Já tem no submarino. 7000 reais!!! (ok… ok… na verdade é só 6999,99!!)
Depois nego se pergunta porque o país não vai pra frente…
Pode parecer palhaçada reclamar disso, afinal “é só um videogame”, “não é algo essencial e coisa e tal”, “tem a balança comercial” e mais uma pá de coisas ditas por nossos amados políticos para explicar algo assim.
Mas agora, me respondam seriamente: com um preço desses pro console como podemos sonhar em ter uma indústria viável de games no brasil? Você pode até retrucar dizendo que podemos ter estudios voltados exclusivamente pra exportação, mas sinceramente, não vejo como chegar nisso sem termos antes construído know-how com uma indústria interna.
Temáticas para jogos cabulosos não faltam: PCC, Comando Vermelho, BOPE-the killers (ou ROTA massacre), World of Mensalão (RPG político policial). Temos bons artistas gráficos, bons programadores. Mas os bons acabam tendo que ir pra fora. E o triste é que 99.99% dos bons foram formados em universidades públicas como a USP. Ou seja, até que nós investimos em educação, mas jogamos o investimento fora por causa da ganância de nosso governo por impostos, que faz com que um playstation 3 custe aqui mais de 5 vezes o que custa lá fora.
Enquanto isso, nos EUA, o imposto de importação é baixo o suficiente para fazer com que o produto custe quase o mesmo que no japão. E o que acontece? o governo até deixa de ganhar com os impostos, mas ganha muito mais com a geração de empregos, com os impostos dos jogos vendidos, das convenções de gamers, com as exportações de jogos, etc, etc…
Existe uma noção primitiva, mercantilista, de que para um país ficar rico ele precisa apenas ter superávits de exportação. É claro que superávit é bom, mas não se pode esquecer que importar coisas também é: o dinheiro vai pra fora, mas o produto vem pra cá e nos dá qualidade de vida ou é usado como insumo pra produzir. Ficar vendendo bilhões de dólares em soja (o que é bom), e ficarmos de mesquinharia para deixar entrar componentes tecnológicos (o que é ruim e injusto) é uma prova da visão econômica estúpida de nossos governantes, que são inacreditavelmente ignorantes e ineptos, na maior parte das vezes incapazes de dizerem sequer o que vêm a ser um sistema operacional e (isso é algo que já vi um deputado federal dizer) incapazes até mesmo de lerem o próprio email!
Mas tudo bem! os caras da China, da Malásia, da Coréia e da Índia agradecem! eles mandaram dizer pra gente continuar vendendo soja, frangos e vacas mortas enquanto eles vendem software!!!
Os americanos também pediram pra gente investir mais nas nossas universidades públicas, mantendo o sufoco no mercado que poderia existir para os formados. Eles estão precisando urgentemente de mais engenheiros de software e ficam muito felizes cada vez que um brasileiro, por falta de mercado, tem que deixar seu país pra ir trabalhar por lá.
Está dado o recado!