Pesquisar no google como resposta?

[quote=pcalcado]O GUJ é o TSS.

Precisa virar InfoQ.[/quote]

E a pergunta é, quem é que vai fazer isso?

Eu fico muito triste vendo algumas pessoas perdendo a paciencia em responder a mesma perguntar ou de ver uma pergunta simples no forum. Ja falei para todo mundo: nao gostou, nao responde.

Mas entendo a necessidade de ter algumas conversas mais alto nivel. Minha sugestao seria criar um forum novo, ou revitalizar o de padroes e arquitetura, e la sim filtrar melhor.

O que acha?

Li todos os posts e não entendi o motivo da discussão…acho a resposta “já tentou o google” absolumente aceitável.

Ninguem aqui tem obrigação de responder nda, é um fórum de discussão, não um suporte técnico.

Basta ter bom senso nas perguntas que são feitas, hoje mesmo li aqui no fórum pela porrésima vez, pq nem enésima é mais, “porrésima” eu que inventei… :D, perguntando sobre sobre temas de TCC…quem já está aqui no fórum a um certo tempo não aguenta mais ver perguntas desse tipo, e do tipo “minha aplicação não compila, pq?”…

Custa dar uma pesquisada antes de vir aqui e postar uma pergunta…eu acho que não custa…

[quote=Paulo Silveira]Mas entendo a necessidade de ter algumas conversas mais alto nivel. Minha sugestao seria criar um forum novo, ou revitalizar o de padroes e arquitetura, e la sim filtrar melhor.

O que acha?[/quote]

Acho que está na hora de deixarmos de achar e começar a fazer :wink:

Vamos começar a puxar as discussões por lá então :smiley:

Acho que os ultimos meses ja mostraram o suficiente que nao adianta ter uma categoria razoavel enquanto or esto do forum caminha para o marasmo.

a questao é bem simples: o que o GUj quer, numero de usuarios ou qualidade?

A resposta que é complicada. Abrimos mão da qualidade pelo numero de usuarios e tendo concordado com isso antes acho que foi um pessimo passo, um erro quedeve ser corrigido.

[quote=pcalcado]
Abrimos mão da qualidade pelo numero de usuarios e tendo concordado com isso antes acho que foi um pessimo passo, um erro quedeve ser corrigido.[/quote]
Corrigir como? Com respostas secas para enxotar quem (supostamente) não deveria ter entrado no GUJ?

[quote=Paulo Silveira]
Eu fico muito triste vendo algumas pessoas perdendo a paciencia em responder a mesma perguntar ou de ver uma pergunta simples no forum. Ja falei para todo mundo: nao gostou, nao responde. [/quote]
Assino em baixo.

[quote=Paulo Silveira]
Mas entendo a necessidade de ter algumas conversas mais alto nivel. Minha sugestao seria criar um forum novo, ou revitalizar o de padroes e arquitetura, e la sim filtrar melhor. [/quote]
Deixa ver se entendi: abandonar o GUJ e criar um forum só pra “elite”?

Não, simplesmente fazer o figurinha se dar conta que resposta de bandeja deve ser buscada no google e se ele quer realmente ajuda, também tem que fazer sua parte.

Não, simplesmente criar uma área mais moderada onde só ocorram discussões mais alto nível - coisa que antigamente tinhamos aos montes até no off-topic.

Não, simplesmente fazer o figurinha se dar conta que resposta de bandeja deve ser buscada no google e se ele quer realmente ajuda, também tem que fazer sua parte. [/quote]
Um resposta padrão poderia resolver esse problema. Do tipo: “Novato, por favor consulte Antes de você perguntar… antes de utilizar o fórum”.

[quote=plentz]

Não, simplesmente criar uma área mais moderada onde só ocorram discussões mais alto nível - coisa que antigamente tinhamos aos montes até no off-topic.[/quote]
Mas por que essa discussão tem que ser numa área “mais moderada”?

Todos os fóruns tem um tópico em destaque com exatamente este título. Se ele não deu bola quando foi colocar sua dúvida, porque daria depois de alguém falar pra ele?

Porque hoje, as área java básico, java avançado e etc não sofrem uma moderação muito ferrenha para verificar se o usuário colocou a dúvida no lugar certo (até porque fica realmente difícil avaliar as vezes quando é uma pergunta básica/avançada). Perguntas como “como configuro o classpath” ou “estou recebendo um LazyInitializationException do hibernate” seriam movidos para fora sem nem pensar duas vezes. Na verdade, a primeira questão merecia uma das respostas bem “secas”.

Acho que para o bom funcionamento do fórum as pessoas devem assumir:

1. Quando fulano postou, ele já fez o maior esforço que podia para achar a resposta. Talvez ele seja iniciante e esse esforço nos pareça ridículo, ainda assim, cabe a nós auxilia-lo.

2. Se ele faz uma pergunta muito genérica, ou se faz alguma coisa que poderia ser facilmente achada no Google, é melhor assumir que ele não está sabendo formular a pergunta e orienta-lo para que ele pergunte corretamente.

3. Quanto às discussões filosóficas que aconteciam antigamente, acho natural que com o aumento da popularidade do Java, o número de iniciantes aumente. Até por isso existe um fórum chamado “Java Básico” por aqui, não é? O fórum Java Avançado especifica tecnologias java, como Sockets. Muitos marinheiros de primeira viagem vão postar coisas lá, por estarem tentando usar sockets a primeira vez. Se vocês querem um local livres de iniciantes, criem o forum “Profissionais Java” e especifiquem que é para quem já trabalha e que é um lugar onde dúvidas básicas não devem ser postadas. Se o perfil dos usuários do fórum mudou, é o forum que deve mudar junto, não os usuários. Sobre o primeiro existe controle, já sobre o segundo…

4. E como já foi dito, se não gostou da pergunta não responda. Tão ruim quanto ler uma pergunta mal formulada é ver uma resposta mal educada.

5. Finalmente, vale lembrar que quem é iniciante por aqui será o futuro profissional Java. E muitos dos iniciantes serão ótimos profissionais, mesmo que hoje não saibam nem procurar no Google. Mante-los no fórum é contribuir para o aumento da comunidade, inclusive a de Gurus. Se o cara desiste a vai para o Java free, quando ele manjar horrores da linguagem, não estará mais por aqui.

Acho que o que está acontecendo com o fórum é que realmente não há muito assunto pra discutir, tudo já foi discutido entres os frequentadores assíduos. Aí chegam os usuários novos, que ainda estão num nível básico, e são enxotados daqui, então aprendem a se virar sozinhos e por isso não retornam ao fórum mais, que é “aquele lugar onde me mandavam procurar no google”.

Eu por exemplo quase me deixei levar por isso no início (quase não, porque eu mudei pro JavaFree, e só voltei pra cá por causa do ataque que detonou o fórum).

Quanto ao google, insisto na questão da mensagem padrão, existem maneiras e maneiras de educar e repreender um usuário. Outros fóruns funcionam assim. As respostas padrão poderiam ser postadas por um botão de atalho pelos moderadores (você está mandando a pessoa procurar no Google, mas sem ofender).

[quote=Maurício Linhares]O fórum está virando cada vez mais suporte técnico e cada vez menos um espaço pra se discutir e falar sobre novas idéias.
[/quote]

Eu tenho a impressão de que novas idéias não são muito bem vindas na comunidade Java, porque pressupõe criticar o próprio Java (= pecado) em busca de algo melhor. Você é visto como apenas um troll idiota que não sabe usar a tecnologia (como se isso fosse sempre ruim), em vez de uma cabeça pensante tentando melhorá-la. Quem aqui é louco de dizer que Swing é uma merda? E que Anotações são uma gambiarra? E que a linguagem é pouco legível? E que JavaBeans são ridículos? :stuck_out_tongue: Acho que aí sim teríamos discussões interessantes.

Tudo que vem é aceito como se fosse divino, ohhhhh EJB, ohhh Swing, ohh JavaBeans, chiquérrimo…

Quanto à falta de assunto não vejo muita solução, nem pelo fórum, mas pelo Java em si, que como disseram se tornou mainstream e vive capengando à base de inúmeros remendos que são vistos como benção divina pela maioria.

Todos os fóruns tem um tópico em destaque com exatamente este título. Se ele não deu bola quando foi colocar sua dúvida, porque daria depois de alguém falar pra ele?[/quote]

A respostá é óbvia.

Disse tudo…

Todos os fóruns tem um tópico em destaque com exatamente este título. Se ele não deu bola quando foi colocar sua dúvida, porque daria depois de alguém falar pra ele?.[/quote]
Eu sei que todos os fóruns tem tópicos com esse título e foi isso mesmo o que eu quis dizer: encaminhar o novato para esse tópico.

Respostas ríspidas soam como desabafo. Na boa, não perceberam que não ajuda em nada?

Como já disse esse assunto já foi discutido inúmeras vezes e os argumentos aqui não são novos. Acontece que a cada X meses entram usuarios novos no forum que se chocam com este tipo de resposta e abrem um topico deste, antes de procurar por outros parecidos no Google.

Alguns destes usuários acabam ficando e se tornam bons colaboradores, os mais chocados vão para um lugar onde tenham mais paciência. Para mim esse ecossistema sempre funcionou e deve voltar.

Dizer que tudo já foi discutido é uma bobagem. Java não inova mais faz um bom tempo mas existem discussões sobre suas tecnologias que duram décadas e ainda não foram sanadas, surgem tecnologias novas e discussões sobre como adaptar ou comparar Java a elas além dos eventuais desafios que sistemas proporcionam.

É uma simples questão de aumentar o nível do fórum ou entrar no commodity. Converso quase que diariamente com boa parte dos frequentadores antigos deste fórum e cada vez menos eles passam por aqui simplesmente porque não há nada de útil para ler. A grande maioria dos tópicos é de iniciantes peguiçosos que não fazem uma pesquisa, liões de casa e trolls.

É preciso nivelar para cima.

Há mais de quatro anos atrás quando o GUJ estava começando, dava gosto de participar das discussões e de responder toda e qualquer pergunta que aparecesse. Hoje se vê que ninguem daquela epóca, em meados de 2002, 2003 tem ânimo para se quer para ver as mensagens da página inicial.

Confesso que eu mesmo já torrei muito a paciência de pessoas como o Paulo Silveira, Carlos Vilella, Bani, Refael Steil, Louds, dentre muitas outras. Essas  pessoas eram ávidas frequentadoras do fórum, e que eu me lembre, nunca  se negaram a tirar duvidas dos novatos e nunca mandaram as pessoas procurem no google a resposta para qualquer que fosse a pergunta. Antes se via que as pessoas que frequentavam o GUJ eram mais humildes e tinham mais respeito para com os mais novos de casa e que estavam começando com java.

Acho que o que falta por aqui, especialmente a algumas figurinhas carimbadas, um pouco de humildade e tolerância. Não é quantidade de mensagens postadas por dia que mostra o quanto ela contribui com o fórum, mas sim com a qualidade de cada resposta dada a cada pergunta deste fórum. Existem pessoas que chegam a ter 1/10 das mensagens de alguns Forum Spammers por aqui, mas que demonstram ter 10x vezes mais qualidade do que o monte de mensagens postadas por estes seres supremos, donos da verdade, como alguns por aqui.

Pode ser que sim, mas o problema não foi resolvido. Você poderia ajudar com novos argumentos, embora não pareça muito disposto.

[quote=pcalcado]
Acontece que a cada X meses entram usuarios novos no forum que se chocam com este tipo de resposta e abrem um topico deste, antes de procurar por outros parecidos no Google.[/quote]
Chocar os outros parece bom? A culpa é deles?

Isso foi tipo um “ponto final”, não foi? Pode ser que tenha entendido errado, mas pareceu que você está “pedindo” para os que discordam dessa opinião simplesmente aceitarem isso.

É desistimulante participar de fóruns que tenham hierarquias, onde as palavras de um valham mais do que as de outros por motivos que não o da meretrocracia.

[quote=pcalcado]
É preciso nivelar para cima.[/quote]
Estamos todos do mesmo lado e penso que todo mundo concorda com isso.

Minhas opiniões e sugestões estão aí. Espero não ter que seguir o conselho do pcalcado.

Na boa, acredite, depois de alguns anos frequentando esse fórum, vc ralando aprendendo coisas novas, comprando livros, lendo artigos, tutoriais, indo em reuniões de jugs, eventos java, trabalhando pra caramba, e vê um cara fazendo uma pergunta fácil, vaga e mal formulada que ele vai achar a resposta na primeira ocorrência de uma simples busca no Google, vc vai querer manda-lo fazer uma busca no Google.

[]'s

Rodrigo Auler

Acho que isso vai de cada um, Rodrigo. Claro que sou um membro relativamente novo do fórum, mas não vejo isto acontecendo comigo.

E na minha opinião não é questão de se você quer mandar alguém fazer uma busca no google ou não. É sobre se você acaba fazendo isso ou não. E a forma de como você faz isso.

Dependendo seu nível de conhecimento, você pode encontrar qualquer coisa no google, então poderíamos criar um feature no JForum que para todo novo topic criado faz um post instruindo a pessoa fazer uma busca no google. :slight_smile:

Ao mesmo tempo, até as feras confessem que às vezes é difícil fazer a busca certa.

Concordo com Phillip que dificilmente tudo já foi discutido. Talvez uma razão para não ter tantas discussões interessantes aqui é que a gente acaba blogando os assuntos mais interessantes?

E se eu tivesse que escolher entre começar mandar usuários embora e a sugestão do Paulo de criar um novo fórum (dentro do GUJ), iria escolher o novo fórum. Acho que vale a pena tentar isso. Se bastante gente coloca bastante esforço nisso acho que é possível criar uma área que satisfaz até os que não querem ver as dúvidas dos iniciantes.

Concordo, eu muitas vezes quero mandar, mas nunca mando, no máximo posto um link com a busca. Prefiro não responder nada do que dar margem a discussão sem sentido. Isso me faz pensar “pq postei nesse tópico?”.

Concordo, tb. Tem assuntos que realmente tem que ter alguma base pra conseguir achar alguma coisa no Google, mas não conseguir achar como enviar e-mail em java, por exemplo, é pura preguiça.

Criar fórum novo acho que não vai adiantar. Isso é um problema que sempre vai ter e vamos ter que conviver com isso. O máximo que podemos fazer é não ser grosso com as pessoas e não nos sentir ofendidos por alguém falar pra procurar no Google, se falado educamente.

[]'s

Rodrigo Auler

Todos os fóruns tem um tópico em destaque com exatamente este título. Se ele não deu bola quando foi colocar sua dúvida, porque daria depois de alguém falar pra ele?.[/quote]
Eu sei que todos os fóruns tem tópicos com esse título e foi isso mesmo o que eu quis dizer: encaminhar o novato para esse tópico.

Respostas ríspidas soam como desabafo. Na boa, não perceberam que não ajuda em nada?[/quote]

Este post do Rafael me deu uma idéia para uma sugestão pro forum. Não sei se já viram, mas em outros foruns, não me recordo se nesse tem também, aparece uma janela dizendo que você tem uma mensagem nova bem em cima da tela. Poderia ser feito algo semelhante pra que quando o usuário entre pela primeira vez ele veja uma janela dando as boas vindas e indicando para ler este tópico primeiro, ou ainda uma cópia do que estiver no tópico ser apresentada diretamente na janela…

Bom, é uma idéia.

Sobre falar para pesquisar no google, não vejo maiores problemas, ainda mais se der as palavras chave certas pra pessoa.

Flw