Pessoal de informatica me ajudem!

bem pessoal, atualmente estou cursando técnico em informática e estou em um módulo muito chato para mim, programação. estou estudando java sendo que eu ja tinha visto o mesmo e não tinha gostado, o problema é, como estou no curso tenho que fazer umas questões que estão me quebrando. peço por gentileza que me ajudem. eu trabalho como administrador de redes e ja sabem totalmente diferente. as 2 questões são essas. só preciso da formula feita, o professor é que vai fazer rodar. Grato e obrigado desde já. só quero me livra disso pra mim é um pesadelo, e pra vc´s, fazem isso de olho fechado, eu ja tentei mas não rola.

  1. Faça um programa que receba do teclado uma frase, e informe a quantidade de letras ?A? existentes:

  2. Faça um programa que receba do teclado uma frase, e informe a quantidade de espaços em branco existentes, desconsiderando os espaços das extremidades:

Vai lá…qualquer coisa a mais eh consultoria

import java.util.Scanner;


public class LeitorDoTeclado {
	public static void main(String[] args) {
		Scanner leitor = new Scanner(System.in);
		System.out.println("Digite um frase:");
		
		String frase = leitor.nextLine();
		while(!"-1".equals(frase)){
			int totalDeVogais = 0;
			int totalDeEspacos = 0;
			char [] array = frase.toCharArray();
						
			for (char c : array) {
				if(c == 'A'){
					totalDeVogais += 1;
				}
				else if(c == ' '){
					totalDeEspacos += 1;
				}
			}
			System.out.println("Total de espacos: "+totalDeEspacos+" Total de vogais 'A': "+totalDeVogais);
			
			System.out.println("Digite -1 para sair ou ENTER para continuar: ");
			frase = leitor.nextLine();
		}
		
	}
	
	
}

Muito Obrigado por vc ter me ajudado, salvou minha pele essa semana, mas em base no que vc colocou aki irei estudar. vlw mesmo pela generosidade.