Pessoal, como acesso o fórum internacional do Java?
Quero fazer isso para perguntar lá como entro em contato com a Universidade Técnica de Riga e a Universidade da Latvia, quero isso porque quero saber se elas continuam ensinando codificação em código binário. Eu recebi essa informação no FreeBSD Forums de um usuário que diz ser da Latvia, ele me disse que elas ensinavam codificação binário há três anos. referencia:http://forums.freebsd.org/showthread.php?t=42856
Você é o apple lá, certo?
Então, programar em binário é o último recurso, quando nem Assembly te ajuda. Mas não existe essa de “aprender a programar” em binário. Os códigos em binário quando escritos, dependem diretamente da arquitetura do dispositivo para o qual será escrito.
Não tem como eu te dizer que 00101001 é o comando que vai fazer escrever “Olá” na tela do computador. Isso depende de cada processador, e até mesmo diferentes modelos de processadores dentro de uma mesma arquitetura (x86 por exemplo) podem receber diferentes comandos binários pra fazer a mesma coisa.
E bem, tive semestre passado a disciplina de Arquitetura de Computadores. Lá programamos muito em Assembly, baseando-se no 8086 da Intel, e brincamos um pouco com sequências binárias, com o mesmo processador.
Faço Ciência da Computação, e na minha opinião, qualquer universidade que tenha esse curso tem que ensinar esses conceitos básicos aos alunos. Isso é o básico do básico na computação, e é muito importante abordar.
Você não precisa ir pra Letônia pra aprender esse tipo de coisa. O assunto parece ser um pouco obscuro, mas é justamente porque esse tipo de solução praticamente não é usada hoje em dia. Isso é coisa dos anos 50, só casos muito pontuais necessitam desse tipo de programação.

[quote=Ruttmann]Você é o apple lá, certo?
Então, programar em binário é o último recurso, quando nem Assembly te ajuda. Mas não existe essa de “aprender a programar” em binário. Os códigos em binário quando escritos, dependem diretamente da arquitetura do dispositivo para o qual será escrito.
Não tem como eu te dizer que 00101001 é o comando que vai fazer escrever “Olá” na tela do computador. Isso depende de cada processador, e até mesmo diferentes modelos de processadores dentro de uma mesma arquitetura (x86 por exemplo) podem receber diferentes comandos binários pra fazer a mesma coisa.
E bem, tive semestre passado a disciplina de Arquitetura de Computadores. Lá programamos muito em Assembly, baseando-se no 8086 da Intel, e brincamos um pouco com sequências binárias, com o mesmo processador.
Faço Ciência da Computação, e na minha opinião, qualquer universidade que tenha esse curso tem que ensinar esses conceitos básicos aos alunos. Isso é o básico do básico na computação, e é muito importante abordar.
Você não precisa ir pra Letônia pra aprender esse tipo de coisa. O assunto parece ser um pouco obscuro, mas é justamente porque esse tipo de solução praticamente não é usada hoje em dia. Isso é coisa dos anos 50, só casos muito pontuais necessitam desse tipo de programação.
;)[/quote]
Pelo menos me dêem o link para o fórum internacional do Java, quero postar nele um tópico para ver se um professor de codificação em binário da Universidade da Latvia ou da Universidade Técnica de Riga me dirá se nessas universidades continua havendo lições de código binário.
[quote=assembler][quote=Ruttmann]Você é o apple lá, certo?
;)[/quote]
Pelo menos me dêem o link para o fórum internacional do Java, quero postar nele um tópico para ver se um professor de codificação em binário da Universidade da Latvia ou da Universidade Técnica de Riga me dirá se nessas universidades continua havendo lições de código binário.[/quote]
Cara, o que exatamente você espera aprender em um curso de código binário ?
Pergunta diretamente:
http://www.ism.lt/index.php/corporate_page/bottom_menu/international_relations/partner_universities/latvia__riga_technical_university/79591
Se entendi sua dúvida em relação à possibilidade de se programar diretamente em binário, a resposta é sim.
Em quais situações:
- em pesquisa e desenvolvimento;
- em otimizações visando performance;
- programadores “artistas”;
Por exemplo: - desenvolvimento de um novo processador com novas instruções, na ausência de compiladores que explorem as novas instruções, codifica-se em binário para fazer uso delas.
- em otimização, normalmente, se analisa o código gerado e se elimina instruções desnecessárias.
- quando se programava sistemas em “assembler”, alguns programadores codificavam partes do código em binário, apenas como desafio e para tornar mais interessante o desenvolvimento…
Quando se diz que não se programa mais em binário significa que não tem sentido fazer isso para a grande maioria dos casos. Aqui se aplica a batida, porém verdadeira, frase: não reinventar a roda. Quanto mais alto o nível da linguagem de programação usada, mais distante o código que se escreve do código binário que o processador executa; e, menos necessidade do programador usar (ou, até mesmo conhecer) código binário.
Outro fator, o ambiente de processamento está cada vez mais otimizando o código final (compilador, interpretador, máquina virtual, sistema operacional e CPU).
Abraço