O que acharam de ontem na Páginas da Vida onde numa cena é passada a idéia de que um vírus contaminou a rede do AMA devido às cópias piratas presentes nos computadores??
No final da novela aparece algo relativo à Microsoft, como imaginei, mas não sei o texto exato…
Realmente a propaganda e o merchandising da MS (que tem dois carinhas fantasiados de caça-fantasmas numa loja de departamentos) passa um idéia errada, é como se quem tem windows original não pega virús ou qualquer outra tranqueira.
E na propaganda aparece escrito que windows original tem melhor performance, realmente não concordo.
Ora, é a mesma coisa que dizerem que CDs ou jogos piratas estragam seu tocador de CD ou aparelho de video-game.
Você sabe que não é bem assim, mas para o público leigo não adianta dizer que “os jogos, CDs etc. piratas não pagam impostos e não recolhem royalties para quem os produziu, blá blá blá”.
Quando o leigo vê o que o governo faz com seus impostos, ou que resgate foi pago por um cantor seqüestrado, ou quem é o homem mais rico do mundo, não pensa duas vezes e acaba comprando um CD na banquinha do camelô.
Então você acaba ouvindo essas mentiras, porque o motivo real é difícil de engolir.
Mas você que trabalha para o homem mais rico do mundo acha injusto que alguém pegue o fruto de seu trabalho e o venda por R$10,00 na banquinha.
O correto é que ele fosse distribuído de graça (open-source)
Músicas e jogos piratas estragam os aparelhos por causa da qualidade da mídia.
Agora o Windows pirata causa vírus e o original é super-seguro? Poupe-me dessa manipulação barata de opinião pública!
Se eles trabalhassem apenas a questão criminal tudo bem. Mas não foi isso. Windows têm vírus por causa de sua qualidade duvidosa, seja pirata ou original. A população tem que saber: Hey, conhece o Linux? não tem vírus, nem pirataria!
Eu disse pra minha tia que estava do meu lado e nem sabe mexer no micro: “isso aí é uma enorme bobagem. Se for só por causa de vírus, então pode continuar com seu Rwindows Derreal…”
O windows original é mais “seguro” pelo fato de ter acesso às correções de segurança da microsoft, pois os seriais piratas não tem acesso ao windows-update.
Já ta virando um tópico M$ x OpenSource, e a idéia não é essa.
O problema não é a cópia feita em mídia de 10 centavos a unidade - até aí você pode fazer uma nova cópia em mídia de qualidade, e descartar a cópia pirateada original.
Mas isso ser o motivo para que você não faça pirataria? Acho que é a razão errada, mas é a única que conseguiram arranjar para o leigo não comprar as coisas pirateadas.
[quote=Luiz Aguiar]Acho que tudo que é contra a pirataria é correto.
O windows original é mais “seguro” pelo fato de ter acesso às correções de segurança da microsoft, pois os seriais piratas não tem acesso ao windows-update.
Já ta virando um tópico M$ x OpenSource, e a idéia não é essa.[/quote]
Meu é impossivel falar de Microsoft aqui e não ser duramente atacado…hahaha, o que a mensagem da novela quis passar é exatamente o que o colega ai acima disse…
Eu digo e repito e anotem ai, o LINUX nunca mas NUNCA terá tanta popularidade quanto o windows…
Linux foi feito por Nerds para Nerds…
Windows foi feito por Nerds para Todos…
[quote=Luiz Aguiar]Acho que tudo que é contra a pirataria é correto.
O windows original é mais “seguro” pelo fato de ter acesso às correções de segurança da microsoft, pois os seriais piratas não tem acesso ao windows-update.[/quote]
Eu também pensei nisso, mas o problema é a idéia primitiva de pirata == vírus, que é o que vai ficar latejando na cabeça de todo mundo. Se eles insistissem na questão criminal apenas, ficaria muito mais honesto.
Eles não estão conscientizando a população sobre a questão da pirataria, e sim conseguindo um meio de aumentar as vendas com uma idéia mentirosa.
[quote=thingol]O problema não é a cópia feita em mídia de 10 centavos a unidade - até aí você pode fazer uma nova cópia em mídia de qualidade, e descartar a cópia pirateada original.
Mas isso ser o motivo para que você não faça pirataria? Acho que é a razão errada, mas é a única que conseguiram arranjar para o leigo não comprar as coisas pirateadas. [/quote]
Não só errrada: muito muito errada. É manipulação de opinião em massa, é mais tênue que uma simples campanha de marketing…
Quanto às músicas e jogos, acho que eu evitaria colocar tais mídias em qualquer leitor meu, mesmo que seja só pra copiar…
Cada um tem sua opinião, mas acho que o monopolio que a Microsoft faz é exagerado… Por isso acho que tem que moderar, eu pelo menos gosto muito de usar algumas ferramentas free… Ja usei programas Crackeados… Como muitas das pessoas tbm ja usaram… Mas sou a favor de usar original mas que seja free…
Entretanto é um bom aviso sim: os produtos da Microsoft ou de qq outra Compania que sejam pagos devem ser adquiridos legalmente sim. Quem não quiser/puder pagar que vá atrás de programas ou sistemas operacionais mais baratps ou gratuitos (alternativa é o que não falta).
Talvez a novela cometa um erro nesse sentido: de que não existe alternativas. Ai sim eu concordo.
Agora sobre Virus… a novela só reflete o desconhecimento dos usuarios com relação ao seu proprio computador.
A idéia não esta errada não amigo, se vc concorda que um software original, por ter acesso aos serviços de segurança, atualizações, suporte, é mais seguro que o software pirateado, consequentemente vc tem que concordar que o software pirata “pega” mais vírus sim, pois tem menos correções e atualizações de segurança.
Agora, acho engraçado que todos queiram que tudo que saia em mídia sobre informática em geral, tenha que ser rigorosamente técnico, e isto é errado, pois a grande massa apenas utiliza os aplicativos, não tem e não precisam ter conhecimento técnico nenhum.
Ou quando vcs vão ao médico, ele começa falar aqueles termos em latin com vcs? eles adequam o contexto à uma realidade que possamos entender, muitas vezes, com exemplos bobinhos para ilustrar as coisas de maneira simples para os leigos em medicina, é o mesmo princípio.
Bloqueio de atualizações para software pirata é algo recente e específico, é errado passar a idéia de que o sofwtare pirata, por natureza, causa vírus. É errado passar a idéia de que o sofware original por natureza é seguro.
Windows == Vírus, seja pirata, seja original.
Repito, se a informação passada fosse pirata == crime, não seria nenhum problema.
Em julho deste ano saiu uma noticia na folha de sao paulo, que algums cds vendidos por camelos possuiam backdoors e spywares bem especificos para roubar dados de contas bancarias.
Softwares maliciosos já começam a tirar vantagem dos usuários que procuram por cracks (ferramentas para quebrar a proteção) de cópias piratas do Windows Vista. Um destes cracks vem por meio de um novo download chamado “Windows Vista All Versions Activation 21.11.06”, que supostamente ativaria qualquer versão do Vista. O arquivo, porém, é um cavalo de tróia que instala o vírus Trojan-PSW.Win32.LdPinch.aze no PC.
Não está claro se é uma “distro” do Windows com vírus embutido, ou se é apenas o crack que ativa um Windows pirata…
Em uma entrevista para o site APC Magazine, John Pritchard, da Microsoft Austrália, avisou que várias cópias piratas do Vista podem trazer vírus pré-instalados. “Eu recomendo que as pessoas procurem ter certeza de que seus DVDs são originais e, assim, saibam exatamente o que estão instalando”.
Então quem disse isso foi justamente… a própria Microsoft? Que confiável…
“O comentário sobre seu filho de sete anos nos deu idéias - vamos ver se o malware roda no Vista”, disse Carole Theriault, consultora de segurança sênior da Sophos, que descobriu que roda, sim. […] “O Vista é excelente, mas não mudou realmente o cenário de segurança. Você ainda precisará de, no mínimo, antivírus, firewalls e atualizações”, alertou a consultora…
Tá vendo! E o cara da Microsoft disse que deixava o filho dele na net sem anti-vírus!
Fernando eu não duvido do que você está falando, se for verdade as coisas mudam “um pouco”, mas é que essa notícia é de ontem e não de julho, e o conteúdo é estranho como citado…
Não é causa vírus, é “pega” mais vírus, nesse contexto, a propaganda é verídica sim, não tem como discutir isso.
A empresa, seja qual for, tem que expor as vantagens em se ter o software original, é isso que a MS esta tentando fazer.
Se a carga tributária aqui não fosse tão absurda, e os prosutos já não tivessem embutidos também parte do prejuízo causado pela pirataria, os softwares de maneira geral seriam muito mais acessíveis.