Play Framework ou Grails

E aí galera!

Estou em dúvidas sobre estudar o ‘Play Framework’ ou ‘Grails’, sendo assim gostaria das opiniões de quem conhece sobre estes frameworks. Todo depoimento é válido, porém tenho dúvidas específicas a respeito dos seguintes aspectos:

1. Produtividade;

2. Curva de Aprendizado;

3. Mercado de trabalho (SEI QUE É DIFÍCIL PREVER, MAS QUERIA AVALIAR OS ARGUMENTOS);

4. Maturidade;

Vlws :wink:

Olá, Bruno.

Amigo, eu tenho estudado ambos há algum tempinho, mas trabalhado mesmo só com o Grails.

Eles são muito parecidos do ponto de vista do usuário (desenvolvedor), sendo as maiores diferenças quanto as linguagens principais (Grails->Groovy e Play!->Scala) e quanto aos componentes nas views (Grails->Taglibs e expressões e Play!->Expressões).

Eu penso que NO MOMENTO e por mais uns 2 anos pelo menos o Grails é a melhor aposta. Já está mais maduro, possui melhor suporte a IDE e já estabilizou nas novidades a cada versão.
O Play! ainda te força a ser um desenvolvedor “chuck norris” (pensamento “IDE é para os fracos, eu refatoro no Find-replace e fica dando alt-tab na documentação até memorizar a API do framework!”), pois ainda é fraco o suporte a IDE. Ademais, a cada versão parece que há um grande rompimento com a antiga, ou seja, muitas mudanças mesmo.

Um fator que era um diferencial era a tipagem estática do Scala que o fazia ter desempenho melhor que Groovy, mas com o Groovy 2 há a possibilidade de fazer isso onde quiser mais desempenho.

Quanto ao mercado, IMO Grails tem muito mais no momento.

Essas são minhas considerações. Espero ter ajudado.

Olá jyoshiriro!

Gostei bastante dos argumentos apresentados.

Apenas corrigindo, caso eu opte por estudar o Play Framework, eu utilizaria o Java mesmo, ao invés do Scala. Vcs vêem algum problema nisso?

Outra questão: vcs vêem a médio e longo prazo um bom futuro para o Groovy.

Vlws :wink:

Tbm já estudei um pouco dos dois. E já trabalhei profissionalmente com Grails.

Acho a ideia dos dois muito boas. Mas prefiro o Play! Framework.

Quanto a mercado de trabalho até hoje não vi vagas por aqui com Play! acho que o Grails é mais utilizado no mercado (apesar de ainda achar pouco) e sua comunidade também é maior.

Pros meus projetos pessoais, vou de Play! gostei bastante dele ser Stateless, o esquema de migrations, templates e configurações compiladas e a possibilidade de poder usar Java ou Scala, atualizou o código só dar refresh e tudo pronto (se não me engano o Grails promete isso e não cumpre muito bem) e criar testes também é muito fácil. Ainda não usei profissionalmente, mas logo logo usarei.

Ah e quanto ao suporte de IDE o Intellij IDEA tem atendido muito bem, pelo menos em meus projetos de teste.

Aqui vão alguns pontos, mas que são bem subjetivos e pessoais:

1. Produtividade - isso é bem relativo, chutaria um empate técnico.

2. Curva de Aprendizado - acho que o Play! é mais simples de aprender e você pode usar Java, se for com Scala a curva é maior. Em compensação Groovy pode ser escrito quase igual ao Java.

3. Mercado de trabalho - Tenho visto algumas empresas por aqui (Goiás) usar Grails, Play ainda não vi nenhuma.

4. Maturidade - Os dois são bem maduros e tem grandes empresas “bancando”. Falando da linguagem base dos dois, Groovy e Scala vejo o Groovy com um espaço maior hoje, mas pra um breve futuro apostaria no Scala.

Aqui tem uma apresentação sobre REST com o pessoal da Abril, onde usam apenas Rails e Play!.

São minhas opiniões pessoais com o que já vi dos dois. Aconselho que teste-os, pois são bons e no final vai mais de gosto pessoal.

Obrigado Frederico pela contribuição :wink:

Quando vc fala o seguinte:

Para alguém que mexe com as versões mais novas do Grails, esta questão citada pelo Frederico está legal?

E aí galera, mais alguma consideração?

Já vi o play, mas gostei bastante do Mentawai!
E é brasileiro!

Se o objetivo é parar para estudar, aproveita o gancho e estuda os dois, pois ambos são orientados a descomplicação. E quando houver a necessidade real de projeto você vai saber decidir melhor qual usar e assim se aprofundar profissionalmente, ou talvez nem seja um dos dois.

Só um adendo:

[]s

Achei uma interessante comparação bem profissional feita aqui: http://www.ubertracks.com/preso/
Pra mim ficou meio confuso a parte da comparação detalhada em si, pois deve-se navegar para baixo e para cima nesse “slide”

Olás!

Encontrei outro comparativo bem detalhado… item a item.

http://vschart.com/compare/play-framework/vs/grails

É, mas essa comparação tem algumas falhas quanto ao Grails.

Diz lá que o Grails não tem como principio o DRY. Não é verdade.
Diz lá que o Grails só tem suporte a bancos Mysql, Oracle e SQLite dentre os relacionais. Não é verdade, pois suporta tantos quanto o Hibernate suporta.