[quote=Hermanoz][quote=andre_salvati]
O GUJ tem papel fundamental na valorização do profissional e assuntos como esse DEVEM ser discutidos e até fomentados.
[/quote]
Discordo. O papel do GUJ é atrair alunos para seus cursos.
O profissional de software só é valorizado quando ele cobra pelos seus serviços, até onde sei todos os projetos da Caelum não gratuitos.
[/quote]
Não sou da empresa e nunca sequer fiz um curso lá, aprendi muito com 2 apostilas grátis que os mesmos oferecem e sempre usei o fórum sem gastar 1 centavo sequer.
Fiz um networking imenso aqui e compartilho informações e absorvo-as também sem gastar ou ganhar nada por isso.
Agora você quer que além de tudo isso, eles façam projetos para empresas e dêem ??? Quem sobrevive assim filho ???
Se o fórum está servindo como Marketing da escola, ótimo, que continue sendo assim. Isso é o que chamamos no mercado de relação ganha-ganha, que nem o VRaptor, onde você pode usá-lo de graça e ganhar dinheiro com ele sem nunca dar um telefonema pra Caelum, mas se quiser suporte e isso for lhe dar ganhos, pague a empresa pra prestar suporte, outro exemplo de relação ganha-ganha.
Quer saber ??? Por isso que comunidade e o Open-Source como um todo são marginalizados e desacreditados, por causa desse pensamento que ser Open source é ser parecido com Hippie (nem sei se é assim que escreve) onde tudo tem que ser liberado e quem não concordar com essa política é “capitalista sevalgem mano, falou”.
Esquece véio, ser livre e ser Open é um modelo de negócio capitalista também e toda e qualquer contribuição para a comunidade trás um ganho, pode não ser pra ontem, mas trás um ganho.
Custo a acreditar que ainda existam inocentes que creem na pureza do coração bondoso de qualquer ação Open Source… Esse espírito pode até ser a motivação, mas nunca será o fim…
Abs []
[EDIT] - Hermanoz, relendo seu post, ví que você concorda com o que eu postei. Acebei interpretando de forma torta seu Post. I’m sorry.