Reserva de mercado é importante pelo fato de que as empresas teriam problemas em manipular a faixa salarial do mercado. Ele lista la 2000 negos que sabem a tecnologia X, sendo que só 100 realmente são bons e deveriam ganhar em torno de 5.000 os outros 1900 chegam la e eles oferecem 3500.
Sim, muita gente que tem diploma também não sabe lhufas. Por isso seria legal aquela entidade que eu dei a idéia para que cara analista tivesse seu acervo técnico da area de tecnologia para apresentar para as empresas contratantes.
Uma coisa é verdade. Quem tem diploma vai sempre defender a regulamentação. Quem não tem vai arrumar mil desculpas para não regulamentar. Cada um com seus interesses, mesmo que visem o bem comum.
Não quero expurgar os sem-diploma. Só quero uma regulamentação, para que, daqui para frente, as coisas sejam melhores.
Jaja voces vao falar que eh melhor nao fazer faculdade, porque quem nao faz sabe mais.[/quote]
a primeira coisa que eu falei (bom, não foi a primeira, mas estava no primeiro post)
é que não tenho nada contra faculdade, mas a maior parte delas aqui no brasil esta com uma qualidade muito ruim, e isto deveria ser corrigido antes de se querer regulamentar alguma coisa
Credibilidade. Por esse motivo eu acho valida a regulamentação.
Imagina se não existisse o CREA, um pedreiro que não sabe dividir números de 2 dígitos , mas é excelente no olhomêtro poderia ter assinado o projeto desse prédio que você está aí agora. Você se sentiria seguro?
ë mais ou menos o mesmo conceito de ter um acervo tecnico em engenharia. O Crea ele tira apos universidade.
Não estou 100% inteirado em engenharia.
Sim, muita gente em empresa pequena é muito bom e manja pacas e muita gente não. Muita gente com diploma manja pacas e muita gente não.
Isso é para que os contratantes tivessem certeza q aquele cara ja trabalhou com tecnologia X e Y pois outras empresas afirmam isso. Eu ja tive problemas de na IBM colocarem um carinha no projeto que tinha problemas na instalação do eclipse. Assim como tem nego diplomado com 2 certificações que tbm não sabe nada.
Amanhã estarei finalizando um processo seletivo e eu teria ficado feliz se na triagem de curriculos eu conseguisse ter provas que o que ele escreveu ali é verdade. Muito carinha veio falando que sabia struts e meu tempo foi jogado no lixo pois na real ele não tinha experiência profissional com struts, na minha opinião, e no c.v. do cara tava la um projeto de 7 meses utilizando struts em uma empresa qualquer por ai. E eu não vou pegar c.v. por c.v. e ficar pegando telefone de referencia de cada empresa e ligar pra perguntar como foi o desempenho e etc…
Sim, eu preferiria um candidato que a Tesla tivesse falado “Ele trabalhou aqui, ficou até o fim do projeto e realmente utilizou struts.” claro que na entrevista sempre rolam as perguntas pra comprovar aquilo, mas para uma triagem inicial eu gostaria sim! Melhor do que perder dias e dias fazendo entrevistas com um monte de nego que mentiu no c.v.
alem de todos os itens citados a favor da regulamentacao, tem mais um ponto a favor de regulamentar…
luta por direitos da classe (dos profissionais de informatica). Com os profissionais unidos seria mais facil por exemplo, reinvindicar piso salarial, ou o numero maximo de horas de um estagio…
ja imaginaram o que aconteceria se os profissionais de informatica fizessem uma greve geral???
[quote=“rodrigo_gomes”]+ 1 a favor da regulamentacao!!!
alem de todos os itens citados a favor da regulamentacao, tem mais um ponto a favor de regulamentar…
luta por direitos da classe (dos profissionais de informatica). Com os profissionais unidos seria mais facil por exemplo, reinvindicar piso salarial, ou o numero maximo de horas de um estagio…
ja imaginaram o que aconteceria se os profissionais de informatica fizessem uma greve geral???
podemos dominar o mundo :D[/quote]
Isso sem falar de criar uma blacklist das empresas caloteiras :twisted:
ou das empresas que cobram pra te dar um emprego.
A gente é ocupado demais pra se preocupar com isso, tem que ter
um órgão oficial que assuma essa responsabilidade.
Paulo,pera aí…não eh por aí a situação!O problema é q programador não se faz em faculdade compreende?Médico,Advogados,sim…
Essa regulamentação de Informática dará muito mais trabalho do que se imagina…ateh pq entre programador e analista,ás vezes há um hiato grande entre eles,em outras,muito pequeno…
Ah comparação entre advogados,médicos e talz eh infeliz d+!
Ninguém consegue ter uma plataforma de erros(como uma residência médica ou um estágio na defensoria pública),como se tem quando se programa.O compilador te ensina,os logs do tomcat te ensinam.Não dá para aprender a fazer uma anamnese,ou como resolver uma dada ação em juízo,sem contato humano.Mas dah para vc abrir um Corejava,Deitel ou seja-lah o q for e fazer um sistema inteiro.Qualquer comparação eh infeliz.Vc soh conseguiria se tornar médico ou advogado sem facul,se fosse um DaVinci,um Newton…um programador pode ser completo sem ser uma excessão da excessão.Sou a favor da regulamentação,mas com ressalvas…
ja existe um orgão que define o piso salarial para um analista de sistemas, e este piso é de R$ 1200
quero ver qual o analista que trabalha por isto.[/quote]
tah mas que legitimidade tem esse orgao?? eh um conselho federal??
(pode ter sido um exemplo infeliz o meu), mas se tiver um conselho nao da pra lutar e aumentar esse piso que vc diz que jah tem?
Daniel não o funcionário. Os consultores que passarem por la.
E quando um funcionário decidir sair por suas razões (Infelicidade no emprego, ou esta afim de mudar de foco, ou não se da bem la dentro) seria o certo que a empresa confirmasse o que ele fez por la. Daria no mesmo se todo mundo tivesse saco pra ligar pra pedir referência de um ex-funcionário da sua empresa. Sem contar que também pesaria a postura do profissional de exigir isso da empresa, da mesma maneira que um engenheiro pede para seu acervo técnico.
Se você fez ou participou ativamente noi desenvolvimento de um sistema e ajudou a empresa nesse desafio ela deve “assinar” embaixo que você esteve la sim. Eu espero que empresas façam isso sim, da mesma maneira que eu ja liguei para pegar referência de um certo candidato que ia ocupar um cargo de peso no projeto e o diretor da empresa on ele trabalhava falou bem dele e ele levou a vaga, até agora não tive problema algum com ele, agora estou trocando de empresa e saio de la em paz porque sei que os projetos futuros estão em boas mãos, só falta mais uma pessoa para a equipe. Porém se todo dia ligasse um cara pedindo referência de outros ex-funcionários dai sim seria um problema.
Alias, quanto a ir para o concorrente quando se trata de funcionários, não consultores temporários, muitas empresas tem tratados de senhores.
Ja vi de perto um caso assim, mas isso é porque as empresas nunca são realmente concorrentes. Tudo depende do projeto.
Caso típico foi uma empresa chamada open concept e a ibm (O Luca vai lembrar dessa), por um lado o pessoal da Open estava dentro da IBM trabalhando junto para integração de 2 softwares, pois a IBM tinha contratado a Open para desenvolver um senhor sistema e depois tinha que integrar com a outra parte que a IBM fez para fechar o pacotão pro cliente. Em paralelo rolava uma concorrência para um contrato para o mesmo cliente praticamente onde as 2 empresas eram concorrentes diretas.
Pela politica da boa vizinhança você não deve “roubar” um funcionário de uma outra empresa do mesmo porte que o seu sabendo que a perda deste funcionário traria muito impacto. Sei que muita gente não segue isso, mas existem muitas empresas que seguem sim. Questão de ética, senão vira uma zona de cachorro sem dono.
Não sei sobre suas experiências profissionais, mas, sinceramente, esse seu modelo é impossível. Convenhamos!
A maioria das vezes podemos ter acordo de cavalheiros, mas sempre tem um chefe que leva a saída do funcionário como um desacato e nunca iria dar boas referências.
Esse seu modelo talvez funcione no céu (não no da Martaxa).
Concordo que seja meio utópico
Funcionar exatamente como eu gostaria eu também acho extremamente dificil, pra não dizer um projeto de muitos e muitos anos pra chegar nisso.
Mas a empresa dar a referência é questão de ética profissional, assim como seria ir la no sistema da entidade e reportar que o funcionário esteve la e participou do projeto.
Claro que existiriam casos que o cara saiu brigado ou algo assim, mas quanto a isso não tem o que fazer.
O Acervo tecnico é algo que o engenheiro tem por direito, se esse modelo fosse absorvido pela area de informatica seria muito bom. Não tem como trazer o modelo da OAB, na minha opinião o melhor seria o acervo técnico junto com a reserva de mercado de diplomas, tenho pontos contras à legislação também porém pensando bem essa reserva é importante. Eu mesmo não tenho faculdade de informática, foco meus estudos em gestão pois tudo que eu preciso saber pra trabalhar com informática eu ja sei ou meu amigo google sabe e eu sempre compro livros na Amazon pra me manter atualizado. Mas eu não tenho aptidão natural para finanças ou gestão empresarial então é nisso que faço faculdade (ou vou voltar a fazer ).
Só sei que, quando chegar o momento de contrarar um desenvolvedor aqui na empresa, a última coisa que vou olhar será o diploma dele.
Adorei quando vi uma empresa divulgando uma vaga mais ou menos assim:
“Envie junto com o pedido para a entrevista uma lista de tecnologias que usa (ex.: strus, hibernate, velocity). Após a entrevista será pedido para desenvolver um pequeno sistema com as tecnologias citadas.”
Pronto! Aí está o valor de um desenvolvedor.
O cara que quis comparar médicos com programadores … saúde pública != lucratividade.
Todo mundo aqui, inclusive eu, está fazendo um recorte da realidade, fazendo o todo parecer verdadeiro. Igual aquele email definindo a nacionalidade de Jesus, lembram?
Jesus é Californiano porque sempre andava descaço, tinha cabelo comprido e inventou uma religião ;D
Lipe o problema é o tempo que se perde com um processo seletivo desse. Seria o ideal mesmo aplicar um teste em cada um, mas imagina vc com um ou mais projetos nas costas perdendo 2 a 3 horas por dia em entrevista e depois analisando a aplicação que o cara fez