Boa Noite, comecei a estudar Java no ínicio no ano pelo livro Core Java, mas como não tinha experiência em programação, tive que ir para um livro que ensinasse o básico e estava lendo o livro do Deitel, mas por ser muito cansativo resolvi ler a apostila da Caelum que trata dos assuntos de forma clara e resumida, agora estou retomando o livro do Deitel.
Pretendo fazer a prova no final do ano, ainda tenho bastante tempo para estudar, já que estudo só a tarde.
Tenho até agosto~setembro para estudar, depois terei que estudar para tipo de um vestibular, daí após essa prova estudarei pelo Livro da Kathy para certificação.
Minhas dúvidas são as seguintes:
Com esses estudos da para passar tranquilo?Fico meio apreensivo em estudar o ano todo, gastar dinheiro no voucher e acabar não passando.Por isso estou traçando um plano de estudos.
O que vocês recomendariam além disso?
OBS:O tópico fixado no fórum achei estar desatualizado por isso estou postando essa pergunta.
Olá, quando fiz a prova em 2006 eu tb não tinha nenhuma experiência real de programação. Meus passos foram os seguintes: estudei cerca de 4 meses (em torno de uma hora por dia). Li o livro da Kathy duas vezes e fiz MUITOS simulados. Deixei pra fazer o simulado do livro poucos dias antes de ir pra prova e fiquei com 80% nele. A prova acabou sendo um pouco mais fácil que o simulado e minha nota foi até melhor. Bom, a dica é essa mesmo: estudar bastante e fazer o máximo de simulados que for possível. Boa sorte!
O segredo de tudo isso, além de ler e estudar ,é a prática! Sem isso você não consegue colocar os seus estudos em prática. Eu ainda não tenho certificação JAVA, mas quem sabe, final do ano eu ja esteja com ela na mão tb!!!
As vezes bate umas preguiças, fico querendo ver jogos online, putarias, etc…ai lembro de um ditado que ,não sei onde li, mas é de uma ótima ajuda e me da aqueles TUM quando lembro dele.:
“A disciplina é o menor caminho para o sucesso.”
Ou seja meu caro amigo RafaelViana
Treine, MUITO , faça MUITOS simulados, entre no forum (GUJ)e ai sim vc estará no caminho da felicidade(E da loucura tb…rsrs)
Hahauha, eu também gostei desta frase!
Então, eu estou estudando desde o fim do ano passado. Como meu tempo é muito escasso, montei uma tática diferente e que pra mim está dando resultado.
Fiz da seguinte forma:
Em todos os capítulos do livro da Kathy eu faço uma coleção de perguntas e respostas, cobrindo todo capítulo.
Em seguida faço uma gravação (+/- 25 min cada) e converto para MP3 e copio para o Mp3 Player.
Ai eu aproveito todo tempo que estou ocioso (ex no ônibus indo pro trabalho, na van indo pra faculdade) para ouvir as minhas gravações.
Desta forma eu otimizo meu tempo, e estudo muito mais aproveitando um tempo que era perdido.
Além disso, todo dia eu acordo 1 hora mais cedo para ler os capítulos que já estudei ou fazer exercícios e praticar no Eclipse.
Ainda não sei se vou conseguir atingir meu objetivo, que é aprender Java e tirar minha certificação, mas esse tipo de estudo tem me ajudado a fixar os conhecimentos, sem ter que ficar decorando nada.
Bom esse é o método que estou usando, espero que seja útil de algum modo.
Excelente tática!
Tenho um amigo que fez exatamente como você rmalati, e no fim se deu bem, se não me engano passou com 90% ou um pouco mais.
Acho que além de você tirar um certificado ou aprender Java o importante é que com isso você também ganha outras qualidades, como a disciplina que já foi citada.
Boa sorte ao amigo.
Cara eu montei tipo uma “metodologia” de estudar para certificacao… isso adquirir com a experiencia que tive com scjp… em 1 ano de estudo para a mesma.
Porem nada comprovado cientificamente.
Lembre-se oque serviu para minha pessoa nao pode servir para vc… mais recomendo dar uma lida so para vc ter ideia…
[quote=Higor]Excelente tática!
Tenho um amigo que fez exatamente como você rmalati, e no fim se deu bem, se não me engano passou com 90% ou um pouco mais.
Acho que além de você tirar um certificado ou aprender Java o importante é que com isso você também ganha outras qualidades, como a disciplina que já foi citada.
Boa sorte ao amigo.
Abraços.[/quote]
Higor nossa foi um ótimo score!
Cara fico feliz em saber que existem outros loucos q nem eu.
E tomara que eu tenha o mesmo sucesso dele na prova.
hauahau
Abração.
[quote=Higor]Excelente tática!
Boa sorte ao amigo.
Abraços.[/quote]
É, parece doidera mas é a pura realidade. Tenho um colega na facul que tb usou o mesmo metodo ae de gravar/ouvir/memorizar …só que no caso dele foi ingles, que nao sabia de nada , ai ele ficou nesse “sistema” por 1 ano e tirou aquele certificado de michigan(como se ele tivesse estudado lá) …heuheuehuhe…Qndo ele me contou, nao tinha acreditado muito, mas depois de ter visto esse post do nosso colega, vi que funciona mesmo.
Me surgiu uma dúvida com o livro.Pelo que vi o mais indicado é o livro da kathy sierra.Mas muitos falam que eles tem muitos erros na versão em portugues.Eu tenhu um inglês quase fluente.Eu teria condições de ler ou possui muitas especificações e termos complicados?Porque pelo que vi a prova do 6 por enquanto tem só em ingles.
Como os conteúdos são quase os mesmos será que ela vai lança um para a prova do 6? ou posso compra do 5?
Essa idéia de ouvir o conteúdo é bom, já vi várias pessoas fazendo isso, o bom que no livro do Deitel sempre no final de cada capítulo tem um resumo em pequenos tópicos.
Ingles quase fluente já é o suficiente para entender a versão em inglês do livro, tambem recomendaria fazer a prova em inglês. Acho que voce deve comprar a versão 5 mesmo, vai saber quando vai lançar a v 6, eu por exemplo depois de muito pensar resolvi até fazer a prova da versão 5 tambem. Conforme vc vai lendo o livro, vai treinando no computador os assuntos abordados.
Quando desenvolvia em delphi queria tirar certificação da borland so que essa fase durou pouco agora estou apostando minhas fichas no Java evou investir em uma certificação porem não sabia direito como estudar e tal.
Apos ler essas taticas de estudo, dicas e etc… fiquei mais animado e tenho meu Norte definido.
Obrigado a todos…
tb acho que ingles qause fluente interessante ler qualquer livro da serie head first, ja que eles utilizam a explicacao informal, uma piada aqui outra ali que tem tudo haver com o assunto… to lendo o livro head first servlet & jsp e percebi e isso…