PJ versus Cooperativa

Pessoal,
Quem está a mais de 5 anos no mercado deve ter percebido que as contratações na forma da CLT estão cada vez mais raras na nossa área. Cada forma de contratação tem algumas vantagens e desvantagens. Mas eu queria saber mesmo como se comparam (em termos de impostos) os contratos através de pessoa jurídica e cooperativa. Quem já trabalhou sob as duas formas ou tem conhecimento no assunto poderia responder?
Muito obrigado!
Ivan

Vejam também o tópico PJ ou CLT

Esse esquema ai de Cooperativa eu nao conheço… como q eh!?

Olha, o sistema de cooperativa vale a pena pelo fato de vc nao ter de dar nota, quem da nota eh a cooperativa que ira lhe cobrar em média 4%. Penso ser uma boa para quem nao tem uma empresa ME. Mas não gosto trabalhar assim prefiro tomar conta eu mesmo dos meus assuntos. Não confio em cooperativas, consultorias, etc… mas nao c preocupem daqui a pouco isso que chamam de governo vai arrumar um jeito de nos roubar mais.

Abraço!
Daniel Bertini Andriani

Pessoalmente prefiro o sistema de cooperativa ao PJ. No sistema de cooperativa você paga 11% de INSS, o ISS (no meu caso 2%) e a taxad da cooperativa (no meu caso 5,5%). Depois desses descontos você tem o desconto do imposto de renda. A vantagem é que não tem que pagar outras contribuições nem contador, você passa a contribuir para o INSS, te garantindo aposentadoria e seguro contra acidentes de trabalho, e quando você sai de um projeto não é preciso ficar pagando impostos, contador nem encerrar a empresa.

Eu já trabalhei no esquema de cooperativa…e o meu processo vai ser julgado agora em Abril…se eu ganhar… R$ 10.000,00 para o bolso…

Olha, o negócio da cooperativa na teoria parece ser muito interessante, vc realmente recebe só pelo que trabalha…e tem aquela lorota sobre participação nos lucros e coisa e tal…affff, só que a empresa aparentemente parece nunca ter lucros.
E quando chega a época em que todo mundo recebe 13º vc fica chupando dedo.
Sem contar que se vc tirar férias, pode tirar…mas tb não recebe.
Fora a parte que as cooperativas estão sendo caçadas em todo país. Porque a galera usa o esquema de cooperativa para sonegar impostos.

Sorry…mas sinceramente, acho que as únicas cooperativas que funcionam são aquelas de fins rurais…

[]'s