PJ com renda anual superior aos 60 mil do MEI. Qual tipo de empresa abrir?

Fala galera, beleza?

Nunca trabalhei como PJ sequer tenho empresa aberta, porém irei aderir à esse tipo de contratação.

Sabendo que o MEI pode faturar só até 60 mil reais anualmente, qual é o tipo de empresa adequado pra quem vai faturar um pouco acima desse valor como desenvolvedor de software? Alocado na empresa, é claro.

Andei pesquisando e parece que o pessoal não aceita muito bem o simples nacional, e vi um pessoal até indicando uma LTDA. Isso confere?

Abraços,

Até onde sei, vai ter que ser LTDA.

Simples ñ envolve desenvolvimento de software

EIRELI.

Vini:

Isso quer dizer que já para abrir a empresa, terei que ter essa grana? =[

Vini:

Isso quer dizer que já para abrir a empresa, terei que ter essa grana? =[[/quote]

Por isso a idéia é iniciar no mei e mudar de modelo. Se você está ganhando mais de 60.000 / ano, facilmente pode declarar uma empresa com capital social de R$10.000,00.

Vini:

Isso quer dizer que já para abrir a empresa, terei que ter essa grana? =[[/quote]

Por isso a idéia é iniciar no mei e mudar de modelo. Se você está ganhando mais de 60.000 / ano, facilmente pode declarar uma empresa com capital social de R$10.000,00.
[/quote]

Então a ideia seria eu começar com LTDA como proposto pelo Hebert e depois “migrar” pra EIRELI?
Além disso, acredito que o capital social da EIRELI seria de R$ 78,800 (100 x 788,00 do salário mínimo atual).

Não, começar como MEI e depois migrar para EIRELI. O EIRELI é um tipo de LTDA, mas com um sócio só.

Mas aí que tá Vini, o capital social da EIRELI é de 78k, pelo que andei pesquisando não dá pra colocar menos que isso (os 10k que você falou), a não ser que eu tenha entendido errado.

Realmente eu nunca mexi com empresa portanto sou leigo no assunto, desculpe se as perguntas forem bobas.

Boa noite Bruno!

Bom se você acha que vai faturar + de 60 por ano, então esquece de ser MEI. (Nem sei se enquadra como MEI Desenvolvedor).

Simples Nacional, Lucro Real e Lucro presumido são tipos de tributação.

Sociedade Ltda, EIRELLI, Empresário individual, são os tipos de enquadramentos das empresas . Qualquer empresa que for abrir sendo sociedade, você vai ter que integralizar o capital e como o Vini disse, se for uma EIRELLI, a integralização será de 78.800,00 (100X Salário mínimo).

[quote=Donizete Luiz]Boa noite Bruno!

Bom se você acha que vai faturar + de 60 por ano, então esquece de ser MEI. (Nem sei se enquadra como MEI Desenvolvedor).

Simples Nacional, Lucro Real e Lucro presumido são tipos de tributação.

Sociedade Ltda, EIRELLI, Empresário individual, são os tipos de enquadramentos das empresas . Qualquer empresa que for abrir sendo sociedade, você vai ter que integralizar o capital e como o Vini disse, se for uma EIRELLI, a integralização será de 78.800,00 (100X Salário mínimo).
[/quote]

Fala Donizete!

O valor que eu integralizar ao capital inicial fica “retido” em algum lugar?
Por exemplo: tenho que depositar em uma conta da empresa e sempre deixar esse valor lá, ou só preciso provar que tenho na abertura, e depois utilizar o dinheiro?

Bruno,

Isso, você vai ter que abrir uma conta corrente em nome da empresa e fazer o depósito no Banco. O recibo é a prova idônea que você integralizou o capital.

Você pode sim usar o dinheiro, mais em favor da empresa e não da pessoa física (você), na compra de móveis, computadores etc.

Seria interessante você procurar um escritório de contabilidade de sua confiança e pedir para fazer uma análise em qual regime tributário seria o mais viável para você.

Espero que você tenha muito sucesso!

Detalhe que integralizar o capital != ter o capital em caixa.

Você pode ter uma empresa cujo capital integralizado é 78.800,00, mas que o caixa dela esteja em 0.

Hmmmm, neste caso tentarei abrir mesmo sem esse caixa, mas como proposto, conheço um contador que já tem mto tempo de experiência e vou pedir mais orientações à ele.
Vini, valeu mesmo, não sabia que dava pra abrir sem ter a grana (pelo que entendi).

[quote=Donizete Luiz]
Espero que você tenha muito sucesso![/quote]
Obrigado!