Petição publica para regulamentação da profissão de Analista de sistemas

A aprovação de uma lei que regulamenta a profissão de Analista de Sistemas e correlatas já é tardia. Já são quatro anos nas comissões do Senado e o caminho até a aprovação final parece ainda ser longo pela falta de participação ativa dos próprios profissionais de informática. O projeto de lei que trata dessa regulamentação ? o PLS 607/07 ? está atualmente na CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado. Esse projeto de lei é apenas uma semente que precisa germinar e, para isso, precisamos intensificar a nossa participação. Então, este é o momento decisivo para os profissionais de informática contribuírem para a regulamentação da sua própria profissão, pressionando o Congresso Nacional a votar pela aprovação desta proposta. Depois de passada esta oportunidade, não adianta reclamar da situação de despersonalização e exploração profissional e das más condições de trabalho enfrentadas diariamente.

As profissões de Analistas de Sistemas e correlatas estão hoje entre as mais desrespeitadas e exploradas do Brasil. Entre outros motivos, isto acontece porque ainda não existe consciência de classe, organização ou disciplina da profissão. A maioria dos profissionais, preocupados apenas com a sua sobrevivência, ainda espera, passivamente, que a situação melhore de maneira milagrosa, nada fazendo concretamente para que esta melhora ocorra. Agindo dessa forma, a categoria fica submetida às influências daqueles que têm grande interesse na desorganização da profissão.

Existe muito lobby no Congresso por parte das empresas que terceirizam os nossos serviços contra a aprovação desta lei. Claro que não é do interesse desses atravessadores egoístas de mão de obra que tenhamos uma classe organizada, que lutemos por melhores condições de qualidade de trabalho. Somos desvalorizados e tratados como profissionais de segunda categoria por esses ?empresários?, por ainda não sermos uma Classe unida, e não termos qualquer tipo de amparo institucional; somos forçados a trabalhar com salários indignos, apesar de nossa alta qualificação e grande responsabilidade; somos forçados a trabalhar com profissionais de outras categorias, sem a menor formação em informática, em nome do grande lucro em curto prazo para esses ?empresários?. Os profissionais e os clientes perdem muito com isto, apenas os ?empresários? gananciosos ganham. Obrigam-nos a pertencer a falsas cooperativas e a abrir falsas empresas, para que os direitos trabalhistas não sejam pagos e os impostos sejam sonegados. Obrigam-nos a trabalhar três turnos, finais de semana, sem recebermos nada em troca. Sofremos de graves problemas de saúde do trabalho pelas condições a que somos forçados. Quem não se sujeita a isto perde o emprego pois qualquer um pode assumir o seu lugar para estes ?empresários?. E hoje é assim mesmo, qualquer um pode ser Analista de Sistemas para grande parte das empresas terceirizadoras. O prejuízo humano e financeiro é incalculável para a sociedade e poucos ainda possuem esta consciência. A nossa profissão está hoje, em grande parte, na ilegalidade, nas mãos de empresários exploradores, que não possuem compromisso com o bem social e não entendem de informática. Nossa atividade está nas mãos de falsos ?sindicatos?, criados pelas próprias empresas terceirizadoras, e está até sob o domínio de muitos criminosos do processo licitatório, que nos obrigam a trabalhar, muitas vezes, sob condições desumanas e antiéticas.

Precisamos ter consciência de que somos uma força de trabalho humano imprescindível para o desenvolvimento social e econômico. Porém, estamos nas mãos de exploradores, que nos rebaixam, subestimam e minimizam, e, para justificar a exploração, afirmam com a grande falácia de que nossa atividade é apenas uma área ?meio?. Deste modo nos tratam pior do que nossos irmãos terceirizados pelas empresas que exploram os serviços de limpeza. Do que vale nosso constante investimento em estudos e atualizações? Apenas para nos mantermos no ?mercado? que estes empresários que burlam as leis trabalhistas e os políticos corruptos criam?

É chegada a hora de sermos maduros, competentes e usarmos nossa inteligência de fato. Precisamos ter mais consciência de Classe, mais união e participação para moralizarmos esta profissão ? como fazem outras categorias como Engenheiros, Médicos, Enfermeiros, Nutricionistas, Jornalistas, Empregados Domésticos, Artistas, Advogados, atletas de futebol, Contadores, Corretores de imóveis, Administradores, Economistas, Aeronautas e outras 60 profissões já regulamentadas. Após mais de cinco décadas de processo de informatização da sociedade, ainda não existe nenhuma regulamentação profissional para profissionais de informática no Brasil. Será que a sociedade sabe que existimos? A sociedade tem a mínima idéia do papel que desempenhamos e das grandes responsabilidades que assumimos? O que ? ou quem ? nos faz invisíveis? Somos menos importantes para a sociedade do que essas outras profissões? A atividade é menos complexa, exige menos capacidade e estudo do que essas outras profissões? Ou será que pode ser ao contrário e por isto mesmo estamos nesta situação? O que ainda estamos esperando e qual a nossa parte de responsabilidade neste contexto?

É chegado o momento da sociedade saber do nosso trabalho. Precisamos do devido e merecido reconhecimento e respeito profissional por parte da sociedade e isto só pode vir com a regulamentação da profissão de Analista de Sistemas e correlatas. Com o respeito social poderemos trabalhar com mais dignidade, qualidade, segurança e responsabilidade. Não seremos apenas mais um número na conta dos exploradores do nosso conhecimento, seremos uma Classe atuante, longe dos sanguessugas e criminosos de hoje, que poderá muito ajudar ao Brasil a se desenvolver corretamente. Precisamos da sua ajuda para podermos regulamentar a profissão de Analista de Sistemas e correlatas e melhorar as nossas condições de trabalho e de vida, para esta e para as futuras gerações de profissionais de informática.

Contribua assinando esta petição pública, cujas assinaturas serão enviadas ao congresso nacional (Senado e Câmara dos Deputados). Ajude a sua profissão!

Não tenho muito o que comentar, só que isso seria muito bom pra tirar os picaretas da jogada. Tem muito cara aí que nem curso técnico sequer possui na área e trabalha com informatica como se fosse formado. :roll:
Abaixo a picaretagem!

O problema é que a maioria dos profissionais são ou picaretas ou acomodados… por isto que isto não anda…
Já assinei… :slight_smile:

É que hoje, digamos que ficou mais “fácil programar”, uns Visual Studio da vida, onde pode-se basicamente arastando propriedades e etc, mascarar um programador de verdade á um montador de gambiarra que nem curso técnico possui(micreiro).

Sou contra

se ele for ruim, o mercado que julgue
se ele for bom, ele merece.
se a empresa quiser um cara ruim, ela merece.

o q está errado é o cara bom querer trabalhar numa empresa q prefere picaretas

Tbm sou contra,

não estou afim de ficar a merce do governo e sustentando mais um cabide de empregos, prefiro ficar como está.

Assim como tem muita gente boa que não tem sequer um curso tecnico, tem muita gente ruim que já é formada, o governo so vai querer saber do seu $$ pra te dar um numero qualquer, não vai julgar capacidade não.

Sou contra a mais um tópico discutindo isso galera… + 1 ??? Já há vários… Agora sim eu falo, é só usar a ferramenta de Busca do Fórum…

Qual o problema de não ter curso, tem muita gente que tem curso e não sabe nada… :roll:

[quote=Felagund]Tbm sou contra,

não estou afim de ficar a merce do governo e sustentando mais um cabide de empregos, prefiro ficar como está.

Assim como tem muita gente boa que não tem sequer um curso tecnico, tem muita gente ruim que já é formada, o governo so vai querer saber do seu $$ pra te dar um numero qualquer, não vai julgar capacidade não.

[/quote]
voce tá bem enganado hein! quem aqui falou de cabide de empregos? isso é a formalização da profissão com registro assim como são os arquitetos, engenheiros civis e etc.
só não quer isso quem não tem formação apropriada e quer continuar como está.

agora imagine voces um engenheiro sem formação construindo a sua casa? voce iria querer? acho que não. aqui é a mesma coisa filhotes, como separar o joio do trigo, os manés que fazem curso de adminstração ou outra coisa e se julgam capazes de entrar nessa seara. precisam pensar nisso.

o cara que tem curso tecnico bom pra ele mas não deve ser igual ao de curso superior, o motivo já é mais do que óbvio. em todas as profissões é assim porque só nós temos que ser diferentes? e ficar a merce dos empresários picaretas.

assim como deve ter engenheiro e médico sem formação que sabe mais que aqueles que tem… e ai vamos nivelar a galera toda por baixo? :?:

GENTE… “PELAMOR” (TO GRITANDO MESMO) ESSA DISCUSSÃO JÁ EXISTE NO FÓRUM… NÃO VALE A PENA COMEÇÁ-LA DO 0

Algum moderador please… Tranquem isso urgente…

[quote=adriano_si]GENTE… “PELAMOR” (TO GRITANDO MESMO) ESSA DISCUSSÃO JÁ EXISTE NO FÓRUM… NÃO VALE A PENA COMEÇÁ-LA DO 0

Algum moderador please… Tranquem isso urgente…[/quote]
tá com medo de que? aqui não é pra discutir? :lol:

[quote=adriano_si]GENTE… “PELAMOR” (TO GRITANDO MESMO) ESSA DISCUSSÃO JÁ EXISTE NO FÓRUM… NÃO VALE A PENA COMEÇÁ-LA DO 0

Algum moderador please… Tranquem isso urgente…[/quote]

Calma, toma um suquinho de maracuja rsrs… :wink:

não, não tomo… são por essas e por outras que o fórum tá do jeito que tá…

As atitudes para organizar são simples… basta seguirmos…

[quote=adriano_si]não, não tomo… são por essas e por outras que o fórum tá do jeito que tá…

As atitudes para organizar são simples… basta seguirmos…[/quote]

Acho que está sendo radical, não vejo nada de errado com o forum, não sei por que ultimamente o pessoal está com essa conversa de que o forum não é mais o mesmo… Fiquei curiosa e resolvi pesquisar, principalmente o (Off-topic) que é alvo de tantas criticas, o resultado foi que não vi nada de diferente nas postagens de “antigamente”…

Até iria abrir um tópico falando sobre isso, desisti, por que agora qualquer tópico sempre tem um que acha que ele não deveria existir… :roll:

http://www.guj.com.br/java/2596-enquete-tipo-de-musica-preferido-para-programar

http://www.guj.com.br/java/37473-quem-aqui-trabalha-ouvindo-musica

http://www.guj.com.br/java/7557-musica-no-guj/10#605014

http://www.guj.com.br/java/122070-concentracao-ambiente-barulhento-te-atrapalha-e-musica

http://www.guj.com.br/java/228755-off—rock-and-roll-

http://www.guj.com.br/java/200795-musica-de-todo-programador-java

Parece que o Off-topic sempre foi Off-topic…

Justamente Anime… Regulamentação da Profissão já tem vários criados também…

Diga o que quiser, mas o fórum passa por essas épocas negras, e não custa nada ser um pouco radical de vez em quando pra ver se alguém entende coisas que falamos todos os dias sobre… por ser OFF não quer dizer que fique de fora das regras do tópico…

Se tem alguma informação nova, incremente o que já existe, já existem milhares de tópicos sobre regulamentação e a opnião de várias pessoas já postadas, inclusive explicando o porque eu sou contra o que o nosso amigo escreveu… aí ele vem e cria outro… temos que começar tudo de novo ??

Isso se chama organização e até os OFFs estão dentro da regra…

[quote=adriano_si]Justamente Anime… Regulamentação da Profissão já tem vários criados também…

Diga o que quiser, mas o fórum passa por essas épocas negras, e não custa nada ser um pouco radical de vez em quando pra ver se alguém entende coisas que falamos todos os dias sobre… por ser OFF não quer dizer que fique de fora das regras do tópico…

Se tem alguma informação nova, incremente o que já existe, já existem milhares de tópicos sobre regulamentação e a opnião de várias pessoas já postadas, inclusive explicando o porque eu sou contra o que o nosso amigo escreveu… aí ele vem e cria outro… temos que começar tudo de novo ??

Isso se chama organização e até os OFFs estão dentro da regra…[/quote]

Acho que você não entendeu meu ponto de vista, mas tudo bem…

Se regulamentarem a profissão de analista de sistemas espero mudar a minha carteira para Programador ou Desenvolvedor de Software. Analista está ficando mainstream.