Ping alto no servidor. Quanto isso prejudica a perfomance da aplicação?

3 respostas
R

Boa Tarde,

Tenho a mesma aplicação hospedada em dois servidores diferentes. Um no Brasil e outro no Canadá.
E tenho uma determinada funcionalidade que demora 4s no servidor brasileiro, mas leva 12s (ou mais) no servidor canadense.

Estou analisando os diversos fatores para tentar descobrir o que pode estar causando tanta diferença.

Ping:
O servidor Brasileiro está entre 110 ~ 120ms.
O servidor Canadense está entre 260~280ms.

Tempo total levado pelo Traceroute:
O servidor Brasileiro = 1071ms
O servidor Canadense = 3527ms

Considerando o tempo de 3527ms para chegar até o servidor e considerando uma ação no servidor que demore 200ms eu poderia fazer o seguinte cálculo?

3527ms + 200ms = 3727ms

Sendo assim, haveria uma diferença de 2,5s em cada chamada de método no servidor? Se o pacote de informações for maior haverá uma maior demora nesse caminho do servidor?

3 Respostas

maior_abandonado

deduzo eu que quando maior for o pacote, maior será a diferença, de forma proporcional.

veja um exemplo, se para baixar 1 mega demora 1 segundo no brasileiro e 2 segundos no canadense:

tamanho brasil canada 1 1 2 2 2 4 3 3 6

gomesrod

O problema pode ser causado por vários fatores, como:

• O link do provedor do Canadá é mais lento
  • A infra-estrutura física que leva sua comunicação até o Canadá é lenta
  • O tempo de resposta alto não é culpa da conectividade, e sim do ambiente onde está rodando a aplicação.
  • etc…

É difícil determinar essas coisas sem uma análise detalhada em cada um dos elementos envolvidos.

Só uma informação que eu queria acrescentar: o tempo de resposta da aplicação não é determinado pelo tempo do ping de maneira tão direta assim. Para pacotes de tamanho diferente o tempo varia, e também pode ter alguma rede no caminho que dá outra prioridade aos pacotes ICMP*, etc…

• Bom, essa é apenas uma situação teórica, nunca vi nada assim acontecendo.
gomesrod

Ah ia esquecendo

Pode testar o ping com pacotes de tamanho maior, usando as opções -l no DOS ou -s no Linux

Criado 5 de setembro de 2011
Ultima resposta 5 de set. de 2011
Respostas 3
Participantes 3