade e interesse por termos que não conhecia no contexto da XP.

Desculpe se minhas críticas não pareceram construtivas, mas as fiz para assim serem. E parabéns pelo interesse e por fomentar discussões acerca de assuntos que podem (na minha visão) melhorar o modo que a maioria de nós desenvolvemos software.

Adolfo_Rodrigues

Marcio_Nogueira:

Fragmentos de código não; o correto é entregar pequenos pedaços funcionais, que tenham valor para o negócio, ao final de cada iteração. Muitas vezes o cliente não sabe nem ler um código, logo o que lhe importa é ter software funcionando, ter retorno de investimento. Se você não aplica XP assim o problema não é da metodologia, mas de quem não a conhece e, conseqüentemente, não sabe aplicá-la.

Não estou defendendo processo/metodologia A ou B. Sei que cada processo/metodologia é melhor em determinados contextos, que devem ser bem analisados. Se você quiser utilizar RUP e não souber aplicá-lo também vai ter enormes problemas. O problema é ter conceitos equivocados (ou nem os ter) e ficar falando mal sem critério.

cv1

Concordo, clientes nao sao bobos. Qual a metodologia de voces?

leofernandesmo

XP prega justamente vc atender a necessidade do cliente…
Um antigo colega de trabalho tinha a mesma opinião que você…disse para mim que XP não funciona e ele tinha pelos menos 15 ano de experiência.Aí eu perguntei:
“Qual material vc já leu sobre XP? ou o que você conhece sobre XP?”
Aí ele respondeu: “Num é ficar programando em Par e desenvolver sem nenhum levantamento de requisito ou modelagem.”
Passei um material para ele ler…espero que ele tenha lido.
Lógico que não se aplica usar XP em todos os casos…Afinal em quase nada em TI vc tem um Silver Bullet.
…mas já que vc diz que XP não serve para vc cite algums práticas e diga pq elas não servem.
Seria interessante para discutir…

Ps.: Fiz um post colocando as minhas considerações e alguns links sobre Agile…
http://www.jroller.com/leofernandesmo/entry/come%C3%A7ando_a_ser_%C3%A1gil

s4nchez

Marcio_Nogueira:

Cadê a qualidade nisso?

Existe uma grande diferença entre “fragmento de código” e Running Tested Feature

Na minha opinião (e dos meus clientes), passar pra trás é ficar inventando dezenas de documentos e, alegando que estes são “essenciais” para a qualidade, se focar mais nisso do que no software em si, que é pelo que o trabalho está sendo pago.

eric_jf

Marcio_Nogueira:

Sobre ferrametas, o XP diz que não é necessario usar UML, mas vc pode usar se quiser ou precisar, e adiciona mais uma ferramenta que são os cartões de historia.

Mas XP não nega que não deva existir um solido levantamento de requisito, ele diz é que não se pode fazer isso tudo no inicio do projeto, pois o nivel de abstração do projeto ainda é muito alto para o cliente fazer decisões.

E qualidade e necessidades do cliente é o que o XP mais preza, vc só vai desenvolver o que for mais necessário para o cliente, e de tempos em tempos vai escolhendo o que é mais prioritario/tempo.

Procure enteder mais sobre XP, pois o que está dizendo não tem nada haver com XP.

peczenyj

O RUP também não fala isso?

eric_jf

O RUP também não fala isso?

Falar pode até falar…mas geralmente niguem faz. E tem muita burocracia para fazer e geralmente é tudo decidido no incio do projeto.
E no mais o que tem haver o RUP com o que eu disse…rsss

peczenyj

Eu percebi a semelhança da sua afirmação com a apresentação do Processo Unificado (UP) do livro “Utilizando UML e Padrões” do Craig Larman. O engraçado é que tanto o ®UP quando XP são criticados por coisas que na verdade eles não pregam, mas alguem tentou fazer um dia (um o caso do RUP Waterfall) deturpando o conceito.

Agora, criticar o XP pelo motivo de ‘não levantar requisitos como o UP faz’ é auto-enganoso pois o XP faz, e muito bem, algo que o UP sugere mas ninguem cumpre.

É como usuarios de Amiga e MSX brigando um com o outro e se juntando pra falar mal do PC-XT (CMMI).

rodrigoy

Meu Deus… volta e meia sempre aparece aquele cara que diz que XP é só código e que RUP é só documento. Já ví equipes XP muito mais disciplinadas que qualquer equipe RUP, ao passo que já ví implementações RUP extremamente ágeis.

Todos querem ser Jacobson ou Beck… tentando redefinir coisas que já estão muito bem definidas.

rodrigoy

peczenyj:

É como usuarios de Amiga e MSX brigando um com o outro e se juntando pra falar mal do PC-XT (CMMI).

Na época que eu tinha MSX meu sonho era ter um Amiga!

Criado 17 de outubro de 2007
Ultima resposta 20 de out. de 2007
Respostas 25
Participantes 11