Pessima Entrevista!

54 respostas
A
Olá galera,

Essa eu preciso compartilhar , olha só fui chamada para fazer uma entrevista na segunda-feira dia 22/05 , em uma Consultoria (por etica nao foi revelar) aqui em SP, para o cargo de Programadora/Analista Junior , nunca passei por tamanho desconcerto , a pessoa do RH uma moça digamos teve ter uns 26 anos, entrou na sala se apresentou e logo começaram as perguntas tradicionais de um processo seletivo , ate ai normal , foi quando  partiu para as indagaçoes  como :

*1 indagação: vc é muito extrovertida , como vc lida com a sua atividade de programadora , lidando com diversas letrinhas (rsrsrs) - olha esse comentario , o que te a ver isso…Competencia , disciplina na hora das tuas atividades , comportamentos diferenciados isto é normal !!!

*2 indagacao : Tenho uma grande preocupacao em selecionar pessoas para participar desse projeto , por que sao jovens e tem um clima maravilhoso lá , e vc como lida com pessoas mais jovens que vc ? nessa hora hora me senti um avó (poxa eu tenho 32 anos) e destruidora de ambientes de trabalho tambem!!!
Eu gostaria de saber se algum de vcs meus amigos ja passaram por alguma experiencia desse tipo , pegando RHs tao incompetentes, presos a falsos conceitos , sem ETICA nenhuma…

Agora espero que esta consultoria , mude o quadro ,e capacite mas as pessoas, porque realmente …foi uma lastima um pre julgamento sem procedencia!!!

Abraços a todos , foi só um desabafo

Adriana

54 Respostas

M

Passei por isso também na Consultoria Valenti, veio uma pessoa do RH e começou a fazer um monte de indagações com tom hostil, na minha opinião eles deveriam primeiramente respeitar o Profissional.

jmp

mas, olha so, eu ja trabalhei com uma empresa de staffing.

A questão é: a pergunta/indagacao as vezes é propositadamente hostil, incoerente e ofensiva. Essas perguntas avaliam outros critérios, e geralmente pegam pesado mesmo.

Essa indagacao sobre idade é comum para quem trabalha com computacao e passou dos 30, no monster.com tem uma parte de dicas para entrevista que dizem qual é o objetivo dessa pergunta e o que voce deve responder. A pergunta de idade, no caso, é utilizada para tentar medir sua idade real, geralmente isso acontece quando o pedido para o RH foi especifico na idade (isso é muito mais comum do que parece). Nao posso falar o nome da empresa de staffing, mas +30 só é contratado como PJ para arquiteto e coordenador de projeto. 30+ junior é visto como um “problema”.

Essa é tipica de rh:

Eu realmente nao estou gostando do seu curriculo, por que voce acha que isso tá acontecendo?

Resposta errada: 1- dizer “voce nao sabe ler” 2- ficar sem graça 3- ficar nervoso e negar sem argumento

Resposta certa: tentar mostrar os pontos positivos e principalmente, que demonstrem que voce é um candidato diferente dos outros.

danieldestro

Eu, sinceramente, não achei nada demais as perguntas. Como eu não estava lá para saber o tom, nem o humor da pessoa, então…

Eu não me sentiria mal se me perguntassem sobre trabalhar com pessoas mais velhas ou mais novas que eu.

Obviamente existem péssimos entrevistadores de RH, mas a função deles é identificar se o seu comportamento e perfil se enquadra com a política da empresa.

A

Entao gente , o tom usado foi realmente muito hostil , eu sei que existem pegadinhas …etc e tal mas dessa vez senti que nao houve essa intenção !
Mas fazer o que , continuamos sujeitos a essas coisas no nosso caminho…eu tiro como um pessimo trabalho so isso !
Mas podem continuar com suas opinioes , assim eu vivencio as suas experiencias !!!
Abraços,

peczenyj

Aconteceu com um amigo meu:

Começa entrevista
Entrevistador: em poucas palavras: por que eu devia te contratar ?
Entrevistado: bem, desculpe mas parece que esta empresa não serve pra mim (saiu fora).

jmp

peczenyj:

Começa entrevista
Entrevistado: bem, desculpe mas parece que esta empresa não serve pra mim (saiu fora).

na boa, foi melhor para a empresa que ele tenha feito isso. Essa pergunta é comum e não é hostil, é uma pergunta simples. Com ela, geralmente eles querem saber quais, do seu ponto de vista, são seus pontos fortes e o que você conhece sobre a empresa para aplica-los.

Luca

Olá

Na minha turma de engenharia, um dos formandos já era militar reformado e tinha 30 anos a mais do que a média da turma. Ele foi um bom aluno e aspirava uma posição de engenheiro como qualquer um de nós.

Esta história já é bem antiga. Me lembrei dela ao ler que junior com mais de 30 anos não é visto com bons olhos. Quer dizer então que ninguém na vida pode mudar de profissão? Ninguém pode recomeçar nada? Se for assim então a vida só terá uma escolha. Quem errar então suicide-se.

Adriana, esqueça a tal empresa. Ela não merece você.

[]s
Luca

domingosbernardo

Pensei que era o único a sentir tais inconveniências,

jmp

Luca:
Olá

Na minha turma de engenharia, um dos formandos já era militar reformado e tinha 30 anos a mais do que a média da turma. Ele foi um bom aluno e aspirava uma posição de engenheiro como qualquer um de nós.

Esta história já é bem antiga. Me lembrei dela ao ler que junior com mais de 30 anos não é visto com bons olhos. Quer dizer então que ninguém na vida pode mudar de profissão? Ninguém pode recomeçar nada? Se for assim então a vida só terá uma escolha. Quem errar então suicide-se.

Adriana, esqueça a tal empresa. Ela não merece você.

[]s
Luca

Luca, o mundo não é um lugar perfeito.

Minha experiencia tendo emprego com mais de 50 anos:

• No Brasil é impossível (sim IMPOSSIVEL) demitir funcionarios que estejam há 5 anos de se aposentar. Se demitir, além de 40% de multa do fgts (que de uma pessoa velha é um PUTA dinheiro) vai ter que pagar o salario sem que a pessoa trabalhe por 5 anos. Ou seja, é melhor que cargo publico.

Eu demiti a empregada domestica nessa situacao, ela levou exatamente 72 mil reais. Eu recorri duas vezes, consegui dar o meu carro em acordo, prejuizo de quase 50 mil reais. Ela trabalhou na minha casa 1 ano, mas tinha muito dinheiro no fgts, tive q pagar os 40% de uma vida inteira de trabalho dela.

Luca

Olá

No Brasil realmente a legislação trabalhista virou um monstro e assim poucos patrões se arriscam a oferecer emprego CLT com tudo registradinho na carteira. Não tenho conhecimento desta questão de mandar embora quem tem menos de 5 anos para se aposentar. Sei de outras coisas mais comuns que desestimulam a criação de empregos formais.

Me ative somente à questão de aprovar ou não o candidato para a vaga. Se a vaga é daqueles raros casos de contratação CLT então realmente o contratador precisa ficar esperto com todas as nuances da lei.

[]s
Luca

deniswsrosa

mariozupardo:
Passei por isso também na Consultoria Valenti, veio uma pessoa do RH e começou a fazer um monte de indagações com tom hostil, na minha opinião eles deveriam primeiramente respeitar o Profissional.

hahahhhaha!!!1 valenti eh?? eu me deimti de la essa semana… mew na boa… a galera lah eh fogo msm… qdo v fez entrevista lah???

grprado

Saindo totalmente do assunto do topic:

JMP você vai me perdoar, mas tem grilo nessa história e, provavelmente, ela não foi tão simples assim…

Vale ressaltar que:

1 - Opção ao FGTS de empregado doméstico somente passou a existir em 01/03/2000. Além disso, para que o trabalhador doméstico tenha direito ao FGTS o empregador tem que optar por fazer tal recolhimento. Feito o primeiro recolhimento cria-se à obrigatoriedade de recolher os posteriores.

2- Não existe na história jurisprudencial brasileira qualquer empregador que tenha sido obrigado a pagar a multa sobre o FGTS do trabalhador mantidos em empregador diferente do atual. A legislação do FGTS é clara nesse ponto, você só é obrigado a indenizar aquilo que é de sua responsabilidade, neste caso o ano que a empregada trabalhou para você, isso se você fez o primeiro recolhimento de FGTS ou prometeu que o faria.

3 – Não sei de onde você tirou, mas não existe esse tal direito dos 5 anos.

Com toda a honestidade, mas essa empregada não limpava seu escritório/empresa ou então fazia serviços externos a sua residência? Se sim a história muda totalmente…

Senão, além da empregada você tinha que demitir também o seu advogado e a pontapés.

Leandro_BSB

Muito boa! Só vocês mesmo para deixarem a minha quinta feira menos árida…

De fato, o salário que justificaria uma recisão de 72.000 para uma pessoa que trabalhou 1 ano gira em torno de R$ 20.000,00 por mês, na carteira de trabalho.

boaglio

Adriana,

Tenha em mente duas coisas:

:arrow: os profissionais de RH não são os donos da verdade, eles nunca estão satisfeitos com um currículo… afinal o trabalho deles é esse mesmo de filtrar o perfil adequado para um cargo. Mas não esqueça RH é como qualquer outra profissão:existem incompetentes trabalhando.

:arrow: eu não estava lá e não escutei a entrevistadora e não a vi falando com você (sim, linguagem corporal conta muito! Leia esse livro livro pra saber mais sobre o assunto), mas pela sua descrição eu acho que isso foi um teste.

Isso aconteceu com um colega meu de faculdade, veja se não se parece com a sua situação (parece absurdo, mas é um teste!):

Chega o rapaz na entrevista todo confiante (formado pela UNESP em BCC sendo o primeiro colocado com as notas mais altas):
O profissional do RH se apresenta e dirigem-se a uma sala fechada.
Cinco minutos de conversa o profissional do RH fala com ele:

• Unesp? Mas eu sei que é uma porcaria de faculdade! É um lixo! Qualquer um se forma lá, faculdade no interior é coisa muito fácil.
    Reação dele: claro, ficou puto da vida, ofendido e minutos depois foi embora.

O cara do RH foi rude? Foi, mas isso era um teste! Por que? Pelo simples motivo do currículo do rapaz ter o perfil de cara muito estudioso, normalmente não admite muitas críticas. Na realidade essa “ofensa” foi uma simulação de algo que poderia acontecer na empresa: imagine que você desenvolva por 6 meses um software, no último mês trabalhou 11 horas por dia em média, com final de semana e tudo; chega na hora da implantação o cliente te fala: “tá um lixo esse programa! que droga!” . Ficar puto e ir embora não resolve e certamente isso mesmo que o meu amigo estava sendo testado.

Adriana, talvez a sua reação não era esperada do perfil que ele estava procurando.

marcelomartins

peczenyj:

Começa entrevista

Essa pergunta é normal. Sempre perguntam o porque deveriam contratar, quais as vantagens da empresa em contratar e tal.

Eu até gosto que me façam esse tipo de pergunta, ai eu tenho oportunidade de convencer a pessoa que eu sou o unico cara certo para a vaga :slight_smile:

1112

marcelomartins:
peczenyj:

Começa entrevista

Essa pergunta é normal. Sempre perguntam o porque deveriam contratar, quais as vantagens da empresa em contratar e tal.

Eu até gosto que me façam esse tipo de pergunta, ai eu tenho oportunidade de convencer a pessoa que eu sou o unico cara certo para a vaga :)

Exato, é a famosa questão “você precisa de alguém que tenha habilidades em foo, bar e xpto. Eu tenho experiência em foo, tive um grande sucesso com bar e estudei xpto durante os últimos meses. Você deve me contratar porque ambos teremos vantagens com isso.”

jmp

Nenhuma empresa contrata individuos únicos e insubstituíveis… é bom ter uma boa resposta, mas ser comedido para não exagerar. Se voce exagerar pode demonstrar egocentrismo e, lógico, individualismo.

Boa dica para entrevista: seja uma pessoa tranquila, conhece o que sabe ou não fazer, aceita desafios (como lidar com RH rude), e gosta do que faz. Se usar a retórica que o pessoal costuma usar aqui no GUJ, nem adianta. Tente pelo menos esconder que vocÊ é uma pessoa egocentrica.

Mas acho que esse negócio de entrevista está meio em baixa, a maioria que contrata PJ faz entrevista mais tecnica, etc.

A

Olha meus amigos,

Deixa eu falar , entao boaglio , em relacao ao meu comportamento foi bem estudado , sempre faço isso antes das entrevistas , ja li alguns livros de psicologia comportamental , voltada para os negocios etc…e que realmente foi sem noçao mesmo…mas te agradeço pela dica.
Luca : Obrigada pelo exemplo que vc deu …e te agradeço pela força dada.

Adriana
boaglio

jmp:
Nenhuma empresa contrata individuos únicos e insubstituíveis… é bom ter uma boa resposta, mas ser comedido para não exagerar. Se voce exagerar pode demonstrar egocentrismo e, lógico, individualismo.

Nunca seja insubstituível numa empresa, senão você nunca sobe de cargo!

marcelomartins

Quando eu falei:

• tenho oportunidade de convencer a pessoa que eu sou o unico cara certo para a vaga

eu não disse que vou chegar pro entrevistador e falar:

• eu acho que todos os outros entrevistados são uns bundões e eu sou o único que vai servir pra tua vaga.

Não foi isso que eu disse. O que eu disse foi de ter a oportunidade de o entrevistado relacionar o conhecimento que tem com a necessidade da empresa. Dessa forma, dependendo de como tu falar e expor esse relacionamento, tu pode convencer o entrevistador, que os outros candidatos também eram bons, mas para essa vaga tu é o mais indicado. Obvio que se outra pessoa falar a mesma coisa não deu em nada, por isso eu disse em ter oportunidade. E também tu precisa saber sobre o que a empresa ta precisando.

Tem que se usar a psicologia com essas pessoas que fazem entrevista de emprego :smiley:

peczenyj

Contrata sim :wink:

Rubem_Azenha

A minha entrevista para estagio foi a melhor. Foram dois desenvolvedores Java e eles ficaram perguntando das ferramentas que eles usavam, quais eu conhecia. Depois eu ainda mostrei um pouco do código que eu fiz para o Mentawai. :slight_smile:

cv1

Contrata sim :wink:

Sim, mas vc trabalharia pra uma empresa que so contrata pessoas insubstituiveis? :slight_smile:

peczenyj

Pagando bem, que mal tem ?

cv1

Eh o argumento que todo gigolô usa :wink:

Roger75

Se você está um pouco acima da média de idade das outras pessoas que irão trabalhar com você, tente colocar para o entrevistador características que te valorizem, por exemplo: comprometimento, experiência, etc.
Uma pessoa de mais tempo de carreira geralmente não fica que nem parte da molecada, que só fica zoando o dia inteiro, a pessoa se compromete com os resultados.
E também estude as tecnologias que a empresa vai utilizar, e prove a eles que pode ser alguém que realmente trará benefícios ao ser contratado.

Gabriel

Hmmm, de certo modo está certo, mas acho isso muito relativo.

Tem um cara aqui na minha empresa que por ele tenho um apelido bem carinhoso: O Chato.

O cara tem 35 anos e mentalidade de 15. Mora junto com os 2 avós, só sabe falar de simuladores de vôo, enrola enrola e não faz nada, fica fazendo piadinha sem graça, qualquer coisa é motivo pra ele parar o que tiver fazendo pra dar uma enrolada, cutuca seu ombro do lado direito quando ele tá do esquerdo só pra você olhar e não achar ninguém, etc. Eu fico o mínimo perto dele pra não ter que conversar com ele. Tá aqui faz 2 meses, acho que não aguenta mais 1.

Já eu tenho 19 anos, cumpro sempre meus prazos e me considero um profissional responsável. Zuo sim, mas na hora certa, nos momentos de descontração quando todos estão brincando também.

Como eu disse no inicio, isso é bem relativo…varia de pessoa pra pessoa.

Roger75

Ok, mas veja bem o que eu escrevi:
“Uma pessoa de mais tempo de carreira geralmente não fica que nem parte da molecada…”
Certamente existem os moleques que são muito responsáveis e comprometidos com o trabalho, mas a pessoa com mais idade, por já ter passado por diversas experiências, tende a saber lidar bem com situações complicadas, excetuando o seu amigo de 35 anos.
Coitado, ele quer fazer parte da turma!

jmp

boaglio:
jmp:

Boa. Já aconteceu isso comigo. Não devido a conhecimento tecnico, mas por que ninguem mais conhecia o sistema e não existia documentação útil. Resultado: meu salario subiu, mas por 8 meses eu continuei “ocupando” dois lugares na empresa enquanto passava o conhecimento para um colega. Foram 8 meses de cão e quase tive q voltar ao cargo antigo

Ironlynx

Pior… pessoas ditas insubstituíveis tendem a fazer código mais “insubstituível” ainda… :lol:

Thiagosc

boaglio:

O cara do RH foi rude? Foi, mas isso era um teste! Por que? Pelo simples motivo do currículo do rapaz ter o perfil de cara muito estudioso, normalmente não admite muitas críticas. Na realidade essa “ofensa” foi uma simulação de algo que poderia acontecer na empresa…

Isso é simplesmente falta de educação. Por que inventam tantas lendas sobre “entrevista de emprego”? Transformam uma coisa simples num bicho de sete cabeças. Seria o equivalente a chegar na entrevista, olhar para o curriculum e falar “Nossa! Você é um idiota!”. Que você acha que um ser humano com o mínimo de dignidade faria?

Acho que tive sorte de nunca ter passado por um entrevista assim. Já fiquei p*** com algumas, mas foi pelo fato de achar que o cara não “entrevistou” nada, apenas fez perguntas nada a ver.

Será que é assim em outros países? Acho os brasileiros tão ofensivos 100% do tempo, as pessoas tomam liberdades e falam contigo como se fossem conhecidas de longa data, coisa que em outros países demoraria bastante tempo.

Isso me parece mais uma “entrevista à brasileira”.

bzanchet

Certamente não há uma resposta verdadeira e universal que sirva para todos os indivíduos com o tal “mínimo de dignidade”. Afinal, nem todos reagem da mesma forma, e é isso que eles querem descobrir. :wink:

Thiagosc

bzanchet:

Certamente não há uma resposta verdadeira e universal que sirva para todos os indivíduos com o tal “mínimo de dignidade”. Afinal, nem todos reagem da mesma forma, e é isso que eles querem descobrir. :wink:

Bom, você levando ao pé da letra. Eu realmente acho isso um atentado contra a dignidade humana, e suspeito que seja “coisa de brasileiro”.

Usar uma entrevista de emprego para humilhar a pessoa é realmente o cúmulo do absurdo, coisas do Brasil, mais um absurdo entre tantos.

jc_oz

Caramba, gente, será que é tão difícil de entender que a intenção não é ofender, humilhar, denegrir ninguem?

É apenas um teste, pra saber como você se comporta diante de uma situação dessas. Dependendo de seu comportamento, você é contratado ou não. Simples assim.

Thiagosc

jc_oz:
Caramba, gente, será que é tão difícil de entender que a intenção não é ofender, humilhar, denegrir ninguem?

Não deixa de ser uma humilhação. Se você der um soco na cara de alguém vai influenciar na dor o fato de você ter ou não a intenção de machucar?

O fato é que no Brasil a imagem do malandro, que leva todo mundo na conversa, é amigo do chefe, etc, é preferido em detrimento ao talento.

Agora pensa: porque os EUA colocaram um homem na lua há mais de trinta anos e esse país só conseguiu botar alguém no espaço só agora e ainda de carona, pois nem a tecnologia sequer tem a capacidade de desenvolver?

Aqui você é “mico de circo” e precisa se sujeitar a essas humilhações, lá eles vivem em outro mundo, mas esse outro mundo fica na esfera mental.

Grinvon

Pior… pessoas ditas insubstituíveis tendem a fazer código mais “insubstituível” ainda… :lol:

Essa foi ótima! :lol:

Grinvon

Thiagosc:
bzanchet:

Bom, você levando ao pé da letra. Eu realmente acho isso um atentado contra a dignidade humana, e suspeito que seja “coisa de brasileiro”.

Usar uma entrevista de emprego para humilhar a pessoa é realmente o cúmulo do absurdo, coisas do Brasil, mais um absurdo entre tantos.

Diga a verdade rapaz, você já passou por uma dessas ficou p*** e resolveu sair no meio da entrevista, não esconda pra nós não!

jc_oz

Mais uma vez, a intenção não é humilhar e sim saber como você se comporta em uma situação dessa. Não venha comparar laranjas com abacates. Agressão física é bem diferente. Agora se você acha que meia dúzia de palavras podem agredir o mesmo que um soco na cara, bem, você anda muito sentimental pro meu gosto.

Isso já é outra coisa, outro assunto, outra discusão. Capacidade nós temos, o que não temos é incentivo ($$).

Se você não tem capacidade para reverter a situação, aí sim você tem que se sujeitar a ser humilhado. Depende muito da situação.

Em uma entrevista você tem que provar sim que é o cara. Quem está te entrevistando não te conhece, nunca te viu na vida e está prestes a te colocar pra trabalhar na empresa em que ele é, na maioria das vezes, o maior responsável por isso, então ele tem a obrigação de, em muito pouco tempo, descobrir o máximo que puder de você.

Já assistiu O Aprendiz, versão brasileira do The Apprentice dos EUA? Achou que aquilo só acontece na TV?

marcelomartins

Muito bem lembrado, O Aprendiz é um ótimo programa. E a versão americana é bem mais “carrasca”.

dudaskank

Bem, perguntar por que a empresa deve contratar tudo bem, mas não concordo em ser mal educado pra “testar” o empregado, isso é ridículo.

E sim, palavras podem causar um grande estrago, ainda mais se usadas por quem sabe usá-las…

Sobre o programa, o cara só é carrasco se o cara fez cagada, senão ele até leva pra passear na casa dele hahahaa!

flw

jmp

Muito bem lembrado, O Aprendiz é um ótimo programa. E a versão americana é bem mais “carrasca”.

Só não acho legal ter o Trump. O cara é um sacana, safado, tudo que ele conseguiu foi na base do “jeitinho”. O cara conseguiu acabar com tudo com que ele tinha conseguido de forma torta. Nem a Trump Tower não é mais dele, ele vive de marketing pessoal agora.

Trump subornava operadores da bolsa e vendia opções de ações que ele não tinha. Se alguem quisesse honrar as opções, ele tava @#$@#$. O cara teve sorte e todas viraram pó.

Sami_Koivu

Bom, já aconteceu comigo na Finlândia. Durante a entrevista com a pessoa de uma empresa de RH ele perguntou se eu tinha servido no exercito finlandês e quando ficou sabendo que eu tinha optado pelo serviço não-militar, ele ficou me provocando um bom tempo, perguntando se eu gostaria de morar na pobreza da Rússia (referindo às guerras entre a Finlândia e Rússia), se eu tinha visto como a vida é na Rússia, etc. Não estava acostumado a defender minha posição e fiquei chateado, mas me mantive calmo. No final das contas, fui contratado. Só muito tempo depois que percebi que o cara provavelmente estava intencionalmente me provocando para ver como eu reagiria.

Então, acho que acontece sim em outros países, também. As outras quatro entrevistas na Finlândia foram tranqüilas e as duas no Brasil, também.

[]s,
Sami

C

Thiagosc:
jc_oz:

Não deixa de ser uma humilhação. Se você der um soco na cara de alguém vai influenciar na dor o fato de você ter ou não a intenção de machucar?

O fato é que no Brasil a imagem do malandro, que leva todo mundo na conversa, é amigo do chefe, etc, é preferido em detrimento ao talento.

Agora pensa: porque os EUA colocaram um homem na lua há mais de trinta anos e esse país só conseguiu botar alguém no espaço só agora e ainda de carona, pois nem a tecnologia sequer tem a capacidade de desenvolver?

Aqui você é “mico de circo” e precisa se sujeitar a essas humilhações, lá eles vivem em outro mundo, mas esse outro mundo fica na esfera mental.

segundo o wikipedia
o Bush entrou na faculdade por influência familiar, sem mérito nenhum.
no Brasil vc consegue entrar em uma boa faculdade por influência ???

esse negócio de que EUA é uma maravilha e o Brasil é uma m*** é coisa que a globo põe na cabeça das pessoas

deniswsrosa

[edit]

uahuaua realmente… se vc for insubstituivel quem ocupara’ o seu antigo qdo vc virar chefe??? hein???
[/edit]

jc_oz

deniswsrosa:
boaglio:
jmp:

Descordo totalmente…

Se vc for insubstituivel… como pode subir de cargo???pois quem ocupara’ o seu antigo?? hein???

E não foi isso que o Boaglio disse?

deniswsrosa

jc_oz:
deniswsrosa:
boaglio:
jmp:

Descordo totalmente…

Se vc for insubstituivel… como pode subir de cargo???pois quem ocupara’ o seu antigo?? hein???

E não foi isso que o Boaglio disse?

cara foi maws… eu naum prestei aten’cao antes de postar, ja foicorrigido… vlws!!!

Thiagosc

Já tive alguma experiência em trabalhar com brasileiros e com americanos, embora uma observação mais detalhada (de muito mais anos) seja necessária para uma conclusão decente, o placar parcial está assim:

americanos 1000 x 0 brasileiros

O que mais irrita no brasileiro é que sempre tentam levar vantagem por meios excusos. Isso não é mau caratismo voluntário, é tão entranhada na nossa cultura que as pessoas fazem sem nem pensar.

Americanos são mais fechados, logo mais fáceis e previsíveis e valorizam o mérito e o talento bem mais que brasileiros. A diferença de tratamento é incrível, eu me senti bem mais respeitado e humano trabalhando com americanos.

Thiagosc

Lá está alguém que não pensa além do que está nas fuças.

Errado. O que falta é valorizar o talento. No Brasil se tiver duas pessoas, um que engana bem, não é o melhor mas quebra o galho, e o excelente, o que engana bem ganha.

Esse é um país de “faladores” e não de “fazedores”, e as entrevistas são apenas mais um reflexo da “cultura da imbecilidade” desse país.

Realmente o maior problema não é capacidade técnica, mas acredito que o problema do Brasil seja cultural, essa cultura é a a da sobrevivência e não a da potência.

Pera aí, o que você está avaliando? Um bixeiro carioca ou um profissional? Acho que profissionalismo é essencial 100% do tempo, e tratamento minimamente decente também, e não apenas em entrevistas mas a todo momento.

Esse país é brincadeira! As pessoas acham normal serem humilhadas.

Eu aconselho a todas pessoas minimamente interessadas em ver como é lá fora, que o façam. Nada é perfeito, sempre tem coisas irritantes, mas vocês perceberão o porque esse país é uma m****.

Hoje eu tenho certeza de que se o Brasil for para algum lugar será para o fundo do poço, porque para cima é necessário outro tipo de mentalidade.

Luca

Olá

Tiago, você está agressivo demais. Aqui é um bate papo de amigos. Use seus argumentos com mais perspicácia e menos belicosidade. Do jeito que está escrevendo fica difícil de ler e a deixa má impressão. Um dia você pode precisar de um novo emprego e aqui no GUJ estão seus colegas.

[]s
Luca

Thiagosc

Luca:

Tiago, você está agressivo demais. Aqui é um bate papo de amigos…

Acho que o que existe é uma resistência a idéias divergentes, e a impressão belicosa se dá pelo fato de contrariá-los.

jc_oz

Olha, eu estava quase pra te responder, mas, olhando as mensagens postadas por você no fórum, acho que nem vou perder muito do meu tempo.

Desperdiçar palavras com alguem que utiliza software open source e xinga a comunidade de pateta, que não faz as coisas direito e etc, francamente não vale a pena, né?

Faz um favor pra você mesmo, seja menos garoto enxaqueca e veja que, aqui no forum, o seu comportamento é, se não igual, quase igual a desses “humilhadores” do RH.

Thiagosc:

Pera aí, o que você está avaliando? Um bixeiro carioca ou um profissional? Acho que profissionalismo é essencial 100% do tempo, e tratamento minimamente decente também, e não apenas em entrevistas mas a todo momento.

Você, sinceramente, considera seu comportamento decente?

boaglio

Thiagosc:

Americanos são mais fechados, logo mais fáceis e previsíveis e valorizam o mérito e o talento bem mais que brasileiros. A diferença de tratamento é incrível, eu me senti bem mais respeitado e humano trabalhando com americanos.

Esse trabalho foi aqui no Brasil né?

Lá nos EUA eu me sentia “o FDP estrangeiro que tira o emprego do nativo americano”. Isso não só no trabalho, mas em vários lugares que eu abria a boca e o pessoal percebia pelo sotaque.

Faladores e fazedores existem em qualquer país, as entrevistas são um meio de filtrar os fazedores dos faladores.

Existem vários meios, há quem ache que agressividade e pressão seja o melhor meio, há quem discorde.

Acredito que numa simples conversa numa entrevista você descobre que o um suposto arquiteto é na verdade um programador júnior.

Z

Existe diferenças entre ser do contra e ser chato. Todos aqui respondem com educação todos os seus posts até que o saco da gente estoura, mas você sempre responde todo mundo com arrogância, agressividade e as vezes com falta de educação.

Se você tem um senso crítico tão grande assim, maior que de todos nós, deveria começar a olhar o modo que você expõe suas idéias aqui no fórum. Não estou dizendo que você deveria rever suas idéias, mas um política de boa vizinhança nunca fez mal a ninguém.

Pra mim, do jeito que está, você é o cara mais chato aqui do GUJ, e não é nem pelos seus argumentos, concordo até com alguns, mas sim pela sua forma de interagir aqui. O que eu penso sobre você não vale absolutamente nada, mas é bom você fazer uma auto-crítica sobre isso. Quanto tem muita gente reclamando de você, é pq algo tá errado.

Beren

Por isso prefiro a versao britanica… nao achei quase nada humilhante, e ainda mais quando o cara “confia” no apresentador… o Donald Trump com todo o respeito ao seu dinheiro nao eh um cara que eu confio, e o Roberto Justus, nao sei se ele conseguia de fato fazer nem metade do que ele mandava os seus aprendizes fazerem… isso sim que sao coisas que o cara tem que ver quando analisa um programa como O Aprendiz… ao meu ver :roll:

Criado 24 de maio de 2006
Ultima resposta 30 de mai. de 2006
Respostas 54
Participantes 27