Pessoal,
estou desenvolvendo um projeto junto com uma comunidade e surgiu a seguinte questão:
Temos que armazenar um GRANDE volume de imagens no site, fotos de usuários assim como o GUJ possui e fotos de localizações. Portanto levantamos três formas de fazer isso poderiamos armazenar as imagens nos servidores de outros serviços como Picasa API ou Flickr API ou então vamos armazenar em nossos servidores mesmo.
Gostaria de saber se algum de vcs já tiveram a mesma dúvida e oq resolveram fazer e o porque, como ainda não trabalhei com as APIs da Picasa e do Flickr não sei como eles são na questão de Performance caso tenha um volume muito grande de imagens.
o site está disponível http://www.loucaliza.com.br
e a idéia é colocar a foto do usuário no momento em que ele se cadastra.
Estou disposto a ouvir outras opniões na questão de armazenamento de imagens que não for relacionadas aos serviços aqui citados!!!
Obrigado!
Guardar as imagens no seu proprio servidor?
É é a opção mais cogitada no momento!!!
Aproveitando a oportunidade tinha surgido outra dúvida, armazenamos as imagens em pasta e salvamos no BD o endereço das imagens ou então armazenamos as imagens no MySQL?
se eu não me engano esses serviços de fotos(Picasa API ou Flickr API) tem um espaço limitado. Precisa avaliar o volume de imagens…
Agora sem nenhuma dúvida é melhor você fazer o upload e salvar somente o caminho no banco de dados.
Acho mais interessante guardar só o path no banco mesmo.
É pessoal com a ajuda de vocês decidimos mesmo salvar as imagens em nossos servidores e salvar no BD apenas o path das imagens mesmo.
Valeu!!!
Isso vai depender muito do que você tem na infraestrutura. Se seu projeto pode crescer com o tempo, o ideal é você salvar as imagens no banco de dados, pois logo você pode precisar distribuir sua aplicação, ou implementar algo do tipo.
E não é difícil você fazer isso sem degradar a performance do seu projeto.