PHP x JAVA

Boa Tarde Galera, gostaria de pedir opnião de vocês!

Eu já programo em PHP há algum tempo! E agora estou com um projeto em criar um sistema para Farmácias, mas tenho uma dúvida! Fazer em PHP ou em JAVA,

em PHP, sei que dou conta, sei quais obstáculos vou ter, ou seja acho simples a criação utilizando PHP (simples em partes é lógico)

já em JAVA, estou iniciando agora e acho super 10 também, eu até prefiro fazer em JAVA, mas gostaria de saber se terei alguma etapa que terei problemas!

Eu utilizo NetBeans e pretendo usar MySQL como Database, alguma recomendação? ou contra indicação?

Agradeço a todos!

Primeiro tu tem que decidir se o ambiente do teu programa vai ser para WEB… no caso de PHP sim!
Mas se optar por fazer o programa em JAVA vai ter que pensar se vai fazer ele tbm para web ou se vai fazer usando Swing

Alan,
Depende muito. Depende do prazo q vc tem para entregar e o tempo q vc tem para aprender uma nova ferramenta.
No Java tem o framework Hibernate para persistência de banco de dados o q abstrai esta camada te dando agilidade.
O q sugiro sempre para web é Adobe Flex (client), Java / Tomcat (server) usando Hibernate e qq banco de dados.

[]s

[quote=carlosterceiro]Primeiro tu tem que decidir se o ambiente do teu programa vai ser para WEB… no caso de PHP sim!
Mas se optar por fazer o programa em JAVA vai ter que pensar se vai fazer ele tbm para web ou se vai fazer usando Swing[/quote]

O Programa será desktop!
Justamente por este motivo que fico balançado em fazer PHP, apesar de dominar o PHP, me preocupo com os Scripts na máquina do fulano!
Se eu fizer em JAVA e utilizar a biblioteca Swing, terei problemas com WEB é isso?
Bom em todo caso, não pretendo usar JAVA para WEB, pelo menos até então! se caso necessário, usarei o PHP!

o que acham?

Já que é um programa desktop, é tranquilo fazer uzando o NetBeans até pq voce tera uma facilidade para desenhar as telas utilizando o assistente do NetBeans, já se fosse Java para Web já tem um monte de complicações e frameworks. principalemtne na parte visual. mas já que é um programa desktop acho tranquilo fazer ele em Java.

Cara já que é desktop, sugiro fazer em java ou então da uma pesquisada em php-gtk para fazer programas desktop em php.

Java é melhor para desktop porém você tem que ver prazo, se você vai ter tempo de ter dúvidas.

Para desktop tem o AIR q é a versão desktop do Flex.
O AIR e Flex tem muito em comum, fora q comparado com Swing, já q está aprendendo a tua curva de aprendizado para AIR / Flex será bem menor.

[]s

Uma pergunta, será desktop pq precisa acessar algum recurso de máquina, tipo impressora fiscal, porta etc? Pq se não tiver nenhum requisito fazendo para web / intranet irá te atender tb.

Bom eu vejo por outro lado, se vc pretende desenvolver um sistema para um cliente em um prazo curto, acho que o ideal seria fazer na linguagem
que vc realmente manja, porém se é um projeto a longo prazo e vc está disposto a investir tempo e conhecimento nele faz na linguagem que irá te
dar um retorno maior em conhecimento e grana.
Só vale lembrar que java é imenso então tome cuidado na arquitetura que irá criar, escolhendo o melhor framework para sua situação, criando um projeto
de fácil manutenção e de rápido desenvolvimento.
Te desejo boa sorte na escolha e qualquer coisa posta ai no forum.

[quote=sl4ckfx]Cara já que é desktop, sugiro fazer em java ou então da uma pesquisada em php-gtk para fazer programas desktop em php.

Java é melhor para desktop porém você tem que ver prazo, se você vai ter tempo de ter dúvidas.[/quote]

Então, quanto a prazo sem problemas, não vou fazer sob pressão, este é um projeto que já estava em mente pra fazer um bom tempo, mas essas dúvidas me impedia de começar!

PHP GTK seria sim uma opção se não tivesse sido descontinuado! :roll:

Mas acho que JAVA é o ideal de fato, até prefiro em JAVA porque aprendo também!

o tal do Hibernate, o quanto vai me ajudar? é bom msm!? ou desnecessário?

Obrigado pela ajuda!

[quote=alansystem][

[/quote]

Onde é que você leu isso?

http://gtk.php.net/

Quanto ao hibernate.
Ele tanto pode te ajudar quanto te complicar mais ainda, como você está começando é melhor usar jdbc puro, se você utilizar hibernate terá que aprender outro paradigma, ORM Object Relational Mapping.

[quote=entanglement][quote=alansystem][

[/quote]

Onde é que você leu isso?

http://gtk.php.net/[/quote]

Acho que falei bobeira, li sobre isso em algum lugar, mas andei agora fazendo umas pesquisas, e acho que não procede, apesar de a última atualização ter sido feita 5 de agosto! Desculpe pela informação errada!

Vou precisar sim futuramente, lidar com impressora fiscal, e a Interface que o JAVA cria naturalmente já agrada o cliente, percebi com o tempo que usuário leigo adora interface desktop ¬¬ , o resto é site! kkk

Se você não tem prazo apertado e quer realmente aprender, desenvolva em JAVA, mais cuidado… escolha os frameworks que realmente irão te atender no que você necessita, não utilize coisas demais nem tão pouco, pois as duas maneiras vão te complicar bastante!

Para Desktop, o Netbeans te ajudará no layout da janela e um pouco ao incçuir os eventos, mais eu sinceramente não gosto do Netbens, prefiro utilizar o Eclipse, mais vai da sua necessidade e do seu conhecimento, para quem está começando, o Netbens ajuda bastante realmente, mais acaba “viciando”, pelas coisas muito fáceis que ele oferece. Mais depende do seu gosto e do que vc prefere utilizar!

Amigo eu faria em PHP por ser mais rápido (Tempo de Desenvolvimento), mas o JAVA também se revela uma otima opção…

Bom, um sistema de cadastro, consulta, vendas, relatórios, impressora de cupom fiscal > JAVA belezinha?

Beleza cara, vai firme que vai ser sossegado em Java.

E qualquer coisa estamos ai.

Boa sorte!!!

[quote=sl4ckfx]Beleza cara, vai firme que vai ser sossegado em Java.

E qualquer coisa estamos ai.

Boa sorte!!![/quote]

vlw as dicas! :smiley:

Com certeza em JAVA vai ser muito mais lucrativo pra vc pois vai aprender muito mais…
E alem do mais depois se vc quizer torna ele um sistema web ou criar um sistema web vc vai aproveitar muita coisa e ficara mais facil.
Do mais e so posta as suas duvidas que a galera do guj ajuda bastante.
bons codigos!