Pessoa Fisica e Jurídica

2 respostas
romulosb

Galera, ja vi vários posts sobre o assunto, mas nenhum sanou minha dúvida:

Tenho uma entidade clientes, que pode ser tanto físico, como jurídico. Como java não permite herança multipla, optei por usar composição em vez de herança. Porém não sei como ficaria no banco de dados.

Crio a classe juridica que possui o campo cnjp, e uma classe fisica que possi o cpf e dentro da classe Cliente eu crio os dois atributios, física e jurídica. Pelo que entendi, no banco so será criada a tabela Cliente. Porém, não entendi como diferenciar físico de jurídico na hora de fazer um select. E como farei a validação dos dados, se a Classe cliente vai possuir o cpf e o cnpj.

Agradeço desde já.

2 Respostas

drsmachado

Camarada, a não ser que tua análise tenha uma classe Pessoa como classe-pai das classes Juridica e Fisica, não há sentido para esta dúvida.
Qual a característica comum de Juridica e Fisica? Ambos são Clientes. Então, você não vai criar uma Classe cliente com implements Juridica, implements Fisica e sim, uma classe Cliente e, a partir desta, as classes Fisica extends Cliente e Juridica extends Cliente.

No banco, a mesma coisa… Como a relação será de herança. haverá uma foreign key em cada subtipo de Cliente (Fisica e Juridica). Assim sendo, fica fácil localizar o cnpj ou o cpf.

A

Tanto no banco como na aplicação, um campo que defina o tipo de pessoa pode ter os valores “F” para físico e “J” para jurídico. Dependendo do valor desse campo então você sabe qual algoritmo deve chamar para validar o documento (que será CPF para o primeiro e CNPJ para o segundo)

Criado 17 de maio de 2011
Ultima resposta 17 de mai. de 2011
Respostas 2
Participantes 3