Pesquisar no google como resposta?

72 respostas
mutano

Pessoal, seguido vejo o pessoal respondendo às perguntas com um “pesquise no google”… eu acho que este tipo de resposta não leva a nada. Se acha que o cara não pesquisou, então não responde nada, vai poupar o tempo de ambos. Além disso pode aparecer outro colaborador com boa vontade de responder a pergunta.

Bom inclui a ladaínha acima para propor colocar como regra evitar este tipo de resposta, pois toda vez que ela aparece ocorrem desentendimentos. Eu abri este tópico depois de ler este: http://www.guj.com.br/posts/list/51701.java

Apesar de saber que muita gente não pesquisa direito, um assunto que pode parecer simples para alguns achar material de qualidade, para outros é bem difícil, e uma orientação além do google pode ser bem interessante.

72 Respostas

1112

A maioria das respostas “pesquise no Google” aparece para perguntas mal-formuladas. Não adianta muito o pessoal ter boa vontade para responder se quem faz a pergunta não tem boa vontade para perguntar.

Por exemplo, o rapaz do tópico que você citou. Ele não especificou o que ele precisa saber sobre SOA, nem especificou qual necessidade relativa a SOA ele tem. Eu não vejo como alguém poderia dar uma resposta melhor que os 10 primeiros resultados do Google tendo só um “preciso de material sobre SOA”.

maquiavelbona

Eu entendo até o pessoal que manda outros procurarem, pois se quiser ver a quantidade de tópicos que se criam sem que a pessoa nem tenha pesquisado, tanto por falta de habilidade em pesquisa quanto em preguiça.
Quando pessoas fazem perguntas retóricas ou de assunto esparso (como o do tópico indicado) mas é claro que vai tomar um google na cara. Quantos tópicos não tem de “JavaMail”, “Como iniciar em Java”, “jasperreports”, “SOA”, “AOP”, entre outros milhões que tem repetido muito tanto aqui no fórum quanto em outros lugares.
Ignorar todos os tópicos assim iria gerar uma impressão de descaso, como que se a galera do fórum se considerasse elite.
Quando a pessoa se digna a procurar e fala que não achou uma parte específica de algum assunto tão grande (como o próprio SOA) eu dou razão para ela. Mas quando há um tópico de “Quero tudo pronto” e nem fala se procurou, onde procurou, pelo quê procurou, não me importo de ela receber respostas assim.

Até!

s4nchez

How to Ask Questions The Smart Way

Leitura obrigatória pra quem está iniciando seu convívio em fóruns e afins.

wmitsuda

Na verdade a pergunta é tão vaga que duvido que mesmo algum dos 10 primeiros resultados do google sirvam.

keller

s4nchez:

Como tem gente que “nao gosta” de ingles:
:arrow: Como Fazer Perguntas.

S

“gui”:
s4nchez wrote:

Como tem gente que “nao gosta” de ingles:
Como Fazer Perguntas.

Como tem gente que “nao gosta” de ler coisas tecnicas ou interessantes:
http://forum.devmedia.com.br/viewtopic.php?t=78253&sid=5714a415c4c0da5252fdf829a1d3dcee

S

Bom, esse negócio é difícil, como a gente vai julgar alguém pela simples pergunta de texto? …

Pq há aqueles q tem pura e simples preguiça de descrever o q quer.

Pq há outros q acham q vc vai deduzir com uma grande bola de cristal o q ele quer.

Pq ele tá com uma preguiça danada de pesquisar e ficar abrindo link por link, lendo texto por texto, então, é mais fácil algum idiota responder com o link certo.

Pq o cara pode ter vindo com boas intenções, mas ainda não desenvolveu seu cérebro o suficiente pra saber q o google pode sim responder perguntas, e a caixinha buscar serve para pesquisar sobre o q vc quer, no caso o problema.

Pq ele não tem paciência alguma pra esperar alguns anos enquanto o sistema processa e faz a lista de resultados do q ele pesquisou.

Pq o cara tá desesperado, trampando o dia inteiro e estudando a noite, e ele tá tão ocupado, coitado do bicho, q não tem tempo pra nada, então pergunta, alguém responde mesmo com um link, e assim ele não perde nota ou não fica desempregado.

Pq (seguindo a mesma linha do anterior) deram pro cara uma pilha enorme de coisas a fazer; o cara já tá suando frio, quase tendo um ataque de nervos pra resolver tudo naquele mesmo dia, e ainda com um funcionário chato ali ou mesmo um chefe chato ou ainda um telefone horrível tocando sem parar. então, coitado, o cara não tem outra opção, a não ser perguntar, resumir ao máximo o q qer pq não tem tempo pra nada, nada mesmo.

Pq o cara simplesmente digita na pesquisa do fórum “Por que o eclipse dá uma mensagem de error classblablablablabla.blabla” ou o q é pior, só digita “erro eclipse”. o q acontece é, ou q não tem quase nenhum resultado q lhe antenda (ou mesmo nenhum, nada, zero) pelo tamanho do q o cara digitou na pesquisa ou sai milhares de coisas totalmente nada a ver, pq ele digitou duas palavras q são extremamente comuns num fórum: erro e eclipse.

Pq o cara olhou o primeiro resultado do google, foi olhando os resultados da busca aqui do forum sem entrar, tentando ver se tinha no titulo dos tópicos exatamente a descrição do seu problema pessoal em relação a informatica e tal.

Pq o cara fez de tudo pra pesquisar, coitado, leu tantas coisas, ficou irritado em conhecer coisas q não conhecia, ou a muié ou o filho ou a mãe ou o pai ficaram torrando fazendo perguntas idiotas quando já tava estressado, q a única opção do coitado, foi perguntar.

Pq, finalmente, o cara pode ter ficado um longo, longo, loongoo tempo pesquisando em diversos lugares, fóruns, mas coitado, não achou nada, então, ele respira fundo, e pergunta (é, isso pode acontecer, vc sabia?).

Talvez tenha mais.

EDITADO: Então, se vc achar q algumas dessas hipóteses, faça uma dessas duas coisas:

Ou ignora o tópico, não perde seu preciosíssimo tempo de um cara bem sucedido q sofreu na vida e quer q o os outros sofram também (ou não, né);
Ou responde com um link, tirando a dúvida.

Então, por favor, use a parte da sua cabeça q é inteligente, e faça uma dessas duas coisas. Não use a parte idiota e perdedora de tempo da sua cabeça, respondendo com perguntas chatas q ninguém gosta (mesmo q quem postou a pergunta, seja mais chato ainda), economizando tempo e tópicos como esse, etc… É um bem para a humanidade.

Bom, seria legal também, se aquelas pessoas q respondem informando os erros de português de quem perguntou, seguissem essa mesma regra de dois:

Ou ignora, se vc não entendeu o q o cara perguntou devido a seus erros de portugues;
Ou responde se vc entendeu com a resposta q ele quer.

Tenho crtz, os caras q serão ignorados pensarão pq foram ignorados, formularão melhor a pergunta, ou finalmente resolverá buscar com descência, ou ainda pedirão pelo amor de deus (se for o caso da pessoa estar desesperada entre emprego e estudo).

… E o mundo ficará melhor. Tópicos como este, são inúteis, sinto muito (é igual aqueles foruns internacionais q nada decidem, hehe).

Sami_Koivu

Eu acho que em vez de olhar isso do ponto de vista de “Perguntas ruins merecem uma resposta boa?” nós devemos pensar em qual é o nosso objetivo.

Quando alguém faz uma pergunta mal-formulada, nós devemos:
-Fazer essa pessoa sofrer tanto quanto nós sofremos tentando entender a pergunta.
-Tentar fazer com que ele perceba quanto é mal-formulada a pergunta e tentar ajudar ele em formular melhor sua pergunta (assim como suas perguntas no futuro).

Assumindo que nossa meta é melhorar a comunidade, de manter GUJ como um lugar bacana… responder isso deveria ser fácil.

Sarcasmo e grosseirismo são simplesmente péssimas formas de comunicar qualquer coisa.

Com um atitude inteligente e legal vamos conseguir o respeito das pessoas e com o respeito vamos conseguir com que eles escutam nossos conselhos e com sorte aprendem fazer perguntas melhores.

Talvez seria legal alguém formular uma resposta padrão, polida com um link para as regras do fórum, outro para um daqueles “antes de você perguntar…” e mais uma para essa guia de como fazer perguntas.

E isso não é uma crítica do Phillip (que na minha opinião contribui bastante para o bem da comunidade), nem do Ederson, e sim uma observação geral. Ao mesmo tempo, não necessariamente concordo que a pergunta sobre SOA seja particularmente ruim. Eu ainda lembro quando eu estava querendo me aprofundar no assunto, gastei bastante tempo indo pelos resultados do google, etc. Então se alguém tivesse compilado uma lista de recursos de qualidade no assunto (quem sabe, poderia ter uma na wiki do próprio Shoes) seria um bom atalho para qualquer um querendo aprender sobre SOA.

mutano

Eu também não estou criticando o Phillip ou o Ederson… apenas gostaria de rever esta questão do google. Existem vários tópicos com respostas parecidas, tomei este como exemplo pois foi o último que vi. Até gostaria de me desculpar com eles.

Mas a questão que eu levantei é a seguinte, por mais elaborada e complexa que uma pergunta possa ser, vai ter uma resposta do google… alguns acham a resposta mais rapidamente outros penam pra conseguir, por isso não acho adequado este tipo de resposta.

Mas o objetivo não é criar polêmica e sim melhorar ainda mais o forum!

renatosilva

Se eu quisesse ler sobre SOA, iria querer o melhor artigo possível, o que o Google não dá, pois é uma máquina fria. A wikipedia quase nunca é uma boa idéia (sem didática).

Mas também a maneira como a pessoa pergunta às vezes é bem esquisita , e parece que nem volta mais pra ver as respostas.

Eu acho que passar o link para as regras do fórum é melhor que mandar “tomar no google”, soa um “simancol” menos agressivo…

Poderia ser criado um botão especial para os moderadores que envia um post padronizado (e/ou PM) para a pessoa, o que acham?

F

Olá,

De tempos em tempos essa discução volta ao GUJ.

Daqui a pouco poderemos criar um…“Você procura por…”

http://www.guj.com.br/posts/list/20525.java

http://www.guj.com.br/posts/list/23631.java

http://www.guj.com.br/posts/list/30/48235.java

http://www.guj.com.br/posts/list/21110.java

Não estou criticando ninguem também é só para lembrar que esse tipo de discução já é bem antiga e não tem uma solução, pelo simples fato de no foum terem pessoas com pensamentos diferentes.

]['s

S

fabgp2001:
Olá,

De tempos em tempos essa discução volta ao GUJ.

Daqui a pouco poderemos criar um…“Você procura por…”

http://www.guj.com.br/posts/list/20525.java

http://www.guj.com.br/posts/list/23631.java

http://www.guj.com.br/posts/list/30/48235.java

http://www.guj.com.br/posts/list/21110.java

Não estou criticando ninguem também é só para lembrar que esse tipo de discução já é bem antiga e não tem uma solução, pelo simples fato de no foum terem pessoas com pensamentos diferentes.

]['s

Relaxem, q vai vir outros tópicos ainda, e não existe solução pra isso.

HUMANOS!

Tem q aprender q ninguém é igual a ninguém, cada um terá sua opnião, etc.

E o q é o ponto: cada um pensa de algo, de outra forma.

Se vc acha q a resposta q o pcalcado deu é errada, saiba q nem todo mundo acha isso, e talvez, até o próprio pcalcado, tinha a melhor das intenções, mas é claro, como cada um vê o mundo de um forma, tem aqueles q acham q ele foi grosseiro e errado.

É tão simples. Não é?

As vezes vc mesmo pessoalmente fala pra alguma pessoa algo na melhor das intenções e ela interpreta isso como um mal.

Então, COMO VCS SABEM Q UMA RESPOSTA “PROCURE NO GOOGLE” É UMA FORMA DE MANDAR O CARA SE LIGAR? Saiba q vc tem uma interpretação diferente de cada um, então, esqueça isso.

Outro exemplo q vou dar de interpretação naquele tópico, além da resposta do pcalcado:

Qualquer um poderia entender errado e falar q o cara aqui estava sendo satírico. Outra pessoa poderia ter entendido q ele tá falano verdade.

Então, mutano, não se preocupe, vc pode ter entendido q a resposta q o pcalcado (q tanto já ajudou o fórum) deu, pode ter sido grosseria, mas outras pessoas não. Então, eu acho q respostas assim, tem sim q continuar sendo dadas (se a pessoa quiser ajudar).

VAMOS DEIXAR AS PESSOAS RESPONDEREM COMO QUISEREM SEM INTERPRETAÇÕES MALDOSAS.

A não ser q vc q vai responder, tá pensano numa resposta bem grosseira só pra azucrinar o cara (AÍ, É MELHOR SEGUIR A REGRA DE 2, uhauahua).

mutano

sma, eu não entendi a resposta como grosseira, pelo contrário… só acho que esse tipo de resposta não agrega nada a um forum e, portanto, poderia ser evitada.

renatosilva

http://www.freewebtown.com/booble/

pcalcado

COmo já dito este assunto já foi debatido milhares de vezes no GUJ, basta procurar no Google antes de postar :wink:

Sinceramente? O GUJ tem passado por uma fase ‘ok, ok, vamos ser bonzinhos’, muitos de vocês nem sabem do que eu estou falando porque não conheceram o fórum antes. O ponto é que antes havia muito mais gente interessante produzindo conteúdo por aqui, hoje em dia temos cinquenta mil vezes a mesma dúvida banal.

Eu prefiro o GUJ antigo onde ensinávamos as pessoas a se virar ao invés de repetir todo dia a mesma coisa.

Sami_Koivu

É fácil concordar com essas:

A) um GUJ com um monte de pessoas interessantes produzindo conteúdo seria bom.

B) ensinar as pessoas a se virar com questões básicas seria bom.

C) se o pessoal procurasse no google antes de perguntar seria bom.

Agora… como é que nós vamos conseguir essas coisas? Através de mandar o pessoal “procurar no google”? Sério?

Kathy Sierra: Building a successful online community

Mauricio_Linhares

Acho que a questão de ter gente produzindo material interessante aqui é um problema mais da falta de presença dos mais antigos do que da entrada de novos usuários. Tem muita coisa acontecendo por aí, tem muita coisa pra ser discutida mas nós não estamos puxando assunto, não estamos procurando abrir espaço pra essas discussões e essas coisas não vão cair do céu não.

Antes, o pessoal entrava no GUJ e via as discussões sobre CMM, VOs e programação procedural, DAOs VS Repositórios, Java VS Rails, mas hoje qual é a grande discussão que agente tem?

O fórum está virando cada vez mais suporte técnico e cada vez menos um espaço pra se discutir e falar sobre novas idéias. Acho que temos que colocar a mão na concência e ver que tem muita gente que não sabe de nada e vai continuar sem saber porque eles não vão achar essas coisas facilmente por aqui não.

Acho que nós temos que ser educados com o pessoal e ajudar eles a sair da inércia, cedo ou tarde o cara termina aprendendo a se virar sozinho, mas nós temos que dar espaço pra que isso aconteça, sem a oportunidade ninguém vai chegar a lugar nenhum, eu e muitos outros que respondem aqui hoje são uma prova disso, ninguém chega sabendo de tudo, aprende com a convivência. Antes de ser qualquer coisa, nós somos uma comunidade e uma comunidade não vive sem os seus membros, por mais diferentes que eles sejam.

Até pouco tempo atrás o GUJ era praticamente uma panelinha, onde apenas alguns poucos discutiam e produziam material de ótima qualidade e foi exatamente isso que trouxe esse monte de gente pra cá, o alto nível do que sempre foi discutido aqui, não podemos simplesmente jogar essa galera nova pra fora do barco nem muito menos acabar com tudo o que foi construído nesse tempo.

eliziario

Java hoje é mainstream, virou o novo delphi. Centenas de empresas pegam programadores mal preparados dão um livrinho mal traduzido pro sujeito, e mandam ele se inscrever no GUJ pra tirar as dúvidas, e três meses depois botam o cara pra programar o novo sistema de contas corrente de algum banco mega.
Antes, era uma coisa do pessoal que estava na ponta. Então é normal que todas as listas de discussão em Java passem por essa crise. É quase inevitável. Ao contrário dos asiáticos, nós postamos na linguagem local, então nossas listas também não tem pessoas do mundo tudo, o que reduz o universo de pessoas com coisas interessantes à postar (embora, por outro lado, nos salve da multidão de indianos com perguntinhas classpath).

pcalcado

O GUJ é o TSS.

Precisa virar InfoQ.

Mauricio_Linhares

pcalcado:
O GUJ é o TSS.

Precisa virar InfoQ.

E a pergunta é, quem é que vai fazer isso?

Paulo_Silveira

Eu fico muito triste vendo algumas pessoas perdendo a paciencia em responder a mesma perguntar ou de ver uma pergunta simples no forum. Ja falei para todo mundo: nao gostou, nao responde.

Mas entendo a necessidade de ter algumas conversas mais alto nivel. Minha sugestao seria criar um forum novo, ou revitalizar o de padroes e arquitetura, e la sim filtrar melhor.

O que acha?

clodoaldoaleixo

Li todos os posts e não entendi o motivo da discussão…acho a resposta “já tentou o google” absolumente aceitável.

Ninguem aqui tem obrigação de responder nda, é um fórum de discussão, não um suporte técnico.

Basta ter bom senso nas perguntas que são feitas, hoje mesmo li aqui no fórum pela porrésima vez, pq nem enésima é mais, “porrésima” eu que inventei… :D, perguntando sobre sobre temas de TCC…quem já está aqui no fórum a um certo tempo não aguenta mais ver perguntas desse tipo, e do tipo “minha aplicação não compila, pq?”…

Custa dar uma pesquisada antes de vir aqui e postar uma pergunta…eu acho que não custa…

Mauricio_Linhares

Paulo Silveira:
Mas entendo a necessidade de ter algumas conversas mais alto nivel. Minha sugestao seria criar um forum novo, ou revitalizar o de padroes e arquitetura, e la sim filtrar melhor.

O que acha?

Acho que está na hora de deixarmos de achar e começar a fazer :wink:

Vamos começar a puxar as discussões por lá então :smiley:

pcalcado

Acho que os ultimos meses ja mostraram o suficiente que nao adianta ter uma categoria razoavel enquanto or esto do forum caminha para o marasmo.

a questao é bem simples: o que o GUj quer, numero de usuarios ou qualidade?

A resposta que é complicada. Abrimos mão da qualidade pelo numero de usuarios e tendo concordado com isso antes acho que foi um pessimo passo, um erro quedeve ser corrigido.

RafaelRio

pcalcado:

Abrimos mão da qualidade pelo numero de usuarios e tendo concordado com isso antes acho que foi um pessimo passo, um erro quedeve ser corrigido.

Corrigir como? Com respostas secas para enxotar quem (supostamente) não deveria ter entrado no GUJ?

Paulo Silveira:

Eu fico muito triste vendo algumas pessoas perdendo a paciencia em responder a mesma perguntar ou de ver uma pergunta simples no forum. Ja falei para todo mundo: nao gostou, nao responde.

Assino em baixo.

Paulo Silveira:

Deixa ver se entendi: abandonar o GUJ e criar um forum só pra “elite”?

plentz

Não, simplesmente fazer o figurinha se dar conta que resposta de bandeja deve ser buscada no google e se ele quer realmente ajuda, também tem que fazer sua parte.

Não, simplesmente criar uma área mais moderada onde só ocorram discussões mais alto nível - coisa que antigamente tinhamos aos montes até no off-topic.

RafaelRio

Não, simplesmente fazer o figurinha se dar conta que resposta de bandeja deve ser buscada no google e se ele quer realmente ajuda, também tem que fazer sua parte.
Um resposta padrão poderia resolver esse problema. Do tipo: “Novato, por favor consulte Antes de você perguntar… antes de utilizar o fórum”.

plentz:

Não, simplesmente criar uma área mais moderada onde só ocorram discussões mais alto nível - coisa que antigamente tinhamos aos montes até no off-topic.

Mas por que essa discussão tem que ser numa área “mais moderada”?

plentz

Todos os fóruns tem um tópico em destaque com exatamente este título. Se ele não deu bola quando foi colocar sua dúvida, porque daria depois de alguém falar pra ele?

Porque hoje, as área java básico, java avançado e etc não sofrem uma moderação muito ferrenha para verificar se o usuário colocou a dúvida no lugar certo (até porque fica realmente difícil avaliar as vezes quando é uma pergunta básica/avançada). Perguntas como “como configuro o classpath” ou “estou recebendo um LazyInitializationException do hibernate” seriam movidos para fora sem nem pensar duas vezes. Na verdade, a primeira questão merecia uma das respostas bem “secas”.

ViniGodoy

Acho que para o bom funcionamento do fórum as pessoas devem assumir:

1. Quando fulano postou, ele já fez o maior esforço que podia para achar a resposta. Talvez ele seja iniciante e esse esforço nos pareça ridículo, ainda assim, cabe a nós auxilia-lo.

2. Se ele faz uma pergunta muito genérica, ou se faz alguma coisa que poderia ser facilmente achada no Google, é melhor assumir que ele não está sabendo formular a pergunta e orienta-lo para que ele pergunte corretamente.

3. Quanto às discussões filosóficas que aconteciam antigamente, acho natural que com o aumento da popularidade do Java, o número de iniciantes aumente. Até por isso existe um fórum chamado “Java Básico” por aqui, não é? O fórum Java Avançado especifica tecnologias java, como Sockets. Muitos marinheiros de primeira viagem vão postar coisas lá, por estarem tentando usar sockets a primeira vez. Se vocês querem um local livres de iniciantes, criem o forum “Profissionais Java” e especifiquem que é para quem já trabalha e que é um lugar onde dúvidas básicas não devem ser postadas. Se o perfil dos usuários do fórum mudou, é o forum que deve mudar junto, não os usuários. Sobre o primeiro existe controle, já sobre o segundo…

4. E como já foi dito, se não gostou da pergunta não responda. Tão ruim quanto ler uma pergunta mal formulada é ver uma resposta mal educada.

5. Finalmente, vale lembrar que quem é iniciante por aqui será o futuro profissional Java. E muitos dos iniciantes serão ótimos profissionais, mesmo que hoje não saibam nem procurar no Google. Mante-los no fórum é contribuir para o aumento da comunidade, inclusive a de Gurus. Se o cara desiste a vai para o Java free, quando ele manjar horrores da linguagem, não estará mais por aqui.

renatosilva

Acho que o que está acontecendo com o fórum é que realmente não há muito assunto pra discutir, tudo já foi discutido entres os frequentadores assíduos. Aí chegam os usuários novos, que ainda estão num nível básico, e são enxotados daqui, então aprendem a se virar sozinhos e por isso não retornam ao fórum mais, que é “aquele lugar onde me mandavam procurar no google”.

Eu por exemplo quase me deixei levar por isso no início (quase não, porque eu mudei pro JavaFree, e só voltei pra cá por causa do ataque que detonou o fórum).

Quanto ao google, insisto na questão da mensagem padrão, existem maneiras e maneiras de educar e repreender um usuário. Outros fóruns funcionam assim. As respostas padrão poderiam ser postadas por um botão de atalho pelos moderadores (você está mandando a pessoa procurar no Google, mas sem ofender).

Maurício Linhares:
O fórum está virando cada vez mais suporte técnico e cada vez menos um espaço pra se discutir e falar sobre novas idéias.

Eu tenho a impressão de que novas idéias não são muito bem vindas na comunidade Java, porque pressupõe criticar o próprio Java (= pecado) em busca de algo melhor. Você é visto como apenas um troll idiota que não sabe usar a tecnologia (como se isso fosse sempre ruim), em vez de uma cabeça pensante tentando melhorá-la. Quem aqui é louco de dizer que Swing é uma merda? E que Anotações são uma gambiarra? E que a linguagem é pouco legível? E que JavaBeans são ridículos? :stuck_out_tongue: Acho que aí sim teríamos discussões interessantes.

Tudo que vem é aceito como se fosse divino, ohhhhh EJB, ohhh Swing, ohh JavaBeans, chiquérrimo…

Quanto à falta de assunto não vejo muita solução, nem pelo fórum, mas pelo Java em si, que como disseram se tornou mainstream e vive capengando à base de inúmeros remendos que são vistos como benção divina pela maioria.

Todos os fóruns tem um tópico em destaque com exatamente este título. Se ele não deu bola quando foi colocar sua dúvida, porque daria depois de alguém falar pra ele?

A respostá é óbvia.

Disse tudo…

RafaelRio

Todos os fóruns tem um tópico em destaque com exatamente este título. Se ele não deu bola quando foi colocar sua dúvida, porque daria depois de alguém falar pra ele?.
Eu sei que todos os fóruns tem tópicos com esse título e foi isso mesmo o que eu quis dizer: encaminhar o novato para esse tópico.

Respostas ríspidas soam como desabafo. Na boa, não perceberam que não ajuda em nada?

pcalcado

Como já disse esse assunto já foi discutido inúmeras vezes e os argumentos aqui não são novos. Acontece que a cada X meses entram usuarios novos no forum que se chocam com este tipo de resposta e abrem um topico deste, antes de procurar por outros parecidos no Google.

Alguns destes usuários acabam ficando e se tornam bons colaboradores, os mais chocados vão para um lugar onde tenham mais paciência. Para mim esse ecossistema sempre funcionou e deve voltar.

Dizer que tudo já foi discutido é uma bobagem. Java não inova mais faz um bom tempo mas existem discussões sobre suas tecnologias que duram décadas e ainda não foram sanadas, surgem tecnologias novas e discussões sobre como adaptar ou comparar Java a elas além dos eventuais desafios que sistemas proporcionam.

É uma simples questão de aumentar o nível do fórum ou entrar no commodity. Converso quase que diariamente com boa parte dos frequentadores antigos deste fórum e cada vez menos eles passam por aqui simplesmente porque não há nada de útil para ler. A grande maioria dos tópicos é de iniciantes peguiçosos que não fazem uma pesquisa, liões de casa e trolls.

É preciso nivelar para cima.

luiz_ross
Há mais de quatro anos atrás quando o GUJ estava começando, dava gosto de participar das discussões e de responder toda e qualquer pergunta que aparecesse. Hoje se vê que ninguem daquela epóca, em meados de 2002, 2003 tem ânimo para se quer para ver as mensagens da página inicial.

Confesso que eu mesmo já torrei muito a paciência de pessoas como o Paulo Silveira, Carlos Vilella, Bani, Refael Steil, Louds, dentre muitas outras. Essas  pessoas eram ávidas frequentadoras do fórum, e que eu me lembre, nunca  se negaram a tirar duvidas dos novatos e nunca mandaram as pessoas procurem no google a resposta para qualquer que fosse a pergunta. Antes se via que as pessoas que frequentavam o GUJ eram mais humildes e tinham mais respeito para com os mais novos de casa e que estavam começando com java.

Acho que o que falta por aqui, especialmente a algumas figurinhas carimbadas, um pouco de humildade e tolerância. Não é quantidade de mensagens postadas por dia que mostra o quanto ela contribui com o fórum, mas sim com a qualidade de cada resposta dada a cada pergunta deste fórum. Existem pessoas que chegam a ter 1/10 das mensagens de alguns Forum Spammers por aqui, mas que demonstram ter 10x vezes mais qualidade do que o monte de mensagens postadas por estes seres supremos, donos da verdade, como alguns por aqui.
RafaelRio

Pode ser que sim, mas o problema não foi resolvido. Você poderia ajudar com novos argumentos, embora não pareça muito disposto.

pcalcado:

Acontece que a cada X meses entram usuarios novos no forum que se chocam com este tipo de resposta e abrem um topico deste, antes de procurar por outros parecidos no Google.

Chocar os outros parece bom? A culpa é deles?

Isso foi tipo um “ponto final”, não foi? Pode ser que tenha entendido errado, mas pareceu que você está “pedindo” para os que discordam dessa opinião simplesmente aceitarem isso.

É desistimulante participar de fóruns que tenham hierarquias, onde as palavras de um valham mais do que as de outros por motivos que não o da meretrocracia.

pcalcado:

É preciso nivelar para cima.

Estamos todos do mesmo lado e penso que todo mundo concorda com isso.

Minhas opiniões e sugestões estão aí. Espero não ter que seguir o conselho do pcalcado.

Rodrigo_Carvalho_Aul

Na boa, acredite, depois de alguns anos frequentando esse fórum, vc ralando aprendendo coisas novas, comprando livros, lendo artigos, tutoriais, indo em reuniões de jugs, eventos java, trabalhando pra caramba, e vê um cara fazendo uma pergunta fácil, vaga e mal formulada que ele vai achar a resposta na primeira ocorrência de uma simples busca no Google, vc vai querer manda-lo fazer uma busca no Google.

[]'s

Rodrigo Auler

Sami_Koivu

Acho que isso vai de cada um, Rodrigo. Claro que sou um membro relativamente novo do fórum, mas não vejo isto acontecendo comigo.

E na minha opinião não é questão de se você quer mandar alguém fazer uma busca no google ou não. É sobre se você acaba fazendo isso ou não. E a forma de como você faz isso.

Dependendo seu nível de conhecimento, você pode encontrar qualquer coisa no google, então poderíamos criar um feature no JForum que para todo novo topic criado faz um post instruindo a pessoa fazer uma busca no google. :slight_smile:

Ao mesmo tempo, até as feras confessem que às vezes é difícil fazer a busca certa.

Sami_Koivu

Concordo com Phillip que dificilmente tudo já foi discutido. Talvez uma razão para não ter tantas discussões interessantes aqui é que a gente acaba blogando os assuntos mais interessantes?

E se eu tivesse que escolher entre começar mandar usuários embora e a sugestão do Paulo de criar um novo fórum (dentro do GUJ), iria escolher o novo fórum. Acho que vale a pena tentar isso. Se bastante gente coloca bastante esforço nisso acho que é possível criar uma área que satisfaz até os que não querem ver as dúvidas dos iniciantes.

Rodrigo_Carvalho_Aul

Concordo, eu muitas vezes quero mandar, mas nunca mando, no máximo posto um link com a busca. Prefiro não responder nada do que dar margem a discussão sem sentido. Isso me faz pensar “pq postei nesse tópico?”.

Concordo, tb. Tem assuntos que realmente tem que ter alguma base pra conseguir achar alguma coisa no Google, mas não conseguir achar como enviar e-mail em java, por exemplo, é pura preguiça.

Criar fórum novo acho que não vai adiantar. Isso é um problema que sempre vai ter e vamos ter que conviver com isso. O máximo que podemos fazer é não ser grosso com as pessoas e não nos sentir ofendidos por alguém falar pra procurar no Google, se falado educamente.

[]'s

Rodrigo Auler

dudaskank

Todos os fóruns tem um tópico em destaque com exatamente este título. Se ele não deu bola quando foi colocar sua dúvida, porque daria depois de alguém falar pra ele?.
Eu sei que todos os fóruns tem tópicos com esse título e foi isso mesmo o que eu quis dizer: encaminhar o novato para esse tópico.

Respostas ríspidas soam como desabafo. Na boa, não perceberam que não ajuda em nada?

Este post do Rafael me deu uma idéia para uma sugestão pro forum. Não sei se já viram, mas em outros foruns, não me recordo se nesse tem também, aparece uma janela dizendo que você tem uma mensagem nova bem em cima da tela. Poderia ser feito algo semelhante pra que quando o usuário entre pela primeira vez ele veja uma janela dando as boas vindas e indicando para ler este tópico primeiro, ou ainda uma cópia do que estiver no tópico ser apresentada diretamente na janela…

Bom, é uma idéia.

Sobre falar para pesquisar no google, não vejo maiores problemas, ainda mais se der as palavras chave certas pra pessoa.

Flw

Edufa

Com o aumento de participantes, algo natural num forum conceituado o numero de iniciantes será consideravelmente maior do q dos especialistas.

Sempre terá alguem q se sentirá ofendido, por mais educado q vc seja ao indicar q ele procure no google, pq ele acha q o especialista (detentor do conhecimento) poderia ter gasto o mesmo tempo respondendo certo do q ao colocar “procure no google”.

Concordo completamente e para um iniciante isso fica evidente, o erro as vezes está no iniciante querer sair programando sem ao mesno ter procurado o minimo necessário, como como configurar o classpath… etc

Contudo acho q abrir uma área no forum para concentrar as discussoes de maior nivel seria interessante. Tb acho q um bom FAQ pode ajudar aos iniciantes, colocando todas estas perguntas q sempre aparecem. E talvez até mesmo dividir melhor o forum, hibernate por exemplo é um tema q sempre tem perguntas (algumas recorrentes), separando seria mais interessante. Teriam mais áreas, com menos tópicos…

S

dudaskank:
Este post do Rafael me deu uma idéia para uma sugestão pro forum. Não sei se já viram, mas em outros foruns, não me recordo se nesse tem também, aparece uma janela dizendo que você tem uma mensagem nova bem em cima da tela. Poderia ser feito algo semelhante pra que quando o usuário entre pela primeira vez ele veja uma janela dando as boas vindas e indicando para ler este tópico primeiro, ou ainda uma cópia do que estiver no tópico ser apresentada diretamente na janela…

Bom, é uma idéia.

Sobre falar para pesquisar no google, não vejo maiores problemas, ainda mais se der as palavras chave certas pra pessoa.

Flw

Perfect.

Tenho uma sugestão TAMBÉM.

Entre aqui: forum.cifraclub.terra.com.br
Se vc tentar postar algo em algum fórum, veja o q vai acontecer…
Conforme vc digita o título do tópico, uma janela do lado vai interpretando e fazendo buscas automaticamente e vai mostrando tópicos já criados com o mesmo assunto.

Tchãrãããããããã!!!

Olha q legal:

O cara olha, vê lá e fala: ah, pra q digitar tudo isso, se tem aqui?

Afinal, ninguém cria tópicos pra perder tempo. É q como eu já disse aqui, há infinitos motivos q o levam a perguntar…

Mas se tem a caixinha milagrosa ali…

Tchã tchã tchã tchãããã…

Uau!

EDITADO:

SÓ PRA CONSTAR:

Vc não precisa nem se cadastrar naquele site pra testar a janela milagrosa. Apenas entre em um dos fóruns como no primeiro aqui: http://forum.cifraclub.terra.com.br/forum/9/

Siga até lá embaixo onde vai ter os campos pra criar um tópico. Digite algo como Solo, ou como Flauta. Veja q MARAVILHAAAAA!!!

Edufa

Muito interessante a idéia, se pudesse juntar com tags por post, poderia facilitar mais ainda a busca.

Sami_Koivu

Interessante mesmo.

[modo nada a ver]Esse cifraclub.terra.com.br - o site em geral, não só o fórum, é muito legal. Muita inovação. Outro dia vi que tem até (cifras de) músicas de um grupo finlandês que tem letras em finlandês.
[/modo nada a ver]

Thiago_Senna

Essa idéia é ótima. Uma sugestão que posso dar em cima destas tags é que poderiam haver algumas tags moderadas para agrupar as melhores threads de um assunto específico.

Por exemplo, poderia haver a tag ‘classpath’ marcada nas melhores threads sobre este assunto. Depois, é só listar todos os tópicos relacionados a tag utilizando jsp por exemplo. Depois dê um título do tipo: “Então, você gostaria de aprender mais sobre classpath?”.

Em minha opinião, é muito dificil rastrear os melhores tópicos que já rolaram aqui no GUJ. As tags poderiam ajudar nisso também.

S

Vixi nossa, agora com a idéia de tags, ficaria excelente.

Ficamos no aguardo pela opinião dos admins.

P

Acho que muita gente do fórum alcançou níveis bem altos de conhecimento em Java. Talvez o próprio GUJ tenha sido uma fonte desse conhecimento.

Essas pessoas, agora que estão em um estado mais avançado, se esquecem que ja foram iniciantes e que também precisaram de ajuda, sobem num pedestal e passam a acreditar que nenhuma perguntinha simples é digna de ter uma resposta dada por eles, a não ser que essa resposta subestime quem perguntou, como um “pesquise no Google”.

O fórum ja é dividido em áreas (Basico, Avançado …). Se essas pessoas realmente acham que os iniciantes não são dignos de sua ajuda, poderiam frequentar apenas os fóruns mais avançados e deixar o básico de lado… Esses caras se irritam pois acham as perguntas muito simples… se são tão simples para vc, acho que vc não vai levar muito mais tempo ajudando do que digitando procure no Google.

Eu concordo que alguns tópicos são desnecessário, como foi citado o tema para tcc… bastaria olhar outros tópicos… mas além de iniciantes em Java, temos iniciantes no fórum, que talvez nem saibam que existe a ferramenta de busca.

Ao invés de minimizar os iniciantes, acho que deveria ser feito um encaminhamento desses, e ensiná-los não a fugir do fórum e não perguntar, mas sim a perguntarem nas sessões corretas, onde só quem estivesse afim de ajudar iria olhar. Os que não querem responder questões de iniciantes podem entrar só no Java Avançado e outras áreas mais avançadas e ao se depararem com questões simples, ao invés de mandarem procurar no google, poderiam ajudar e indicar ao usuário que esses tipos de dúvidas devem ser postadas no Java Básico. Se realmente os super poderes não permitirem que ajudem, apenas indiquem a área correta e quem perguntou aguarda q alguém com boa vontade para ajudá-lo responda.

Não sou nenhum Guru em Java, mas tenho me virado bem… Algumas perguntas eu vejo que realmente o Google resolveria, mas mesmo assim, procuro ajudar, mesmo que talvez procurando no Google e indicando o link ou passando direto as informações. Não me custa nada fazer isso, porque simplesmente iria virar as costas?

Realmente é uma discussão que poderia ir muito longe… Mas se o caminho a seguir é “limpar” o fórum de iniciantes, eu, por mais que não me encaixe exatamente nessa área e nunca tenha feito perguntas simples justamente para não ouvir um vai no google, não pensaria duas vezes em deixar de frequentar… talvez ninguém fosse sentir minha falta, mas lembrem-se q qualquer um pode um dia ser um profissional da área reconhecido, e nesse caso, da limpeza, acredito que muitos não voltariam ao GUJ para ajudar um grupo que um dia mandou ele ao Google.

Outro detalhe… o GUJ é bem visto justamente por ser uma fonte de informação rápida e de qualidade. As vezes uma dúvida muito simples é postada pois o pessoal bom do GUJ (com boa vontade) poderia responder em 5 minutos e resolver o problema de alguém, substituindo uma busca no Google, onde vc tem de filtrrar as informações, o que é confiável e o q não é etc… além de muitos iniciantes não saberem quais são as fontes confiáveis de Java. Se o rumo a tomar for a “limpeza”, o GUJ deixará de ser bem visto dessa maneira e passará a ser utilizado apenas por profissionais experientes, que sabem “tudo”, e ai não precisa de fórum, se é pra bater papo liga pra namorada e pronto.

P

Ja me extendi demais, mas só mais um comentário…

Tirar os usuário iniciantes tornaria o GUJ não mais uma comunidade Java, mas sim um grupo de usuários experientes em Java… é esse o objetivo? se for avisem que eu serei o prmeiro a deixar o espaço apenas para os gênios e me retirar na minha pequenes…

E

bom, eu acho que procurar no google e uma boa resposta, porque isso e bem facíl…
eu por exemplo procuro primeiro no google e depois, se não achar nada posto no forum…

As vezes o que falta pra procurar no google e informação para saber por onde começar e isso as vezes o pessoal posta o forum como resposta…

eu não sou a favor e não respondo perguntas muito simples, porque quando mais simples o assunto mais facíl de procurar fica…
então boa sorte na procura.

bom e minha opnião, não quer disser que estou certo ou errado, mais não contem comigo para perguntas simples…

quantos tutorias, livros e material gratuito temos na internet?
se o objetivo do forum por ser baba de programador, bom ai e outras estoria, mais esse participante aqui não vai ficar respondendo qualquer coisa… com ou sem humildade acho que não e essa a questão…

P

edpipole:
bom, eu acho que procurar no google e uma boa resposta, porque isso e bem facíl…
eu por exemplo procuro primeiro no google e depois, se não achar nada posto no forum…

As vezes o que falta pra procurar no google e informação para saber por onde começar e isso as vezes o pessoal posta o forum como resposta…

eu não sou a favor e não respondo perguntas muito simples, porque quando mais simples o assunto mais facíl de procurar fica…
então boa sorte na procura.

bom e minha opnião, não quer disser que estou certo ou errado, mais não contem comigo para perguntas simples…

quantos tutorias, livros e material gratuito temos na internet?
se o objetivo do forum por ser baba de programador, bom ai e outras estoria, mais esse participante aqui não vai ficar respondendo qualquer coisa… com ou sem humildade acho que não e essa a questão…

Cada um tem uma opinião e não há certo e errado, mas não custa nada responder…

Você tem sua opinião e não responde tópicos simples… perfeito… não responder não é mal… o chato é vpcê ser mal educado e mandar o pessoal pro google sem enhuma indicação… Todo mundo sabe que nem tudo na internet é confiável… Por isso buscam fontes seguras como o GUJ.

mutano

Acho que os usuários iniciantes também não querem tudo mastigadinho, mas um caminho onde seguir. O google é muito vago, não indica caminho nenhum… como eu disse antes, podemos encontrar praticamente qualquer coisa no google, basta saber procurar!

E se esse assunto já foi discutido várias vezes e nunca chegou-se a uma conclusão é porque não foi discutido o suficiente.

Outra coisa que gostaria de comentar é que não se pode atribuir apenas ao número de usuários iniciantes a diminuição da qualidade dos tópicos. Tenho certeza absoluta que os gurus de hoje do Guj estavam em processo de aprendizagem quando dizia-se que o fórum tinha mais qualidade. É um tanto óbvio que as discussões deste grupo tende a ficar menor, pois poucos tem esse nível hoje, mas podem chegar lá. Também temos os blogs, que antes existiam em menor número e que agora praticamente todos tem.

Mas vejam, eu não estou criticando a atitude dos experientes em ter seu próprio canal de conteúdo, nem tampouco exigindo que eles o façam no guj, apenas acho que uma resposta melhor que “procurar no google” pode ser dada (ou não dada se for o caso). O que eu realmente gostaria é que comunidade sempre crescesse, e os hoje iniciantes se tornassem no futuro os experientes, e assim sucessivamente.

Claro que ainda temos a questão das discussões de alto nível, que é um problema que também teria que ser resolvido para os que chegam neste nível de conhecimento. Talvez a divisão ou criação de foruns para experientes fosse o caminho…

RafaelRio

dudaskank:

em outros foruns, não me recordo se nesse tem também, aparece uma janela dizendo que você tem uma mensagem nova bem em cima da tela. Poderia ser feito algo semelhante pra que quando o usuário entre pela primeira vez ele veja uma janela dando as boas vindas e indicando para ler este tópico primeiro, ou ainda uma cópia do que estiver no tópico ser apresentada diretamente na janela…

sma:

Tenho uma sugestão TAMBÉM.

Entre aqui: forum.cifraclub.terra.com.br
Se vc tentar postar algo em algum fórum, veja o q vai acontecer…
Conforme vc digita o título do tópico, uma janela do lado vai interpretando e fazendo buscas automaticamente e vai mostrando tópicos já criados com o mesmo assunto.
Tchãrãããããããã!!!

Edufa:

se pudesse juntar com tags por post, poderia facilitar mais ainda a busca

Thiago Senna:

Uma sugestão que posso dar em cima destas tags é que poderiam haver algumas tags moderadas para agrupar as melhores threads de um assunto específico.

Muito boa essas idéias!

E no Cifraclub ainda tem escrito logo acima da área para título da mensagem: Crie um novo tópico (antes, [color=blue]leia as regras[/color] e [color=blue]use a busca[/color]).

mutano

RafaelRio:

E no Cifraclub ainda tem escrito logo acima da área para título da mensagem: Crie um novo tópico (antes, [color=blue]leia as regras[/color] e [color=blue]use a busca[/color]).

Poderia inclusive ser uma mensagem mais forte para que as pessoas se liguem, tipo:

Crie um novo tópico (antes, [color=blue]leia as regras[/color] e [color=blue]use a busca. Perguntas repetidas ou malformuladas não serão respondidas![/color]).

S

Como eu já disse, estamos a espera de alguma manifestação por parte da administração.

Vamos aguardar.

pcalcado

Como o fonte do JForum é livre, que tal não esperar e sim agir? :wink:

www.jforum.net

plentz

Gosto da idéia das mensagens de alerta. No fórum do Hibernate isso inclusive vem dentro da caixa da mensagem de criação de tópico. Assim o usuário é obrigado a apagar antes de criar o tópico, o que força bastante a ver. Poderia vir isso como padrão e simplesmente haver uma opção no perfil para desabilitar (os novos no fórum iriam ler nas primeiras vezes e os antigos seria somente o trabalho de ir desabilitar).

S

pcalcado:
Como o fonte do JForum é livre, que tal não esperar e sim agir? :wink:

www.jforum.net

Mim ser só mais um iniciante que fica horas no fórum lendo tópicos antigos em busca de informações para aprender mais e mais.

:cry:

Q droga. Como eu queria poder editar. Mas infelizmente só pude ajudar com a idéia de alertas igual ao Cifraclub.

maquiavelbona

sma:

Mim ser só mais um iniciante que fica horas no fórum lendo tópicos antigos em busca de informações para aprender mais e mais.

Q droga. Como eu queria poder editar. Mas infelizmente só pude ajudar com a idéia de alertas igual ao Cifraclub.

Isso não lhe impede de baixar o código e aprender um pouco mais e ainda contribuir :thumbup:

F

Perguntinha…

Aquele usuario Google que tinha antigamente foi desativado? :smiley:

]['s

S

maquiavelbona:
sma:

Isso não lhe impede de baixar o código e aprender um pouco mais e ainda contribuir :thumbup:

NOSSA! Eu dei a melhor dica depois de vários posts como esse serem criados e nada solucionado, e ainda querem q eu faça? Haha. Nem pensar. Não to muito incomodado. Só dei dicas. Hahaha.

S

maquiavelbona:
sma:

Ah cara, já vão começar impurrar trampo pros outros? Hahahaha.

maquiavelbona

Chegando em casa, vou baixar o código e estudar uma maneira de fazer isso. :slight_smile:
Só aconselhei a você a estudar como funciona e se quisesses, ajudar. Mas como isso é trabalhoso, esquenta não. :wink:

1112

Também sinto saudade dele às vezes.

Para quem não sabe, o “Sr. Google” era um usuário que respondia os posts mostrando a solução para o problema do OP… nas dez primeiras respostas do Google. Ele sempre pegava no ato quem não pesquisou direito. Salvo engano, um dos meus primeiros tópicos foi respondido por ele. Tudo bem que eu tinha formulado mal a pergunta, então ele entendeu errado, mas aí eu corrigi a pergunta e tudo foi resolvido.

Trampo? Ué, alguém ganha dinheiro com o GUJ e não me avisou? Também quero a minha parte.

pcalcado

Dá pra levar a sério um iniciante com essa vontade de contribuir?

Thiago_Senna

Legal :slight_smile:

Acho que depois do carnaval vou fazer o mesmo. Quero dar uma olhada na possibilidade de implementar pelo menos o recurso de tags moderadas.

No entanto, estive pensando que talvez o sistema de tags pudesse ser um sistema à parte. Assim ele poderia ser reaproveitado também em outros lugares caso desse certo!

Alguém tem alguma opinião?

RodrigoSol

Eu gostava muito do off-topic antigo, ta certo que ele começou a desandar, mas depois que endureceram as regras nunca mais vi boas discussões como antes.

Durante uns 2 anos eu acessei o guj umas 20x por dia, atualmente a falta das discussões de alto nível me afastaram. Além disso, está mais fácil achar esse tipo de conteudo em blogs.

Espero que o GUJ volte a velha forma.

[]'s

L

Pow cara, agora você toco em um ponto que eu jah havia reparado mas não quis falar.

Muitos dos que tem mais conhecimento, ao invez de expor suas opiniões/idéias/discussões aqui no guj estão usando blogs…e restringem as discussões simplesmente a quem acessa esses blogs.

Eles devem ter motivos para fazer isso, não quero questionar ninguém, mas talvez eles pudessem expor as idéias no blog e tbm aqui no guj.

Acredito que muitos não fazerm isso pq as discussões por aqui podem ter um nível muito baixo, mas se for pensar assim, é melhor fechar o forum!

Daniel_Quirino_Olive

Esqueçam por alguns minutos que eu sou um dos “nomezinhos verdes” do GUJ e considerem que eu sou apenas um usuário.

Duas coisas que talvez não funcionem direito, mesmo que façamos a coisa mais bem feita do mundo: busca e tagging. E os motivos são bem estúpidos:
:arrow: pessoas não sabem escrever direito, logo, como fazer um motor de pesquisa que desconsidere o nível de analfabetismo/preguiça em escrever de muitos aqui? Alguns “custumam ixcreve axxim e ixxu num ajuda si algueim for pexquiza”! Além do mais, pessoas não têm o costume de estudar, procurar pela resposta para seus problemas. Afinal, “é maix comudu pergunta prus miguxus do GUJ”.
:arrow: pessoas também não sabem direito em qual fórum colocar direito suas dúvidas. Talvez elas não entendam direito a descrição dos fóruns (analfabetismo funcional ou descrições mal redigidas? Não vale a pena discutir aqui). Mas exemplos existem diversos por aqui. Outro dia teve um rapaz que postou um tópico sobre instalação do Visual Editor, do Eclipse, no fórum de Interfaces Gráficas. Tudo bem, VE está relacionado a construir UIs, mas o problema dele não é sobre a construção de UIs em si, mas sobre a instalação de plugins e, para este propósito criamos o fórum de Ferramentas.

Pois é, reflexo disso tudo, sem dúvida. Eu sempre fui meio contra este lance de segregar quem sabe muito de quem está começando, mas estou começando a rever meu conceito neste caso. Acho que o GUJ era mais útil e interessante quando éramos mais “elitistas”, mas enfim…

BTW, sobre o Mr. Google, usuário deste fórum, isso foi criação minha e do CV, quando tinhamos mais tempo livre e menos gente neste fórum.

RodrigoSol

Quando comecei com java adorava ver o pessoal discutindo coisas ultra-hype aqui, isso me fazia correr atrás pra saber do que o povo tava falando, normalmente essas discussões ultrapassam java e entravam em pontos conceituais de programação e desenvolvimento de software.

Essa foi a maior contribuição que o GUJ me deu, quando preciso fazer algo que não sei, o google é mais eficiente do que qualquer GUJ, mas ele não amplia meus horizontes, ele não me interrompe no meio de uma busca por ?What is Classpath?? com o um popup dizendo: ?Você sabe o que é DSL, mané??.

Outro ponto que mudou muito foi o humor das respostas, antes era divertido ler as mensagens, era freqüente ver tiradas inteligentes. Até o humor negro do CV com os iniciantes faz falta.

renatosilva

Miguxus do GUJ foi ótima uahuahhuahuahua

cv1

RodrigoSol:
Até o humor negro do CV com os iniciantes faz falta.

Achar que eh humor negro eh coisa de preconceituoso que nao entendeu a piada.

RodrigoSol

cv:
RodrigoSol:
Até o humor negro do CV com os iniciantes faz falta.

Achar que eh humor negro eh coisa de preconceituoso que nao entendeu a piada.

Isto é paradoxal, seria eu preconceituoso, vc preconceituoso ou ambos não entederam a piada?

jack_ganzha

Isso é verdade para um universo muito grande do fórum, mas não é o caso mais comum. Então, sim, uma motor de busca faria muito bem ao fórum. No mais, quem diabos iria querer ler posts escritos com “miguxo” e “axxim”? As pessoas sequer iriam procurar por esse tipo de coisa, ou seja, o filtro é meio natural.

O problema é que existe uma diferença entre o que os usuários lêem e o que a administração acha que eles lêem. Por isso é mais interessante ter uma mensagem de aviso dentro da text area na qual se escreve o posts: não tem como não notar. Fora o fato de ser complicado para boa parte dos usuários discernir exatamente em qual fórum postar. O que é “java avançado” e o que é “java básico”? Quando exatamente deixa de ser básico?

valeuz…

Criado 7 de fevereiro de 2007
Ultima resposta 18 de fev. de 2007
Respostas 72
Participantes 30