Plano de estudo para certificação SCJP 1.4

Pessoal, gostaria de saber a opinião de quem já é certificado ou está estudando como eu.

Será que dá para estudar (e passar) sem comprar nenhum livro ?

É que apesar de ser novata em Java, já trabalho com programação há muitos e muitos anos, porém com outras linguagens (clipper e delphi).

Comecei no ano passado a estudar pelo famoso livro “Aprenda em 21 dias” e outro que baixei da internet “Thinking in Java”.
Como achei que não estava rendendo e eu tinha muitas dúvidas, resolvi fazer um curso e terminei a Academia do Java na semana passada, sendo que fui muito bem nos laboratórios e simulados deles.
Inclusive, o pessoal de lá me deixou mais apaixonada ainda pelo Java!

Esta semana comecei a pesquisar material para estudo na internet e achei muita coisa, mas muita mesmo… por isso estou pensando se vale a pena gastar esse dinheiro comprando um livro só para a prova.

O que vocês acham?

ola Ana

eu tenho essa duvida também…

mas pelo que eu sei, os livros para certificação te prepara realmente para certificação, dando dicas, pegadinhas e etc. Essas coisas não são sempre abordadas em tutoriais.
Eu estou estudando (mais ou menos) pela net e pelo livro java como programar 4 (esse ja tinha no escritorio e estou usando ele), mas as pegadinhas eu estou meio que aprendendo na marra, ou seja, fazendo os simulados e vendo onde eu erro, onde tem pegadinha e etc…

Acredito se vc fizer um bom estudo e muitossssss simulados, talves nao precise gastar em um livro pra certificação, mas lembre-se, com o livro é mais pratico e nao pode se pensar em um gasto e sim em um investimento e claro que depois que vc for aprovada pode vender o livro :wink:

Oi Ana,

O problema da prova de certificação é que caem algumas coisas qeu você não usa muito na prática, tipo ficar contando quantos objetos estão elegíveis a serem coletados pelo garbage collector, ou que você não usa muito quando está começando a programar em Java, como inner classes e threads.
Mas de forma geral, se você conhece bem as regras da linguagem Java, você passa, mesmo porque a nota de corte não é muito alta.
Tente resolver simulados e questões que aparecem aqui no GUJ por um tempo, e quando se sentir preparada pode ir lá fazer a prova!
Você disse que fez Academia do Java. Eu sei que a Yara dá uns mini-cursos sobre certificação. Acho que vale a pena conversar com ela a respeito também.

bom, eu nao vejo como “gastar dinheiro”, vejo como “investimento”

eu li o livro todo da Kathy Sierra, e a maioria dessa material que voce achou na internet eu tbm li …

li as especificacoes da liguagem java (site da sum) tbm…

fiz todos os simulhados (e nao foram poucos) tbm :slight_smile:

mas nada superou a leitura do livro da Kathy Sierra, 4h por dia, todos os dias :slight_smile: … acredito que teria passado igual, lendo apenas o livro… mas o contrário não é verdade.

bom, esforço recompensado, passei com 90% … e fiz a prova em 58min

e estou seguindo o mesmo plano para o SCWCD que vou fazer ate o final do ano.

bons estudos!

O livro da dupla Sierra/Bates realmente é insuperável, é quase tudo o que você precisa para passar no exame, além disso é engraçado e de leitura agradável e além disso tem disponível em português.
E o ManchesteR está certo, você pode vender (fácil) o livro depois que passar no exame.

[quote=“marciolx”]O livro da dupla Sierra/Bates realmente é insuperável, é quase tudo o que você precisa para passar no exame, além disso é engraçado e de leitura agradável e além disso tem disponível em português.
E o ManchesteR está certo, você pode vender (fácil) o livro depois que passar no exame.[/quote]

Eu comprei o livro da Kathy Sierra, na edição em português. Tirando alguns deslizes na tradução (sempre tem!), o livro é realmente muito bom.

Acho que a principal diferença entre ler um livro pra se preparar pro exame é que, como disse a Bani, se vc souber bem as regras e estruturas da linguagem, vc passa sem ele. Mas o livro te deixa mais a vontade com relação à prova em si, e não tanto ao conteúdo.

Comecei a ler agora, mas achei que valeu a pena. :smiley:

[]'s

Bani, eu fiz a Academia do Java com a Yara mesmo e ela é quem me incentivou a tentar a certificação pois eu nem pensava nisso. Na opinião dela eu tenho tudo para conseguir o certificado só estudando com os simulados e as dicas que foram dadas no curso. Eu é que sou meio insegura mesmo.

Caio, Marcio e demais:
Quanto a comprar livros, eu sei que é um investimento, mas onde eu poderia vender um livro em inglês (que eu prefiro) ? Mesmo porque não achei ninguém vendendo usado!

A minha idéia era conseguir o SCJP até novembro e depois já começar a estudar para o de Web Components com calma e sem uma data tão próxima, daí sim eu sei que vou precisar investir em bons livros no assunto.

Participar desta lista é uma das minhas fontes de estudo… :slight_smile: O pessoal daqui me impressionou !

[]s

Comprei o livro da Kathy Sierra hoje! :wink:

Depois de passar esses dias pensando, e com a ajuda de vocês, resolvi que era melhor pôr a mão no bolso e comprar logo o livro para estudar melhor.

Como a minha experiência com Java pra valer só é do curso que fiz e apesar de lá a gente ter feito um projeto simples mas completo, vi que estava insegura e atrapalhada para organizar todo o material que encontrei.
É bom ter artigos e tutoriais para ler no computador, mas é bom ter também um livro como referência e poder levar para qualquer lugar, além de dar um descanso para a vista.

Esta semana vou comprar o voucher…
Quem sabe até o final do ano… eu consiga o SCJP! Valeu pessoal! :slight_smile:

Boa sorte! :smiley:

Não ví ninguém comentando mas estou estudando para certificação pelo livro “[color=“red”]Guia Completo de Estudos para Certificação em Java 2[/color]” do autor “[color=“red”]PHILIP HELLER[/color]”.

Gostaria de saber se mais alguem conhece :?:
Estou achando ele muito bom e a tradução tb é muito boa. Fica a minha dica.

Link dele no submarino:

Olá Galera,

Gostaria de saber se existe alguém interessando em vender o livro da Kathy Sierra em inglês?

Quero tirar a certificação em Novembro.

[ ]'s

Olá amigos,

estou ressucitando este tópico né, mas é por uma causa nobre :smiley: .

Bem, estou querendo fazer a prova da certificação daqui a um ano pois ainda estou fazendo faculdade e também trabalho, então, o meu tempo para estudar para a mesma será pequeno, logo, um ano, será suficiente para me preparar com tão pouco tempo de estudo diário.

Para estudar estou pensando em começar pelo livro do Deitel o “Java como Programar 8ª edição” pois só conheço Java de faculdade, apesar de ter feito muito bem todos os trabalhos de programação até hoje, inclusive, desenvolvi uma paixão pela programação. Este livro seria para complementar meu conhecimento, cobrindo conteúdos que ainda não vi e incrementando os que já conheço. Penso em comprar o livro da Kathy Sierra quando estiver terminando o do Deitel, assim, como pelo que dizem aqui no fórum ele é “o livro da certificação” então, estarei focando exclusivamente na mesma. Lógico que além dos exercícios dos livros farei todos os simulados possíveis.

Estou perguntando muito antes para que eu possa fazer investimentos de livro e tempo corretos.

Aguardo suas sugestões e quero saber se este meu planejamento está bom.

Obrigado.

mas pq vc fez um ressucitamento de um post para 1.4? ela nao deve nem ser pensada.
Cara para scjp nao tem segredo de material o da kathy sierra e se depois quiser ficar so revisando os conteudo chaves
tem esse http://blog.camilolopes.com.br/livrosrevistaspalestras/ :slight_smile:

so isso mesmo e mais nada.

flw.

Desculpe aí pessoal por ter ressucitado o tópico, era só ter criado sobre o SCJP 1.5 né?

Mas então, acho que vou comprar só o livro da Kathy Sierra mesmo, qual dos dois que compro? O da certificação ou o “use a cabeça”, pois como disse, tem muita coisa que ainda não vi, por isso eu estava pensando em comprar o livro do Deitel. Mas vá só de Kathy mesmo, mas qual?