Então, realmente não existe nenhuma documentação/tutorial (em português) que trate de maneira detalhada o funcionamento da API do JMF.
Eu estou tendo a mesma dificulade que você, e só conseguí evoluir um pouco, com muita pesquisa na Web e leitura da documentação em inglês da jmf no site da Sun.
Eu estou usando o NetBeans 6.8 e não sei te dizer como seria no Eclipse mas, se vc está usando Windows, pelo menos a instalação da JMF será feita de forma automática.
Depois de instalada, você precisará inserir na variável de ambiente do windows para o JAVA (CLASSPATH) o caminho para ele acessar a JMF.
Como faz um bom tempo que instalei e configurei a variável, eu não lembro bem como eu fiz, mas de todo modo segue a minha variavel de ambiente do windows:
C:\ARQUIV~1\JMF21~1.1E\lib\sound.jar;C:\ARQUIV~1\JMF21~1.1E\lib\jmf.jar;C:\ARQUIV~1\JMF21~1.1E\lib;=%JMFHOME%\lib\jmf.jar;%JMFHOME%\lib\sound.jar;.;%CLASSPATH%;D:\
Procure no Google como configurar para o Eclipse.
Você não vai arranjar muita coisa em português, vai ter que exercitar o inglês e varar horas pesquisando. Mas não desanime porque um passo a cada vez as coisas vão acontecendo.
Eu por exemplo, o que me motivou a usar o JAVA, foi esta parte de multimidia por necessidade de pesquisa para a empresa onde trabalho. O Java já é dificil de entender e, começar já com este assunto, tem sido um grande desafio mas estou progredindo.
Vai postando as suas dúvidas e o seu progresso que na medida do possível eu tento te dar uma mão, pois também tenho muitas dúvidas sobre o Java ainda!
Sds 8)
André Menegussi