Não sei se vocês perceberam mas ultimamente eu tenho escutado falar muito em pirataria.
Nunca tinha percebido como falam tanto.
Em novelas, em propagandas em jornais, no forumpcs(www.forumpcs.com.br), hebe(não vejo hebe mas peguei bem na hora)
no faustão.
Ai eu me pergunto.
-Porque será?
Porque será que de uma hora pra outra todo mundo volta ao mesmo assunto pirataria de uma forma mais exagerada??
E o pior, porque será que todo mundo fala superficialmente do assunto.
E porque será (acredito eu) que isso só não acontece aqui no brasil?
Não sou a favor da pirataria e tbm não sou contra.
Prefiro discutir outros assuntos. Não faço apologia disto também.
Mas o que não gosto é ser bombardeado de opiniões que não estão bem discutidas e não mostram os seus reais motivos.
A ideia é simples, estamos sendo bobardeados de “Pirataria é isso”, “Pirataria é aquilo”. Porque nosso amiguinhos da microsoft logo logo estão lançando seu novo sistema operacional.
Pra variar vai demorar mais 1 ano para ele ser tão bom quanto o XP.
E sua adoção ser mais intensa.
Mas durante um bom tempo ainda vamos ter que aguentar toda aquela lenga lenga em todos os meio de comunicação.
Espero que todos nos possamos sobreviver a isso.
Entenda, pirataria ocorre no mundo inteiro, já viajei e achei lugares como a santa efiogênia…se vc não achar na rua, vc vai achar no emule e este software, com zta roda no mundo todo!
O motivo da pirataria é simples: preços abusivos!
Não culpo a ms pelo preço do Windows, se eu fosse o Bill Gates ia vender caro pq eu sei q muita gente vai comprar e vou ficar cada vez mais rico…trabalhamos para ter dinheiro, certo?
Tudo que se relaciona a cd ou dvd é um preço muito caro…um jogo não justifica o preço de R$99 onde o preço de cada mídia custa R$1,00…ele poderiam vender por R$50 que ainda continuariam no lucro…temos o caso do Windows, onde algumas versões do Vista vão passar de R$1k…e tem gente que vai pagar…independente da classe social ou o nível financeiro da pessoa, acho um abuso cobrarem R$1k por um SO e acho tolice da parte do comprador…
e a pirataria não atinge somente o mercado da informática, o mercado que mais sofre, na minha opinião, é o mercado musical…vc ve muita gente boa e com talente não consegue uma gravadora por causa daqueles fdps que vendem os cds com aquela xerox mal feita e ainda enchem a boca para falar “ah paguei 3 por R$10”…a questão é mudarmos nossa consciência sobre algumas coisas, só assim as coisas vão para frente…
[]'s
titanius
Não concordo que os precos sejam abusivos… já pensou no que a microsoft já gastou pra desenvolver o Windows Vista? Mil conto paga a conta?
É claro que ele vende milhoes, entao o preco pode ser menor, mas cobrar 100 contos seria otimo pra gente, e pra empresa?
Pirataria não existe por causa dos preços, e sim por causa da cultura… você pagaria R$40,00 se vc tivesse o mesmo produto por R$1,00 ?!?
[]s
maquiavelbona
O problema é sistêmico e endêmico. Pode ser que no começo o principal fato era o preço das licenças e por ficar cada vez mais complicado de se comprar as licenças, criou-se um problema sistêmico por repetir o padrão em vários casos dentro do espaço amostral. Tornou-se endêmico pois aderiu-se o costume “piratear” as coisas, agora não mais por ser caro e sim por poder achar o paralelo por um preço menor. Para algumas pessoas, antes se “pirateava” pois não conseguia pagar integralmente, agora fazem porque mesmo que possam pagar a licença, sai mais barato comprar o ‘mané’ da esquina que vende por um centésimo do preço;
Não existe “A” melhor maneira de se combater esse problema. Valorizar o trabalho empregado e cobrar abaixo do valor que merece, pode ser uma alternativa. Punir quem a “pirataria”, parar de usar, outras.
O pior é você vender um produto pagando pelas licenças de outros programas comerciais adendas ao mesmo e o gerente do cliente dizer: “Ah, meu primo que acabou de fazer S**ac, faz mais barato” e você descobrir que “o primo” baixou os mesmos softwares no Emule e ia vender sem cobrar nem pagar o preço das licenças. É o fim!
Até!
M
marceloplis
Todos estão se esquecendo que no Brasil a principal causa da pirataria e de os consumidores optar por produtos piratas é realmente a grande diferença de preço, CAUSADO PELA ALTA CARGA TRIBUTÁRIA, então se quer combater a pirataria não comece prendendo os camelos da 25 de Março ou Sta. Efigênia que estão lá trabalhando e não matando ou roubando. O governo tem que olhar pro próprio umbigo !!!
s4nchez
Mesmo se o software da Microsoft fosse vendido aqui sem imposto nenhum ele ainda assim seria pirateado :?
J
juzepeleteiro
Tecnicamente estão roubando sim. Estão vendendo uma propriedade intelectual sem os devidos direitos.
L
lucas_sa
A Porcaria em si naum é a pirataria ou a novela falar isso, e sim a mico$oft cobrar um valor deste por um S.O. , isso é inreal nos dias de hoje
kemperacc
Eu nao uso nenhum programa pirata!
E nao gastei nenhum centavo comprando nenhum programa, o que falta para as pessoas abandonarem a M$$$???
Pra mim nao falta nada, eh apenas uma questao de comportamento mesmo, a pessoa aprende win… e nao quer largar, pq nao quer ter que se esforcar pra aprender algo novo.
Eu trabalho com programacao, uso linux ha 9 anos (desde o Conectiva guarani) a 2 anos abandonei definitivamente o win, pois comecei a programar em Java.
Hoje em dia, o unico contato que tenho com win… eh quando eu mando um programa que eu fiz pra alguem testar nele.
Obviamente o problema da pirataria nao se aplica somente a informatica, mas isso aki eh um forum de programacao, e eu to falando da minha perspectiva como atuante a area de informatica.
kemperacc
Mesmo se fosse de graca, jamais usaria windows, a unica coisa que a M$ sabe fazer bem feito eh jogo!
kemperacc
titanius:
Não concordo que os precos sejam abusivos… já pensou no que a microsoft já gastou pra desenvolver o Windows Vista? Mil conto paga a conta?
É claro que ele vende milhoes, entao o preco pode ser menor, mas cobrar 100 contos seria otimo pra gente, e pra empresa?
Pirataria não existe por causa dos preços, e sim por causa da cultura… você pagaria R$40,00 se vc tivesse o mesmo produto por R$1,00 ?!?
[]s
IBM, SUN, e tantas outras investem pe$ado no linux, e mesmo assim o mesmo segue de graça…
L
lucas_sa
O povo é muito simplista. Em vez de aprender coisas novas, que lê ajudarão e facilitarão sua vida, não ainda prefere usar o Windows só uma idéia:
Para baixar um programa no Windows: entro em um site ou no kazza o emule ou afins, baixo depois entro em sites com 10 bilhões de vírus para achar o crack, e depois disso formato o pc de nova hahaha
Já no Debian, com um simples comando;) e só você ir no terminal e digitar apt-get install o nome do programa e pronto xD agora não me venha com comversinha de que usa Windows pq linux e ruim quem usa Windows e pq tem preguiça de aprender uma coisa melhor … :evil:
kemperacc
falow bunitu better, hoje em dia eu nem vejo porque continuar usando windows, no linux eh tao mais simples, rapido e facil fazer as coisas…
E tudo 100% free, sem pirataria…
[]s
Luiz_Aguiar
Meus deus quantos trolls famintos !!!
D
davidhc
Concordo que somente abaixar o preço não iria resolver o problema de pirataria, tanto que eu coloquei
Uso slackware desde a versão 8.1 só que tem algumas coisas que eu preciso recorrer ao Windows para fazer. Mas acredito que esse problema vai ser sanado com o tempo
Me poupe de um comentário tão infeliz como este. A Microsoft tem milhares de pessoas desenvolvendo o Vista e com toda certeza, a mão de obra não é das mais caras e cada mídia que eles gravarem, não vale R$1k. Se cobrassem 100 ‘contos’, eles iam vender mais do que vende e me arrisco a dizer que poderia ficar QUASE na mesma proporção da venda de hj, pq seria um preço mais acessível.
E sobre sua ilustre pergunta, eu iria pagar R$40 sim…mesmo pq eu não gosto de serviços ‘alternativos’ como por exemplo alguns pacotes de atualização do windows q alguém pode lançar ou aqueles servidores ‘alternativos’ de jogos ou ficar um bom tempo atras de um update, esperando ele sair no emule para poder baixar. Então acredito que seriam bem gastos os R$40
G
giulianocosta
No capitalismo o que todos querem? Simples, ganhar mais! Então é isso que todo mundo faz, talvez em paises mais ricos seja mais fácil para uma pessoa comprar um software original, mas aqui no Brasil é quase impossível. Imaginem esses micros que são vendidos a mil e tantos reais? Se eles possuissem software legal seu preço praticamente dobraria, isso só para ter um office e um windows da vida. Praticamente impossibilitaria a uma familia de classe baixa possuir um computador destes. A microsoft não tem fábrica na índia? Por quê? Simples, porque la eles pagam metade, senão menos, para programadores bons programarem. Isso é justo também?
A nike, senão me engano, paga U$ 0,16 dolares por hora de trabalho para um trabalhador na india, isso numa jornada de 12 horas diárias 7 dias por semana. E vende um tênis a $40, $50… $100 la nos EUA. Isso é justo também? Porque os governos não fazem campanhas pra mudar isso?
Tem que piratear mesmo! Pra mim, acho aceitável roubar de ricos. Se mesmo roubando e pirateando eles continuam super ricos, como isso se explica?
titanius
Olá David,
Infeliz o comentário não foi, talvez você não saiba o quanto custa ter um programador para uma empresa, imagina ter: analista, programador, designer e etc…
O custo é alto, e você não pode balancear pelo preço de “midia” e sim o que o produto custou para ser desenvolvido. Acrescente aí marketing, e profissionais no pós-venda, pós-programação e etc… O custo é alto.
Agora concordo com você, que se eles abaixassem o valor, venderia mais, mas o meu ponto de vists é que mesmo sendo um windows original por R$100,00, um rapaz consegue ele por menos de R$5,00… mesmo assim vai continuar tendo pirataria, pois como eu disse, pirataria não é por causa do valor e sim por causa da cultura do país.
Eu particularmente, acho um absurdo pagar quase R$1.500,00 por um windows, e minha firma com mais de 10 máquinas, torna-se impossível pagar R$15.000,00 somente pelo SO… e com certeza, se fosse R$100,00 eu pagaria pra ficar legalizado, mas muita gente nao pensa assim…
[]s
maquiavelbona
Bom dia!
Eu me sinto mal em ter que ler comentários assim. Alguém daqui trabalha em alguma empresa que venda software? Duvido que alguém que trabalhe nisso tenha esse pensamento “Robin Hood”. Se eles cobram é porque podem cobrar e ponto. O quanto que eles gastam pelo que eles vendem não é questão de discussão, se eles consideram que vale 600 reais por um S.O. então eles vão vender por isso mesmo. Já pensou se quando fizesses uma entrevista de emprego pedindo R$10 mil de salário e o cara falasse que não vale tudo isso e que pagaria só R$1 mil? Ou pior, que você fizesse o trabalho e ele não pagasse? Agora a teoria “Robin Hood” continua a funcionar?
Se consegues se adaptar ao Linux como estação de trabalho, muitíssimo bom para ti. Eu, disse Eu, ainda acho que falta muita maturidade em usabilidade, acessibilidade e funcionalidade para chegar aos pés de alguns produtos da Microsoft para usuário normal. Uso ambos aqui no trabalho mas não consigo trabalhar com SVN, OpenSuse e NovellClient for Linux pois tem um grave problema com o NovellClient, enquanto no Windows não houve esse problema ainda.
Sobre pirataria, sou totalmente contra. Roubar ainda é crime, passível de pena prevista em Lei, não importa se é software, música, relógio, pilha etc. Quer impedir? Esforce-se para isso. Acha que não vale o que se paga? Não use, oras.
Até!
G
giulianocosta
Se é tão simples assim, tipo, eles cobram porque tem que cobrar e ponto. Me explique uma coisa, de onde vêm o lucro da empresa? Como a microsoft e Bill Gates ficaram ricos? Simples, pagando menos pelo que se produz! Tipo, se eu produzo um software de 10.000 reais, logo o valor do meu serviço é 10.000 reais, a empresa me paga 1.000 reais pela fabricação do software, logo ela têm um lucro de 9.000 reais em cima de uma coisa que eu produzi. Isso não é particular das empresas de software, qualquer empresa dentro do capitalismo trabalha nesse formato. Não vou entrar nesse mérito de discutir produção, valor de uso, valor de compra, sobre-trabalho, etc… O que quero dizer é que da mesma forma que nós não temos o direito de piratear, eles tambem não tem o direito de subvalorizar o nosso trabalho. Então, nesse contexto, se eles querem vir me dizer que na Lei piratear, roubar ou sei lá mais o que é crime. Então que eles não cometam os mesmo crimes antes de virem me cobrar algo.
maquiavelbona
Opa!
Continuo com a mesma posição, não acha que vale, não use e pronto. Ou eles mudam(exemplo: Banco Bradesco S/A) ou eles vão a falência(exemplo: Banco Nacional S/A).
O preço de um produto não se baseia no valor final e sim no de produção. Se achas que o que te pagam pelo que vais fazer não é o ‘justo’, mude de emprego. És obrigado a trabalhar por menos? Saia da empresa, faça o software de R$10 mil e venda. Coloque todos os custos operacionais e depois veja se realmente essa “mais-valia” é tão pérfida assim. E depois descubra que o seu software caiu na rede e tem 10 mil pessoas usando sem pagar a licença.
Lucrar? Óbvio, senão não estariam querendo crescer. Não recebes pelo que trabalhas?
Até!
D
davidhc
Concordo com o que foi exposto acima e posso te me expressado errado sobre a mão de obra.
Eu trablho em empresas de desenvolvimento de software e funciona como giulianocosta falou! O lucro é absurdo então pq eles podem e devem abaixar o preço sim!
Eu gosto do Windows e ele supre minhas necessidades. Uso o slackware desde a versão 8.1, mas tem coisas que não da pra fazer nele!
Continuo na minha opinião que o problema é a cultura MAS com os preços reduzidos, iria diminuir a pirataria tb!
[]'s
G
giulianocosta
Opa!
Continuo com a mesma posição, não acha que vale, não use e pronto. Ou eles mudam(exemplo: Banco Bradesco S/A) ou eles vão a falência(exemplo: Banco Nacional S/A).
O preço de um produto não se baseia no valor final e sim no de produção. Se achas que o que te pagam pelo que vais fazer não é o ‘justo’, mude de emprego. És obrigado a trabalhar por menos? Saia da empresa, faça o software de R$10 mil e venda. Coloque todos os custos operacionais e depois veja se realmente essa “mais-valia” é tão pérfida assim. E depois descubra que o seu software caiu na rede e tem 10 mil pessoas usando sem pagar a licença.
Lucrar? Óbvio, senão não estariam querendo crescer. Não recebes pelo que trabalhas?
Até!
maquiavelbona, eu não quero mudar tua posição, entendo perfeitamente tua linha de raciocínio. Eu só estou expondo a minha linha de raciocínio, só isso, nada mais. Da mesma forma que eu não sou o dono da verdade, tu também não és. Então, partindo desse pressuposto talvez exista um ponto de equilibrio entre as duas opiniões.
É simples demais dizer para quem não é dententor dos meios de produção sair do emprego e criar uma concorrência. Só que as coisas não são assim, tu sabes bem o quanto de capital alguém tem que possuir para começar a pensar em montar algum negócio, ainda mais na construção de software. Esse tipo de opção não esta acessível a todos, aliás, essa opção é opção somente de 3% da população, que são os que não vivem com salários de subsistência.
Eu sei perfeitamente q o custo de um produto não esta baseado somente no que eu produzo, há N coisas a mais que devem fazer parte do cálculo. Mas me explique, como uma empresa como a microsoft, pode ter tanto dinheiro mesmo que eles venham sendo “roubados” durante todo esse tempo? Estranho isso né? De onde vêem o lucro? Ué, eles foram roubados, pirateados, lesados, etc… Como é possível haver acumulo de capital num cenário destes?
Há, valeu pelo “Hobin Hood”, foi uma honra ser chamado assim.
maquiavelbona
O bom que a conversa não partiu para o lado pessoal. Não quero forçar a aceitar minha proposta, ainda bem que acreditas nisso.
Uma coisa que eu acho que se pode cobrar também é pelo “capacidade de produção”. Sou assalariado também, não sou dono de empresa, não tenho tanto dinheiro, nome, contatos etc que meu chefes. Eles têm pelo que cobrar, tanto pelo produto quanto pelo valor não material agregado ao mesmo. Dinheiro gera mais dinheiro e não difícil duvidar disso.
Sobre ser roubado e lucrar, uma maneira simples de se verificar isso é nos impostos brasileiros. Imposto sobe, Estado capta recursos, pessoas sonegam, aí imposto sobe mais para compensar os que sonegaram, o Estado continua a ganhar, mas ainda tem gente que sonega e os custos vão para os que não sonegam, tornando uma bola de neve que o único que nunca perde é o Estado.
Cobrar o que eles cobram só pelo nome, poderíamos comparar em comprar um carro. Tem um Gurgel(mais barato) e um carro importado(bem mais caro), mas em qual confias mais? É complexo discutir algo por que o sonho de consumo da maioria é um carro alemão ou italiano.
Seria ótimo se não fosse tão caro, mas piratear não auxilia em nada a redução dos valores, vide o preço atual dos produtos mais populares(CDs, DVDs, tocadores de MP3, até faca estão pirateando!)
Enquanto a idéia da população for roubar para não pagar ao invés de não consumir, isso não terá muita solução.
Até!
F
flaleite
Ai já responde parte de sua pergunta, o lucro que os empresários é relacionado ao capital que eles investem e ao risco que eles correm ao colocar esse capital no negócio. O empregado, não coloca nenhuma grana no negócio e se sair, não perde nada. Já o empresário arrisca seu capital montando o negócio e se ele não der certo ele pode até perder todo o capital investido, até podendo ficar endividado.
A Microsoft claramente usou da pirataria do seu produto para obter lucro. Ela não se preocupou com a pirataria por que de certa maneira ela se beneficiava disso. Até por que é melhor ter seu software pirata em um PC do que um do concorrente. A Microsoft tira bastante dinheiro no mercado OEM e nas grandes coorporações. Veja que nos outros mercados (EUA e Europa), o mercado de “PCs de marca” é muito grande.
Lembre-se também que o preço não é calculado pelo custo de produção+lucro e sim pelo que ele vale para o mercado.
F
flaleite
Mais um ponto a fortuna do Bill Gates não é somente em cash é tbm em ações, ele pode estar bilionário sem ter feito uma retirada sequer da Microsoft.
G
giulianocosta
Quem ta na chuva é pra se molhar! Não justifica o fato de ter um megacapital investido que vou ter que expropriar riquezas de um empregado para pagar o risco. Muito fácil eu usar a exploração da mão de obra como arma contra os riscos! Quem tem medo de evacuar não come…
flaleite:
A Microsoft claramente usou da pirataria do seu produto para obter lucro. Ela não se preocupou com a pirataria por que de certa maneira ela se beneficiava disso. Até por que é melhor ter seu software pirata em um PC do que um do concorrente. A Microsoft tira bastante dinheiro no mercado OEM e nas grandes coorporações. Veja que nos outros mercados (EUA e Europa), o mercado de “PCs de marca” é muito grande.
Lembre-se também que o preço não é calculado pelo custo de produção+lucro e sim pelo que ele vale para o mercado.
Concordo plenamente com essa última, eles usaram da pirataria como uma ferramenta. Mas ainda assim, a riqueza da microsoft não veio somente disso. Ela veio de onde vêm o lucro de todas as empresas sob o Capital, veio da exploração da mão de obra.
maquiavelbona
giulianocosta:
Concordo plenamente com essa última, eles usaram da pirataria como uma ferramenta. Mas ainda assim, a riqueza da microsoft não veio somente disso. Ela veio de onde vêm o lucro de todas as empresas sob o Capital, veio da exploração da mão de obra.
Ah! Isso me lembra meus velhos tempos de PSTU. Exploração indiscriminada da mão-de-obra, mais-valia, juro, sindicatos eram o máximo da proteção dos trabalhadores …
Obs.: Isso é um comentário nostálgico e em certo ponto cômico, por favor NÃO entendam como crítica.
Até!
G
giulianocosta
maquiavelbona:
giulianocosta:
Ah! Isso me lembra meus velhos tempos de PSTU. Exploração indiscriminada da mão-de-obra, mais-valia, juro, sindicatos eram o máximo da proteção dos trabalhadores …
Obs.: Isso é um comentário nostálgico e em certo ponto cômico, por favor NÃO entendam como crítica.
Até!
hehehe… Pode até ser cômico e nostálgico, mas é a realidade. Hoje em dia com a modernização dos meios de produção talvez tenha-se mascarado certo conceitos antigos, mas continuam valendo. A pergunta é, o lucro é obtido de onde? A raiz do lucro, aonde se encontra? Se a mão-de-obra para de produzir, o que será vendido?
maquiavelbona
giulianocosta:
hehehe… Pode até ser cômico e nostálgico, mas é a realidade. Hoje em dia com a modernização dos meios de produção talvez tenha-se mascarado certo conceitos antigos, mas continuam valendo. A pergunta é, o lucro é obtido de onde? A raiz do lucro, aonde se encontra? Se a mão-de-obra para de produzir, o que será vendido?
Muda-se de país talvez? Bom lugar é Taiwan, Cingapura, Índia, Coréia do Sul, Paquistão…
Se a mão-de-obra parar, podemos vender órgãos dos programadores que pararem. Levaremos para a selva do lado do Rio, tiraremos os seus órgãos e venderemos os de boa qualidade para transplante e com os de má qualidade faremos picadinho com farofa para a hora do almoço. Ótimo não?
Ta feia a coisa mas essa situação foi no mínimo engraçada rss.
[]'s
G
giulianocosta
maquiavelbona:
giulianocosta:
Muda-se de país talvez? Bom lugar é Taiwan, Cingapura, Índia, Coréia do Sul, Paquistão…
Se a mão-de-obra parar, podemos vender órgãos dos programadores que pararem. Levaremos para a selva do lado do Rio, tiraremos os seus órgãos e venderemos os de boa qualidade para transplante e com os de má qualidade faremos picadinho com farofa para a hora do almoço. Ótimo não?
Ou melhor, podemos derrubar a burguesia e tomar-lhes os meios de produção…hehehehe…
Não temos nada a perder, somente a corrente das nossas mãos…hehehe
hehehe… Fugimos “um pouco” do tópico. Mas ta sadia a conversa…hehe
dudaskank
De pirataria pra Linux x Windows pra depois uma quase convocação pra uma greve geral de programadores que ganham pouco, uau… hehehehe.
Pirataria é crime, por isso não roube navios hehehe.
Bem, mas falando sério, nada é tão simples de resolver assim. Acho que impostos menores ajudariam bem, mas mesmo assim os piratas continuariam ganhando. É como falaram, acredito que seja um problema cultural. Sem uma educação e uma concientização do povo não tem como resolver.