Planejamento de carreira e TCC

Bom, atualmente curso Sistemas de Informação (curso de 4 anos), e estou no quarto periodo.
Estou com algumas duvidas sobre oq fazer daqui para frente, duvidas sobre o meu tcc, sobre curso, sobre estagio…vou tentar ser o mais objetivo possivel.

Atualmente, estou com o seguinte plano em mente:
Começar a pesquisar e a definir o meu tema e tecnologias para o TCC (já comecei a fazer isso).
Terminar o meu TCC até o começo do ano que vem, ou seja, até o começo do sexto periodo.
No começo do ano que vem, depois do TCC feito e durante o sexto periodo fazer um curso de formação em Java (Caelum ou Prof.Carlos Ribeiro provavelmente).
Esses cursos costumam demorar coisa de 4/5 meses.
Logo após o termino do curso, começar a procurar um estagio ou cargo de programador junior em Java (preferencia para junior, claro).
Em um mundo perfeito, daria tempo certo para fazer tudo e o ultimo ano da facul (7 e 8 periodos), eu passaria trabalhando, ganhando experiencia e com a cabeça tranquila, por ja estar com o TCC feito. Derrepente eu até tentava tirar uma certificação em Java.

Irei falar um pouco sobre oq penso em fazer para TCC agora:
Até o momento, penso em fazer algum projeto em C utilizando paralelismo, provavelmente com CUDA.
Eu sei que alguns de vocês vão pensar de imediato que C da muito trabalho e que eu deveria fazer em Java.
Eu gosto muito de programar, gosto muito de C e de Java, mas no momento, eu sei muito mais de C do que Java e seria mais tranquilo fazer em C independente de Java ser mais rapido de se programar do que C.

Minhas duvidas são principalmente estas:
Um curso de formação em Java desses, conta no curriculo a ponto de eu com certeza conseguir pelo menos um bom estagio no ultimo ano da facul?
Um TCC desse em C sobre paralelismo (que na minha opinião, mostraria que eu tenho competencia como programador) me ajudaria na hora da entrevista, ou será que um sistema desses mais padrão só que em Java seria uma melhor pedida?
O que acharam desse plano que tracei?

Sei que ficou meio grande e que são muitas perguntas, mas a qualquer um que possa me passar um pouco de sua experiencia (principalmente aqueles que já estiveram na pele de entrevistador), o meu MUITO OBRIGADO.

Bertolini

Se fosse possível prever o futuro com certeza absoluta, seria uma maravilha. Não há como garantir nada. Mas você está adotando uma postura adequada: está adquirindo conhecimento para aumentar suas chances. Mais difícil seria conseguir um estágio ou emprego de desenvolvedor ser fazer nada.

Depende do que seria “um sistema mais padrão” em Java. Depende também de quais são seus objetivos. Um TCC sobre paralelismo em CUDA, se bem feito, poderia ser um agregador importante à sua carreira, ainda mais se você pretende realmente trabalhar com tecnologias de paralelismo. Mas também pode ser pouco útil se você deseja trabalhar com Java desenvolvendo soluções de ERP/BI.

Note que, para este tema (paralelismo e CUDA), dependendo da linha que você seguir, não precisaria desenvolver nada. Não é regra que o TCC tenha que ser um software, isso é você quem decide.

Não é ruim, é até ambicioso (no bom sentido). Por isso, deixo a pergunta: e se algum dos seus planos falhar, o que você faz? Você está se preparando para o melhor cenário (tudo dar certo), mas e para os cenários não tão melhores, mas possíveis? Pois é a mesma coisa que falei no início: se fosse possível prever o futuro, seria ótimo.

Quanto à C ou Java, acho que vale a pena trabalhar com aquilo que é adequado ao seu projeto (e que não vai se tornar um entrave ao desenvolvimento). Se C é uma opção viável, para quê usar Java?

Abraço.

Muito obrigado pelas suas respostas TerraSkilll^^

Acho que estou um pouco confuso sobre o meu principal objetivo.

Tem que se ter foco, e como o meu objetivo primario é entrar logo no mercado, acho que talvez fosse melhor eu começar esse curso de Java logo no periodo que vem(5 periodo).
No 6 periodo eu já estaria com o curso feito e apto a procurar a vaga de programador junior que tanto quero.

Deixando para fazer o TCC depois do curso de Java eu vou poder fazer ele com mais calma, durante o 6,7 e 8 periodo, mais tranquilo por já ter feito o curso e tal.
Faria ele em Java mesmo, ja que na época já vou estar com um conhecimento bem maior em Java.
Gostaria muito de fazer com paralelismo e tal, achei muito interessante essa tecnologia, mas a real é que ela é mais voltada para o lado academico, lado cientifico.
Logo, meu TCC em paralelismo contribuiria muito mais se eu fosse seguir carreira academica. Como não pretendo seguir a carreira academica, acho que um TCC bem feito (e porque não inovador tbm) em Java me ajudaria mais na carreira.

Então ficaria algo assim:
Curso de Java no 5 periodo.
Começar a trabalhar a partir do 6 periodo.
Começar a fazer o TCC aos poucos a partir do 6 periodo.

Fazendo ele em Java deve demorar menos tempo.
Apesar de muito interessante, o esforço em aprender paralelismo e fazer o TCC com isso provavelmente se provaria pouco conpensador no meu caso, porque eu meio que estaria escolhendo a “ferramente” errada para o problema em questão.

Oq acha?

Bertolini

Foi o que imaginei, ainda mais pelo seu outro tópico (http://www.guj.com.br/java/300153-quao-importante-e-o-tcc-para-a-sua-carreira).

[quote] Tem que se ter foco, e como o meu objetivo primario é entrar logo no mercado, acho que talvez fosse melhor eu começar esse curso de Java logo no periodo que vem(5 periodo).
No 6 periodo eu já estaria com o curso feito e apto a procurar a vaga de programador junior que tanto quero.
[/quote]
Se ser um programador Java é o que você quer a médio prazo (2~5 anos), então se foque logo nisso. Pode se dedicar a outras áreas posteriormente.

[quote]Deixando para fazer o TCC depois do curso de Java eu vou poder fazer ele com mais calma, durante o 6,7 e 8 periodo, mais tranquilo por já ter feito o curso e tal.
Faria ele em Java mesmo, ja que na época já vou estar com um conhecimento bem maior em Java. [/quote]
Mais do que a linguagem em si, importa bastante o que você faz e o que isso agrega a você. Se for levar pelo lado da “o que dá dinheiro” ou “o que tem mais vagas no mercado”, sua decisão pode ser uma. Já se for levar pelo lado de “tecnologia de ponta” ou “tecnologias que podem (ou não) ser fortes no futuro”, sua decisão pode ser outra.

[quote]Gostaria muito de fazer com paralelismo e tal, achei muito interessante essa tecnologia, mas a real é que ela é mais voltada para o lado academico, lado cientifico.
Logo, meu TCC em paralelismo contribuiria muito mais se eu fosse seguir carreira academica.[/quote]
Não, a “real” é que falta gente com peito (coragem) suficiente pra encarar a curva de aprendizado requerida por tecnologias como paralelismo e levar a tecnologia a um novo nível, seja tornando-a melhor ou tornando-a mais acessível. Por exemplo: de que forma processamento paralelizado pode ser útil para pequenos empresários? Você pode dizer: “de forma nenhuma, é algo acadêmico”. Mas alguém por aí pode fazer um trabalho espetacular em cima disso e ganhar muito dinheiro. Veja o Google (o mecanismo de busca), surgiu como uma ideia acadêmica de tornar as buscas online mais eficientes. Preciso dizer o que é o Google hoje?

Perceba que estou usando paralelismo como exemplo. Poderia ser Big Data, ou Data Mining, ou outras tecnologias que ainda assim poderíamos ter situações similares.

E que carreira você “pretende” seguir? Ser um desenvolvedor de CRUD’s/ERP’s? Ser funcionário público? Abrir sua própria empresa?

Note que pretende é diferente de vou passar o resto da vida fazendo isso. A não ser que você seja muito acomodado, dificilmente passará o resto da vida fazendo a mesma coisa em TI.

[quote] Como não pretendo seguir a carreira academica, acho que um TCC bem feito (e porque não inovador tbm) em Java me ajudaria mais na carreira.

Então ficaria algo assim:
Curso de Java no 5 periodo.
Começar a trabalhar a partir do 6 periodo.
Começar a fazer o TCC aos poucos a partir do 6 periodo.

Fazendo ele em Java deve demorar menos tempo.
Apesar de muito interessante, o esforço em aprender paralelismo e fazer o TCC com isso provavelmente se provaria pouco conpensador no meu caso, porque eu meio que estaria escolhendo a “ferramente” errada para o problema em questão.

[/quote]

Já disse o que acho do seu plano. Repetindo:

Não é ruim, é até ambicioso (no bom sentido). Por isso, deixo a pergunta: e se algum dos seus planos falhar, o que você faz? Você está se preparando para o melhor cenário (tudo dar certo), mas e para os cenários não tão melhores, mas possíveis? Pois é a mesma coisa que falei no início: se fosse possível prever o futuro, seria ótimo.

Complementando:
Se quer mesmo fazer algo em Java, faça, ué. Nada impede que, futuramente, você retorne ao tema do paralelismo (ou qualquer outro tema), seja numa pós graduação, mestrado ou afins.

Abraço.

Concordo com vc TerraSkilll.

Me expressei mal ali, queria dizer que pretendo seguir carreira na area privada, seja com Java ou qualquer outra linguagem etc.
Não me vejo em um cargo na area publica porque eles geralmente são meio “engessados”.

Decidi por fazer o curso agora mesmo.

Muito obrigado pela ajuda TerraSkilll =)
Abraços.