Pesquisar no google como resposta?

Pessoal, seguido vejo o pessoal respondendo às perguntas com um “pesquise no google”… eu acho que este tipo de resposta não leva a nada. Se acha que o cara não pesquisou, então não responde nada, vai poupar o tempo de ambos. Além disso pode aparecer outro colaborador com boa vontade de responder a pergunta.

Bom inclui a ladaínha acima para propor colocar como regra evitar este tipo de resposta, pois toda vez que ela aparece ocorrem desentendimentos. Eu abri este tópico depois de ler este: http://www.guj.com.br/posts/list/51701.java

Apesar de saber que muita gente não pesquisa direito, um assunto que pode parecer simples para alguns achar material de qualidade, para outros é bem difícil, e uma orientação além do google pode ser bem interessante.

A maioria das respostas “pesquise no Google” aparece para perguntas mal-formuladas. Não adianta muito o pessoal ter boa vontade para responder se quem faz a pergunta não tem boa vontade para perguntar.

Por exemplo, o rapaz do tópico que você citou. Ele não especificou o que ele precisa saber sobre SOA, nem especificou qual necessidade relativa a SOA ele tem. Eu não vejo como alguém poderia dar uma resposta melhor que os 10 primeiros resultados do Google tendo só um “preciso de material sobre SOA”.

Eu entendo até o pessoal que manda outros procurarem, pois se quiser ver a quantidade de tópicos que se criam sem que a pessoa nem tenha pesquisado, tanto por falta de habilidade em pesquisa quanto em preguiça.
Quando pessoas fazem perguntas retóricas ou de assunto esparso (como o do tópico indicado) mas é claro que vai tomar um google na cara. Quantos tópicos não tem de “JavaMail”, “Como iniciar em Java”, “jasperreports”, “SOA”, “AOP”, entre outros milhões que tem repetido muito tanto aqui no fórum quanto em outros lugares.
Ignorar todos os tópicos assim iria gerar uma impressão de descaso, como que se a galera do fórum se considerasse elite.
Quando a pessoa se digna a procurar e fala que não achou uma parte específica de algum assunto tão grande (como o próprio SOA) eu dou razão para ela. Mas quando há um tópico de “Quero tudo pronto” e nem fala se procurou, onde procurou, pelo quê procurou, não me importo de ela receber respostas assim.

Até!

How to Ask Questions The Smart Way

Leitura obrigatória pra quem está iniciando seu convívio em fóruns e afins.

Na verdade a pergunta é tão vaga que duvido que mesmo algum dos 10 primeiros resultados do google sirvam.

[quote=s4nchez]How to Ask Questions The Smart Way

Leitura obrigatória pra quem está iniciando seu convívio em fóruns e afins.[/quote]

Como tem gente que “nao gosta” de ingles:
:arrow: Como Fazer Perguntas.

[quote=“gui”]s4nchez wrote:

How to Ask Questions The Smart Way

Leitura obrigatória pra quem está iniciando seu convívio em fóruns e afins.  

Como tem gente que “nao gosta” de ingles:
Como Fazer Perguntas. [/quote]

Como tem gente que “nao gosta” de ler coisas tecnicas ou interessantes:
http://forum.devmedia.com.br/viewtopic.php?t=78253&sid=5714a415c4c0da5252fdf829a1d3dcee

Bom, esse negócio é difícil, como a gente vai julgar alguém pela simples pergunta de texto? …

[quote]Pq há aqueles q tem pura e simples preguiça de descrever o q quer.

Pq há outros q acham q vc vai deduzir com uma grande bola de cristal o q ele quer.

Pq ele tá com uma preguiça danada de pesquisar e ficar abrindo link por link, lendo texto por texto, então, é mais fácil algum idiota responder com o link certo.

Pq o cara pode ter vindo com boas intenções, mas ainda não desenvolveu seu cérebro o suficiente pra saber q o google pode sim responder perguntas, e a caixinha buscar serve para pesquisar sobre o q vc quer, no caso o problema.

Pq ele não tem paciência alguma pra esperar alguns anos enquanto o sistema processa e faz a lista de resultados do q ele pesquisou.

Pq o cara tá desesperado, trampando o dia inteiro e estudando a noite, e ele tá tão ocupado, coitado do bicho, q não tem tempo pra nada, então pergunta, alguém responde mesmo com um link, e assim ele não perde nota ou não fica desempregado.

Pq (seguindo a mesma linha do anterior) deram pro cara uma pilha enorme de coisas a fazer; o cara já tá suando frio, quase tendo um ataque de nervos pra resolver tudo naquele mesmo dia, e ainda com um funcionário chato ali ou mesmo um chefe chato ou ainda um telefone horrível tocando sem parar. então, coitado, o cara não tem outra opção, a não ser perguntar, resumir ao máximo o q qer pq não tem tempo pra nada, nada mesmo.

Pq o cara simplesmente digita na pesquisa do fórum “Por que o eclipse dá uma mensagem de error classblablablablabla.blabla” ou o q é pior, só digita “erro eclipse”. o q acontece é, ou q não tem quase nenhum resultado q lhe antenda (ou mesmo nenhum, nada, zero) pelo tamanho do q o cara digitou na pesquisa ou sai milhares de coisas totalmente nada a ver, pq ele digitou duas palavras q são extremamente comuns num fórum: erro e eclipse.

Pq o cara olhou o primeiro resultado do google, foi olhando os resultados da busca aqui do forum sem entrar, tentando ver se tinha no titulo dos tópicos exatamente a descrição do seu problema pessoal em relação a informatica e tal.

Pq o cara fez de tudo pra pesquisar, coitado, leu tantas coisas, ficou irritado em conhecer coisas q não conhecia, ou a muié ou o filho ou a mãe ou o pai ficaram torrando fazendo perguntas idiotas quando já tava estressado, q a única opção do coitado, foi perguntar.

Pq, finalmente, o cara pode ter ficado um longo, longo, loongoo tempo pesquisando em diversos lugares, fóruns, mas coitado, não achou nada, então, ele respira fundo, e pergunta (é, isso pode acontecer, vc sabia?).

Talvez tenha mais.[/quote]

EDITADO: Então, se vc achar q algumas dessas hipóteses, faça uma dessas duas coisas:

Ou ignora o tópico, não perde seu preciosíssimo tempo de um cara bem sucedido q sofreu na vida e quer q o os outros sofram também (ou não, né);
Ou responde com um link, tirando a dúvida.

Então, por favor, use a parte da sua cabeça q é inteligente, e faça uma dessas duas coisas. Não use a parte idiota e perdedora de tempo da sua cabeça, respondendo com perguntas chatas q ninguém gosta (mesmo q quem postou a pergunta, seja mais chato ainda), economizando tempo e tópicos como esse, etc… É um bem para a humanidade.

Bom, seria legal também, se aquelas pessoas q respondem informando os erros de português de quem perguntou, seguissem essa mesma regra de dois:

Ou ignora, se vc não entendeu o q o cara perguntou devido a seus erros de portugues;
Ou responde se vc entendeu com a resposta q ele quer.

Tenho crtz, os caras q serão ignorados pensarão pq foram ignorados, formularão melhor a pergunta, ou finalmente resolverá buscar com descência, ou ainda pedirão pelo amor de deus (se for o caso da pessoa estar desesperada entre emprego e estudo).

… E o mundo ficará melhor. Tópicos como este, são inúteis, sinto muito (é igual aqueles foruns internacionais q nada decidem, hehe).

Eu acho que em vez de olhar isso do ponto de vista de “Perguntas ruins merecem uma resposta boa?” nós devemos pensar em qual é o nosso objetivo.

Quando alguém faz uma pergunta mal-formulada, nós devemos:
-Fazer essa pessoa sofrer tanto quanto nós sofremos tentando entender a pergunta.
-Tentar fazer com que ele perceba quanto é mal-formulada a pergunta e tentar ajudar ele em formular melhor sua pergunta (assim como suas perguntas no futuro).

Assumindo que nossa meta é melhorar a comunidade, de manter GUJ como um lugar bacana… responder isso deveria ser fácil.

Sarcasmo e grosseirismo são simplesmente péssimas formas de comunicar qualquer coisa.

Com um atitude inteligente e legal vamos conseguir o respeito das pessoas e com o respeito vamos conseguir com que eles escutam nossos conselhos e com sorte aprendem fazer perguntas melhores.

Talvez seria legal alguém formular uma resposta padrão, polida com um link para as regras do fórum, outro para um daqueles “antes de você perguntar…” e mais uma para essa guia de como fazer perguntas.

E isso não é uma crítica do Phillip (que na minha opinião contribui bastante para o bem da comunidade), nem do Ederson, e sim uma observação geral. Ao mesmo tempo, não necessariamente concordo que a pergunta sobre SOA seja particularmente ruim. Eu ainda lembro quando eu estava querendo me aprofundar no assunto, gastei bastante tempo indo pelos resultados do google, etc. Então se alguém tivesse compilado uma lista de recursos de qualidade no assunto (quem sabe, poderia ter uma na wiki do próprio Shoes) seria um bom atalho para qualquer um querendo aprender sobre SOA.

Eu também não estou criticando o Phillip ou o Ederson… apenas gostaria de rever esta questão do google. Existem vários tópicos com respostas parecidas, tomei este como exemplo pois foi o último que vi. Até gostaria de me desculpar com eles.

Mas a questão que eu levantei é a seguinte, por mais elaborada e complexa que uma pergunta possa ser, vai ter uma resposta do google… alguns acham a resposta mais rapidamente outros penam pra conseguir, por isso não acho adequado este tipo de resposta.

Mas o objetivo não é criar polêmica e sim melhorar ainda mais o forum!

Se eu quisesse ler sobre SOA, iria querer o melhor artigo possível, o que o Google não dá, pois é uma máquina fria. A wikipedia quase nunca é uma boa idéia (sem didática).

Mas também a maneira como a pessoa pergunta às vezes é bem esquisita , e parece que nem volta mais pra ver as respostas.

Eu acho que passar o link para as regras do fórum é melhor que mandar “tomar no google”, soa um “simancol” menos agressivo…

Poderia ser criado um botão especial para os moderadores que envia um post padronizado (e/ou PM) para a pessoa, o que acham?

Olá,

De tempos em tempos essa discução volta ao GUJ.

Daqui a pouco poderemos criar um…“Você procura por…”

http://www.guj.com.br/posts/list/20525.java

http://www.guj.com.br/posts/list/23631.java

http://www.guj.com.br/posts/list/30/48235.java

http://www.guj.com.br/posts/list/21110.java

Não estou criticando ninguem também é só para lembrar que esse tipo de discução já é bem antiga e não tem uma solução, pelo simples fato de no foum terem pessoas com pensamentos diferentes.

]['s

[quote=fabgp2001] Olá,

De tempos em tempos essa discução volta ao GUJ.

Daqui a pouco poderemos criar um…“Você procura por…”

http://www.guj.com.br/posts/list/20525.java

http://www.guj.com.br/posts/list/23631.java

http://www.guj.com.br/posts/list/30/48235.java

http://www.guj.com.br/posts/list/21110.java

Não estou criticando ninguem também é só para lembrar que esse tipo de discução já é bem antiga e não tem uma solução, pelo simples fato de no foum terem pessoas com pensamentos diferentes.

]['s[/quote]

Relaxem, q vai vir outros tópicos ainda, e não existe solução pra isso.

HUMANOS!

Tem q aprender q ninguém é igual a ninguém, cada um terá sua opnião, etc.

E o q é o ponto: cada um pensa de algo, de outra forma.

Se vc acha q a resposta q o pcalcado deu é errada, saiba q nem todo mundo acha isso, e talvez, até o próprio pcalcado, tinha a melhor das intenções, mas é claro, como cada um vê o mundo de um forma, tem aqueles q acham q ele foi grosseiro e errado.

É tão simples. Não é?

As vezes vc mesmo pessoalmente fala pra alguma pessoa algo na melhor das intenções e ela interpreta isso como um mal.

Então, COMO VCS SABEM Q UMA RESPOSTA “PROCURE NO GOOGLE” É UMA FORMA DE MANDAR O CARA SE LIGAR? Saiba q vc tem uma interpretação diferente de cada um, então, esqueça isso.

Outro exemplo q vou dar de interpretação naquele tópico, além da resposta do pcalcado:

Qualquer um poderia entender errado e falar q o cara aqui estava sendo satírico. Outra pessoa poderia ter entendido q ele tá falano verdade.

Então, mutano, não se preocupe, vc pode ter entendido q a resposta q o pcalcado (q tanto já ajudou o fórum) deu, pode ter sido grosseria, mas outras pessoas não. Então, eu acho q respostas assim, tem sim q continuar sendo dadas (se a pessoa quiser ajudar).

VAMOS DEIXAR AS PESSOAS RESPONDEREM COMO QUISEREM SEM INTERPRETAÇÕES MALDOSAS.

A não ser q vc q vai responder, tá pensano numa resposta bem grosseira só pra azucrinar o cara (AÍ, É MELHOR SEGUIR A REGRA DE 2, uhauahua).

sma, eu não entendi a resposta como grosseira, pelo contrário… só acho que esse tipo de resposta não agrega nada a um forum e, portanto, poderia ser evitada.

http://www.freewebtown.com/booble/

COmo já dito este assunto já foi debatido milhares de vezes no GUJ, basta procurar no Google antes de postar :wink:

Sinceramente? O GUJ tem passado por uma fase ‘ok, ok, vamos ser bonzinhos’, muitos de vocês nem sabem do que eu estou falando porque não conheceram o fórum antes. O ponto é que antes havia muito mais gente interessante produzindo conteúdo por aqui, hoje em dia temos cinquenta mil vezes a mesma dúvida banal.

Eu prefiro o GUJ antigo onde ensinávamos as pessoas a se virar ao invés de repetir todo dia a mesma coisa.

É fácil concordar com essas:

A) um GUJ com um monte de pessoas interessantes produzindo conteúdo seria bom.

B) ensinar as pessoas a se virar com questões básicas seria bom.

C) se o pessoal procurasse no google antes de perguntar seria bom.

Agora… como é que nós vamos conseguir essas coisas? Através de mandar o pessoal “procurar no google”? Sério?

Kathy Sierra: Building a successful online community

Acho que a questão de ter gente produzindo material interessante aqui é um problema mais da falta de presença dos mais antigos do que da entrada de novos usuários. Tem muita coisa acontecendo por aí, tem muita coisa pra ser discutida mas nós não estamos puxando assunto, não estamos procurando abrir espaço pra essas discussões e essas coisas não vão cair do céu não.

Antes, o pessoal entrava no GUJ e via as discussões sobre CMM, VOs e programação procedural, DAOs VS Repositórios, Java VS Rails, mas hoje qual é a grande discussão que agente tem?

O fórum está virando cada vez mais suporte técnico e cada vez menos um espaço pra se discutir e falar sobre novas idéias. Acho que temos que colocar a mão na concência e ver que tem muita gente que não sabe de nada e vai continuar sem saber porque eles não vão achar essas coisas facilmente por aqui não.

Acho que nós temos que ser educados com o pessoal e ajudar eles a sair da inércia, cedo ou tarde o cara termina aprendendo a se virar sozinho, mas nós temos que dar espaço pra que isso aconteça, sem a oportunidade ninguém vai chegar a lugar nenhum, eu e muitos outros que respondem aqui hoje são uma prova disso, ninguém chega sabendo de tudo, aprende com a convivência. Antes de ser qualquer coisa, nós somos uma comunidade e uma comunidade não vive sem os seus membros, por mais diferentes que eles sejam.

Até pouco tempo atrás o GUJ era praticamente uma panelinha, onde apenas alguns poucos discutiam e produziam material de ótima qualidade e foi exatamente isso que trouxe esse monte de gente pra cá, o alto nível do que sempre foi discutido aqui, não podemos simplesmente jogar essa galera nova pra fora do barco nem muito menos acabar com tudo o que foi construído nesse tempo.

Java hoje é mainstream, virou o novo delphi. Centenas de empresas pegam programadores mal preparados dão um livrinho mal traduzido pro sujeito, e mandam ele se inscrever no GUJ pra tirar as dúvidas, e três meses depois botam o cara pra programar o novo sistema de contas corrente de algum banco mega.
Antes, era uma coisa do pessoal que estava na ponta. Então é normal que todas as listas de discussão em Java passem por essa crise. É quase inevitável. Ao contrário dos asiáticos, nós postamos na linguagem local, então nossas listas também não tem pessoas do mundo tudo, o que reduz o universo de pessoas com coisas interessantes à postar (embora, por outro lado, nos salve da multidão de indianos com perguntinhas classpath).

O GUJ é o TSS.

Precisa virar InfoQ.