Pessoal…estou desenvolvendo um aplicativo onde possui uma tela para emissão de nota fiscal de venda ao consumidor… nota modelo 02… e presciso que conste no sistema campos para entrada de valores de pis e cofins…
Minha dúvida é…onde coloco estes campos para o usuario informar…
No cadastro de produto?..
Na tela de venda, na hora de informar o item?
No cadastro da empresa,pois sempre será cobrado o mesmo percentual para todos os ítens…
Na nota inteira, pois é cobrado em cima do valor total e não em cima dos produtos?
Olá!
Na minha empresa, inserimos estes percentuais em uma tabela de “tarifas” e na hora de emitir uma nota de um fornecedor, os valores dessas tarifas são calculados de acordo com o valor da nota ou podem ser informados naquele momento (caso, por qualquer motivo, sejam diferentes dos percentuais cadastrados).
Também mantivemos um histório, para cada nota, dos percentuais de COFINS/ PIS cobrados (seria um histórico da nota fiscal mesmo).
Espero ter ajudado…
L
leopoldof
Obrigado pela resposta…
Telefonei para um contador daqui…e ele me disse que o que ele tem visto por aí…seria para inserir esses campos de pis/cofins no próprio cadastro do produto… mas deixar uma opção como vc falou na hora da venda…de modificar…pois possui produtos que tem e outros que não tem esse percentual…
D
deusdara
leopoldof:
Pessoal…estou desenvolvendo um aplicativo onde possui uma tela para emissão de nota fiscal de venda ao consumidor… nota modelo 02… e presciso que conste no sistema campos para entrada de valores de pis e cofins…
Minha dúvida é…onde coloco estes campos para o usuario informar…
No cadastro de produto?..
Na tela de venda, na hora de informar o item?
No cadastro da empresa,pois sempre será cobrado o mesmo percentual para todos os ítens…
Na nota inteira, pois é cobrado em cima do valor total e não em cima dos produtos?
qual seria a melhor opção?
Não sou muito entendedor dessa parte tributária…
Obrigado
É interessante o controle do percentual por produto, pois existem alguns que não são tributados dentro de uma mesma nota, mas lembre-se que o PIS/COFINS é cheio de regras, você já pensou na exportação para o EFD PIS/COFINS depois? É necessário várias outras informações, como exemplo o CST PIS/COFINS, que já é bom você já ir gravando também. Depois é importante não confundir a nota modelo 02 com outros modelos de nota, nesse caso seu sistema só vai emitir esse tipo de nota? E se for necessário emitir um modelo 01 ou 55?
L
leopoldof
Na verdade estou fazendo um PDV… e pelo roteiro que baixei aqui …tem que fazer o cupom, e uma tela separada para emissão de nota do modelo 02 para que quando o ECF não funcionar, ele possa emitir uma nota do modelo 02…
Já montei todas as funcionalidades do PDV… também montei a tela de emissão de nota modelo 02…agora estou nesse “maledeto” EFD… pois tem um requisito que diz que tem que gerar o SPED e o SINTEGRA…
Mas só os blocos referentes a saída de produtos…
Bom…para NFE vou deixar para mais adiante… mas para nota do modelo 02 e cupons…pelo que vi aqui no ato cotepe para montagem do EFD…não necessita de CST…(Pelo menos para declarar registros de cupons e nota modelo 02) …só pede os valores do PIS e valores de COFINS…
Por isso…vou fazer no cadastro de produtos…uma aba para o cadastro normal e uma outra aba para tributos para que o usuário selecione a situação tributária de pis/cofins… icms…ipi… e insira seus valores…já baixei a listagem de PIS e COFINS lá do site do SPED… pra deixar previamente cadastrados no meu sistema
D
deusdara
leopoldof:
Na verdade estou fazendo um PDV… e pelo roteiro que baixei aqui …tem que fazer o cupom, e uma tela separada para emissão de nota do modelo 02 para que quando o ECF não funcionar, ele possa emitir uma nota do modelo 02…
Já montei todas as funcionalidades do PDV… também montei a tela de emissão de nota modelo 02…agora estou nesse “maledeto” EFD… pois tem um requisito que diz que tem que gerar o SPED e o SINTEGRA…
Mas só os blocos referentes a saída de produtos…
Bom…para NFE vou deixar para mais adiante… mas para nota do modelo 02 e cupons…pelo que vi aqui no ato cotepe para montagem do EFD…não necessita de CST…(Pelo menos para declarar registros de cupons e nota modelo 02) …só pede os valores do PIS e valores de COFINS…
Por isso…vou fazer no cadastro de produtos…uma aba para o cadastro normal e uma outra aba para tributos para que o usuário selecione a situação tributária de pis/cofins… icms…ipi… e insira seus valores…já baixei a listagem de PIS e COFINS lá do site do SPED… pra deixar previamente cadastrados no meu sistema
Isso vai ter controle de matriz/filial?
L
leopoldof
Não… a princípio somente num estabelecimento…
L
leopoldof
To vendo que vou penar muito nessa geração do EFD… esse PIS E COFINS estão me tirando o sono…
Vou me basear na tela do emissor gratuito da nfe pra fazer a tributação no produto…onde o usuário seleciona o tipo de tributação do pis, por exemplo… e o sistema libera os campos de aliquotas e outros se necessário…
Uma pergunta…
As opções de PIS e COFINS… para o meu caso (nota modelo 02) seriam as mesmas das opções listadas do aplicativo de emissao de nfe do governo?.. isso pensando que mais adiante vou ter que fazer a nfe também…
L
leopoldof
O que seria a base de cálculo… sempre seria o valor do produto?
D
deusdara
Não, a base de cálculo tem inumeras variações, referente a frete, seguro, outras, tem que saber se vai somar o IPI, substituição, isso tem tudo variação de cliente para cliente, é necessário verificar.
Faz um tempo que eu não uso o emissor de Nf-e do Sefaz, mas devem ser as mesmas opções sim, mas aquilo é muito manual, é interessante deixar o sistema mais eficiente.
O EFD PIS/COFINS tem obrigação de envio a partir de fevereiro, mas com os fatos resultantes desde 07/11, vai se preparando…