É o seguinte sou extremamente novato no JAVA, estou tentando aprender JAVA com persistence, aí através do assistente para criar um novo projeto faço uma aplicação para desktop database, faço a conexão com banco mysql, crio a tela (através do assistente) com comandos para salvar, deletar, etc. O assistente dá até um grid com os dados da tabela, pelo que eu percebi o grid (jtable) é ligado a um componente list, que por sua vez é ligado ao query que é onde através da propriedade query eu digito o comando sql, aí começam as dúvidas “SELECT t FROM Tbclientes t”, que "t"s são esses? e o componente query é ligado ao componente EntityManager. Eu criei um projeto chamado LAB, ele criou pra mim 4 arquivos dentro do packages LAB: LABAboutBox.java, LABApp.java, LABView.java e Tbclientes.java, esse ultimo possui o nome da tabela do meu banco que está vinculada a tela do LABView.java. EU QUERO ENTENDER… principalmente o Tbclientes.java, pois dentro dele fica várias queryes pré montadas com parâmetros, uma lista de parâmentros, eu queria saber utilziar esses parâmetros, tipow naquele “SELECT t FROM Tbclientes t” não posso mudar nada que dá erro, tipo colocar uma clausula where etc…, queria poder fazer uma tela por exemplo que tivesse o grid, mas que me permitisse passar parâmetro para efetuar as consultas, etc… preciso enteder um pouco a classe persistence.