Plano de negócio para projeto

22 respostas
igor_ks

Ola a todos, estou com um projeto em mente, talvez sistema web (por parecer que desktop seja menos conveniente devido as manutencoes), para publico nacional, mais pra frente…
Nao quero falar sobre o projeto, por ser algo que possa me trazer dinheiro…

O sistema sera para comerciantes. A duvida é a seguinte:

• Como cobrar do cliente um sistema web?
  • Convem cobrar apenas um valor inicial, sem mensalidades? Mas e o servidor de hospedagem? Caso a pessoa usa 10/20 anos, vou ter que continuar pagando, isso me trará prejuizo.
  • Caso seja apenas com valor inicial, como ganhar dinheiro para pagar a hospedagem mensal? Propaganda?
  • Caso eu cobre uma taxa mensal, ai preciso de fazer contratos, tudo certinho, cheio de burocracias, como se fosse uma empresa, nao?
  • Como funciona pagamento online? Via paypal? Pago uma taxa pra isso?
  • Quais sao os melhores servidores custo/beneficio de java? Ou compensa alugar um cloud da amazon por exemplo?

Obrigado

22 Respostas

rmendes08

Preço depende exclusivamente da percepção de valor que os seus clientes tem sobre seu serviço/produto. Se na percepção do seu cliente o seu produto/serviço agrega valor ou viabiliza o negócio dele, eles pagarão o preço que acham justo. Se eles acharem justo pagar por mês eles pagarão. Na prática, esta seria a primeira coisa que você tem que descobrir.

Com a estimativa de uma arrecadação mensal, e com uma estimativa de custo você já pode decidir se vale a pena ou não. Disponibilizar uma aplicação na Web não é tão barato quanto se pensa, tem que contar ai: certificados digitais, serviços de cobrança e pagamento (PayPal, PagSeguro), e com certeza eu colocaria em um serviço de cloud ao invés de uma hospedagem comum. Se desenvolver o produto em si já é um desafio, ter que se preocupar com segurança, rotinas de pagamento, e em como escalar sua aplicação consomem um tempo bastante grande, de forma que eu acho que compensa usar serviço prontos.

E com relação a contratos, bom, se você oferece um serviço, a pessoa não te paga, como você vai provar que a pessoa te deve algo ?

igor_ks

Pq precisa de certificados digitais?

No meu caso, o sistema é extremamente simples, oq ficaria mais complicado eh essa parte de pagamento, mas deve ter algo pronto na net…
Voce sabe o valor desses servicos de pagamento?

Nao sei, por isso tantas duvidas, nao conheco esse mercado e nao sei como funciona…

rmendes08

igor_ks:
Pq precisa de certificados digitais?

No meu caso, o sistema é extremamente simples, oq ficaria mais complicado eh essa parte de pagamento, mas deve ter algo pronto na net…
Voce sabe o valor desses servicos de pagamento?

Nao sei, por isso tantas duvidas, nao conheco esse mercado e nao sei como funciona…

Por mais que seja simples, em algum momento o usuário vai ter que autenticar-se no site para utilizar os serviços, nesse caso, pelo menos o envio de usuário/senha tem que ser feito através de HTTPS, logo você vai precisar que suas chaves sejam assinadas. Aquela famosa tela vermelha do navegador pode facilmente espantar seus clientes.

Com relação ao pagamento, acho que tanto o PayPal quanto o PagSeguro tem uma forma simples para você integrar seu site ao serviço. Na dúvida, basta visitar o site que provavelmente lá vai ter toda a informação de cobrança e integração que você precisa. Provavelmente deve ser um fixo mensal + % sobre transação.

rmendes08

O mais importante você ainda não pensou, seus clientes pagariam pelo seu serviço ?

igor_ks

Com certeza pensei sim, mas foi ideia que “tchan”, veio de repente ontem a noite…
nao fiz pesquisa de mercado ainda…

apenas levantando alguns dados

R

olá amigo caso tenha interesse tbm estou desenvolvendo, alguns sistemas, e passei por algumas dificuldades, como você vem passando, caso queira trocar experiencias;
[email removido] ok boa sorte

R

Oportunidades e negócios podem andar bem juntos, porem, a longo prazo, sem planejamento você pode fechar as portas rápido.
Existem vários casos de sucesso de negócios instantâneos com idéias simples http://www.conhecimentoexpresso.com/2011/11/emprendedorismo-menino-de-8-anos-cria.html
Mas pelo que vejo você quer uma base mais sólida para começar seu negócio, portanto sugiro que baixe a versão de avaliação http://portal.starta.com.br/ e monte seu plano de negócios.
Site como a locaweb http://www.locaweb.com.br/produtos/cloud-server/precos.html tem tabelas de preços disponíveis, com isso você pode ter uma base para o seu custo fixo mensal, ou seja, o importante é saber quantos clientes você terá de possuir para garantir o funcionamento da sua empresa cobrindo todos os custos (hospedagem, impostos, salários, etc…)

Espero ter ajudado.

igor_ks

to vendo que fazer um sistema desktop terei menos custos e menos burocracias, a pessoa baixa, paga inicial e jah era, rs

rmendes08

É uma possibilidade. De qualquer maneira, o seu software precisa de um contrato de licença. Se você não quer dar manutenção por exemplo, isso tem que ficar claro no contrato, do contrário, o cara pode exigir suporte.

pinto

Seria muito bom vc fazer alguns cursos de empreendedorismo.
O Sebrae é um bom começo.

igor_ks

pensei que colocar um produto no mercado era simples…

uiaheuiahae

nao quero abrir empresa, só uma solucao nova… poxa… rs

rmendes08

igor_ks:

uiaheuiahae

Se fosse, não tinha tanta gente trabalhando como empregado.

I

se ganhar dinheiro fosse tão simples quanto ter uma boa ideia metade do guj estaria na praia se divertindo e gastando seus milhões.

O conhecimento e o esforço pra implementar a ideia é que pode fazer a diferença.

douglaskd

immortalSoul:
se ganhar dinheiro fosse tão simples quanto ter uma boa ideia metade do guj estaria na praia se divertindo e gastando seus milhões.

O conhecimento e o esforço pra implementar a ideia é que pode fazer a diferença.

capital para investir também…sem capital fica mais dificil ainda…o cara tem que ser muito f***da

I

douglaskd:
immortalSoul:

capital para investir também…sem capital fica mais dificil ainda…o cara tem que ser muito f***da

sim,
e o mais importante: Muita Sorte.

AUser

Cara,

Todas essas perguntas que você fez não podem ser respondidas aleatoriamente assim, por mais que o pessoal tente aqui eles não vão conseguir, leia um livro chamado Lean Startup e aprenda: você só vai conseguir definir QUALQUER COISA depois que entrevistar e encontra os seus early adopters. Dá uma lida nesse livro, vai te ajudar muito.

PS: Isso tudo que você questiona nada tem a ver com um plano de negócios, e sim com um modelo de negócios. Sâo duas coisas COMPLETAMENTE diferentes. Você deve resolver e entender o seu modelo de negócios pra depois entender e talvez entender um plano de negócios (embora plano de negócios seja algo realmente inútil).

AUser

immortalSoul:
douglaskd:
immortalSoul:

sim,

Acima da sorte é a competência, a sorte é apenas para poder identificar a forma ideal de construir a idéia, mas todo o modelo de negócios e o próprio produto, é competência. Sobre o capital, já foi problema conseguir capital antes, hoje em dia é 80% mais fácil graças aos seeders que tem no mercado p/ Startups, é vantajoso pq vc não perde, só ganha. Os 30% que em média eles pegam são compensados em consultorias e mais uma pá de coisas que os caras são experts.

A

igor_ks:

uiaheuiahae

Qualquer empresa com um mínimo de seriedade vai te exigir nota fiscal do produto que ela estiver comprando, porque tem sempre algum rolo relacionado a impostos.
Outro ponto é que as empresas podem querer financiar seu software, e daí vão precisar de nota.

Para emitir nota, você tem que ter empresa.

AUser

abmpicoli:
igor_ks:

uiaheuiahae

Qualquer empresa com um mínimo de seriedade vai te exigir nota fiscal do produto que ela estiver comprando, porque tem sempre algum rolo relacionado a impostos.
Outro ponto é que as empresas podem querer financiar seu software, e daí vão precisar de nota.

Para emitir nota, você tem que ter empresa.

Isso, e esqueça essa idéia de trabalhar na ilegalidade, só quem perde é você.

A

Quanto a utilizar cloud, ou hospedagem, ou …

Existem vários regimes de trabalho, mais ou menos gerenciados. No momento comprei um servidor virtual da linode: www.linode.com.

O que é legal de ter um servidor próprio é que você pode instalar nele o que quiser, de acordo com suas necessidades. A desvantagem é que você é que vai ter que fazer a administração; gerenciar backups, instalar servidores de e-mail , apache, jboss ou coisa que o valha…

I

AUser:
immortalSoul:
douglaskd:
immortalSoul:

sim,

Acima da sorte é a competência, a sorte é apenas para poder identificar a forma ideal de construir a idéia, mas todo o modelo de negócios e o próprio produto, é competência. Sobre o capital, já foi problema conseguir capital antes, hoje em dia é 80% mais fácil graças aos seeders que tem no mercado p/ Startups, é vantajoso pq vc não perde, só ganha. Os 30% que em média eles pegam são compensados em consultorias e mais uma pá de coisas que os caras são experts.

Achar que a competência é mais importante que a sorte está completa e ingenuamente fora da realidade.
O que dizer de inumeras empresas, muitas consagradas, que tentam jogar no mercado um produto genial para depois descobrir que, apesar de ser de fato um produto genial, ele não faz o sucesso esperado.
Podemos dar como exemplo a Sega e seu incrível sega saturno, ou , melhor ainda, o dreamcast. Vamos dizer que esta empresa que sempre esteve a frente de seu tempo não tinha competência? Temos também exemplos mais recentes, como por exemplo o google e seus inumeros produtos fracassado (E por enquanto parece que o proprio google+ ta indo nessa direção).

Por outro lado temos também os sucessos inesperados e que acho que serve como prova mais do que definitiva que competência não tem tanta importância assim. O tal do Michel Teló que virou sucesso mundial(e vamos admitir que ele não tme competência alguma). Quem poderia adivinhar?. Do mesmo modo o sucesso da tal Luiza que abriu as portas para a venda de imoveis (Situação que ela e a familia, aparentemente, estão sabendo aproveitar muito bem).

AUser

immortalSoul:
AUser:
immortalSoul:
douglaskd:
immortalSoul:

sim,

Achar que a competência é mais importante que a sorte está completa e ingenuamente fora da realidade.
O que dizer de inumeras empresas, muitas consagradas, que tentam jogar no mercado um produto genial para depois descobrir que, apesar de ser de fato um produto genial, ele não faz o sucesso esperado.
Podemos dar como exemplo a Sega e seu incrível sega saturno, ou , melhor ainda, o dreamcast. Vamos dizer que esta empresa que sempre esteve a frente de seu tempo não tinha competência? Temos também exemplos mais recentes, como por exemplo o google e seus inumeros produtos fracassado (E por enquanto parece que o proprio google+ ta indo nessa direção).

Por outro lado temos também os sucessos inesperados e que acho que serve como prova mais do que definitiva que competência não tem tanta importância assim. O tal do Michel Teló que virou sucesso mundial(e vamos admitir que ele não tme competência alguma). Quem poderia adivinhar?. Do mesmo modo o sucesso da tal Luiza que abriu as portas para a venda de imoveis (Situação que ela e a familia, aparentemente, estão sabendo aproveitar muito bem).

A Sega não era uma Startup, competência e eficiência empresarial não significa ser o melhor em construir hardwares, significa construir o hardware que você tem por objetivo embasado na análise de mercado, e seguindo o devido tempo. Sobre Michel Teló, o mercado fonográfico é completamente diferente do mercado de produtos, é uma questão cultural e nao dá pra fazer análise como uma startup. E de toda forma não é uma questao de sorte, é uma questão de criar necessidades de consumo, nos dois respectivos casos.

Se quiser entender melhor, leia os seguintes livros:

• Made in America, Sam Walton
  • O Investidor Inteligente, Benjamin Graham
  • O Livro negro do empreendedor, Fernando Trias De Bes

Falar que o sucesso é acaso, que Peixe Urbano, Facebook, buscapé, são obras da sorte é uma tremenda falta de respeito com a capacidade de seus criadores, é a mesma coisa que falar que investir na BM&FBovespa é questão de sorte. O único ponto de sorte que dá pra considerar realmente crucial é: ter as pessoas certas.

Criado 20 de janeiro de 2012
Ultima resposta 23 de jan. de 2012
Respostas 22
Participantes 9