Acho que muita gente do fórum alcançou níveis bem altos de conhecimento em Java. Talvez o próprio GUJ tenha sido uma fonte desse conhecimento.
Essas pessoas, agora que estão em um estado mais avançado, se esquecem que ja foram iniciantes e que também precisaram de ajuda, sobem num pedestal e passam a acreditar que nenhuma perguntinha simples é digna de ter uma resposta dada por eles, a não ser que essa resposta subestime quem perguntou, como um “pesquise no Google”.
O fórum ja é dividido em áreas (Basico, Avançado …). Se essas pessoas realmente acham que os iniciantes não são dignos de sua ajuda, poderiam frequentar apenas os fóruns mais avançados e deixar o básico de lado… Esses caras se irritam pois acham as perguntas muito simples… se são tão simples para vc, acho que vc não vai levar muito mais tempo ajudando do que digitando procure no Google.
Eu concordo que alguns tópicos são desnecessário, como foi citado o tema para tcc… bastaria olhar outros tópicos… mas além de iniciantes em Java, temos iniciantes no fórum, que talvez nem saibam que existe a ferramenta de busca.
Ao invés de minimizar os iniciantes, acho que deveria ser feito um encaminhamento desses, e ensiná-los não a fugir do fórum e não perguntar, mas sim a perguntarem nas sessões corretas, onde só quem estivesse afim de ajudar iria olhar. Os que não querem responder questões de iniciantes podem entrar só no Java Avançado e outras áreas mais avançadas e ao se depararem com questões simples, ao invés de mandarem procurar no google, poderiam ajudar e indicar ao usuário que esses tipos de dúvidas devem ser postadas no Java Básico. Se realmente os super poderes não permitirem que ajudem, apenas indiquem a área correta e quem perguntou aguarda q alguém com boa vontade para ajudá-lo responda.
Não sou nenhum Guru em Java, mas tenho me virado bem… Algumas perguntas eu vejo que realmente o Google resolveria, mas mesmo assim, procuro ajudar, mesmo que talvez procurando no Google e indicando o link ou passando direto as informações. Não me custa nada fazer isso, porque simplesmente iria virar as costas?
Realmente é uma discussão que poderia ir muito longe… Mas se o caminho a seguir é “limpar” o fórum de iniciantes, eu, por mais que não me encaixe exatamente nessa área e nunca tenha feito perguntas simples justamente para não ouvir um vai no google, não pensaria duas vezes em deixar de frequentar… talvez ninguém fosse sentir minha falta, mas lembrem-se q qualquer um pode um dia ser um profissional da área reconhecido, e nesse caso, da limpeza, acredito que muitos não voltariam ao GUJ para ajudar um grupo que um dia mandou ele ao Google.
Outro detalhe… o GUJ é bem visto justamente por ser uma fonte de informação rápida e de qualidade. As vezes uma dúvida muito simples é postada pois o pessoal bom do GUJ (com boa vontade) poderia responder em 5 minutos e resolver o problema de alguém, substituindo uma busca no Google, onde vc tem de filtrrar as informações, o que é confiável e o q não é etc… além de muitos iniciantes não saberem quais são as fontes confiáveis de Java. Se o rumo a tomar for a “limpeza”, o GUJ deixará de ser bem visto dessa maneira e passará a ser utilizado apenas por profissionais experientes, que sabem “tudo”, e ai não precisa de fórum, se é pra bater papo liga pra namorada e pronto.