Playstation Network Voltando

28 respostas
davidbuzatto

Olá pessoal,

O tópico é off mesmo, mas tem haver com tecnologia.

Para quem não sabe, a Playstation Network, rede utilizada pelos consoles da Sony (PS3 e PSP), para viabilizar partidas online, compra de jogos e serviços, etc., está fora do ar há quase um mês por causa de um ataque à rede, que resultou em um provável furto de dados dos usuários, como endereços, senhas e até números de cartão de crédito. Quem atacou, porque atacou e o que foi efetivamente roubado ainda é um mistério, mas ontem de noite a Sony liberou um atualização de firmware para o PS3 (versão 3.61).

Nos EUA a rede parece que já está totalmente reestabelecida. Os brasileiros que jogam na PSN normalmente tem contas registradas em estados americanos (na minha, eu “moro” em NY), visto que não existe, ainda, uma PSN brasileira e mesmo que um dia venha a existir, o que é muito provável, parece que nossas contas não poderão ser migradas :S. Mesmo que nossas contas sejam amerinacas, até agora (12:08 do dia 15/05/2011) ainda não consegui acessar a rede. É provável que o bloqueio seja por faixa de IP. Alguém já conseguiu acessar?

Alguém tem notícias de um ataque hacker que causou tantos problemas para uma empresa como esse que a Sony está enfrentando? O que vocês acham disso? A Sony está oferecendo um pacote de boas vintas para quem retornar a PSN. Isso é bom, mas é claro que é uma jogada de marketing tbm. Eu mesmo, se gostar do serviço da PSN Plus, provavelmente vou assinar, mesmo tendo ficado indignado quando o problema ocorreu, mas agora estou feliz que o serviço está voltando. Não vejo a hora de jogar o novo MK online. Se tiver algum desafiante corajoso hehehehe, minha id é davidbuzatto. Já terminei a challenge tower :smiley:

Grande abraço!

28 Respostas

M

Segundo falaram, os servidores da Sony usavam uma versão antiga do Apache e não aplicavam patchs de correção.

Isso faz a gente refletir sobre a segurança dessas empresas que fazemos transações financeiras. São dados muito valiosos pra eles não terem uma política de segurança mínima.

Agora, o que muita gente reclamava da Sony e suspeitam ser o motivador do ataque é a política dela em relação ao desenvolvimento do PS3, mas nesse ponto acredito que a Sony esteja no seu direito, embora é claro que preferisse que fosse mais aberta.

josenaldo

marcosalex:
Segundo falaram, os servidores da Sony usavam uma versão antiga do Apache e não aplicavam patchs de correção.

Isso faz a gente refletir sobre a segurança dessas empresas que fazemos transações financeiras. São dados muito valiosos pra eles não terem uma política de segurança mínima.

Agora, o que muita gente reclamava da Sony e suspeitam ser o motivador do ataque é a política dela em relação ao desenvolvimento do PS3, mas nesse ponto acredito que a Sony esteja no seu direito, embora é claro que preferisse que fosse mais aberta.

A Sony está no seu direito? Sim. Mas com essa postura, ela só tem a perder. Ela age como se qualquer um que resolva mexer em seu próprio PS3 fosse um bandido! Se eu compro um aparelho, ele é meu! O máximo que deveria acontecer é a empresa não me dar garantia ou suporte.

Primeiro foi o Linux que tiraram. Agora, a Sony resolveu entrar em guerra cntra a comunidade hacker. Processos e mais processos, perseguições, polícia. Ela está no direito dela? Sim. Está sendo inteligente? Nem um pouco. O prejuízo que ela vai tomar agora é prova disso.

Como dizia sabiamente meu avô, razão não deixa ninguém a prva de bala. Não é porque ela tem o direito de fechar seu produto que essa é, necessariamente, a melhro estratégia.

Ao se comportyar de forma arrogante e prepotente, a Sony provocou indignação naqueles que poderiam ser seus melhores parceiros. Ao comprar essa briga, ela acha que eles tem alguma coisa a perder, mass quem tem mais a perder é a própria Sony.

A imagem da PSN foi bastante arranhada. Os processos já estão rolando. Os rivais estão se esbaldando. E aí, Sony? Tá valendo mesmo a pena brincar nessa cyber guerra?

viniciusfaleiro

Estranho… eu atualizei a firmware dai pediram pra trocar a senha… foi la e troquei pelo PC tranquilo dai recebi a seguinte mensagem: PlayStation®Store is not available in the selected country or region… O unico detalhe eh que estou em Chicago… Nao sei se ja esta disponivel aqui…

davidbuzatto

Olá,

Acho que é pq vc está nos EUA. Aqui no Brasil ainda não está dando p/ acessar.

[]'s

davidbuzatto

Será? Acho que isso é só especulação…

viniciusfaleiro

Olá,

Acho que é pq vc está nos EUA. Aqui no Brasil ainda não está dando p/ acessar.

[]'s

Mas eu tbm nao consigo acessar: PlayStation®Store is not available in the selected country or region

viniciusfaleiro

Agora sim ta funcionando! Parece que eles pararam o servidor pra uma manutencao agora a tarde aqui…

M

josenaldo:
marcosalex:

A Sony está no seu direito? Sim. Mas com essa postura, ela só tem a perder. Ela age como se qualquer um que resolva mexer em seu próprio PS3 fosse um bandido! Se eu compro um aparelho, ele é meu! O máximo que deveria acontecer é a empresa não me dar garantia ou suporte.

Calma, não estou dizendo que concordo com a Sony, disse que preferia que fosse mais barata. Mas você mesmo concordou que é direito dela agir assim. Se ela perde ou ganha com isso é opção dela.

RafaFloripa

josenaldo:
marcosalex:

Primeiro foi o Linux que tiraram. Agora, a Sony resolveu entrar em guerra cntra a comunidade hacker. Processos e mais processos, perseguições, polícia. Ela está no direito dela? Sim. Está sendo inteligente? Nem um pouco. O prejuízo que ela vai tomar agora é prova disso.

Como dizia sabiamente meu avô, razão não deixa ninguém a prva de bala. Não é porque ela tem o direito de fechar seu produto que essa é, necessariamente, a melhro estratégia.

Ao se comportyar de forma arrogante e prepotente, a Sony provocou indignação naqueles que poderiam ser seus melhores parceiros. Ao comprar essa briga, ela acha que eles tem alguma coisa a perder, mass quem tem mais a perder é a própria Sony.

A imagem da PSN foi bastante arranhada. Os processos já estão rolando. Os rivais estão se esbaldando. E aí, Sony? Tá valendo mesmo a pena brincar nessa cyber guerra?

Mas mods fisicos de ps 3 são perfeitamente legais, então você pode mexer no seu videogame a vontade

agora se você faz um hack de software, você não é dono disso, você não é dono dos serviços prestados, e você realmente acha que a parcela de quem usava o Other OS era grande?

E ir atrás da comunidade hacker,tomar processo, tomar prejuizo, que juiz no mundo vai dar como causa ganha pro lado “hacker”?

josenaldo

RafaFloripa:
josenaldo:
marcosalex:

Mas mods fisicos de ps 3 são perfeitamente legais, então você pode mexer no seu videogame a vontade

agora se você faz um hack de software, você não é dono disso, você não é dono dos serviços prestados, e você realmente acha que a parcela de quem usava o Other OS era grande?

E ir atrás da comunidade hacker,tomar processo, tomar prejuizo, que juiz no mundo vai dar como causa ganha pro lado “hacker”?

Aí que está. Os hackers nao precisam processar a Sony. Basta invadir, como fizeram. Advinha quem vai levar a culpa? Advinha quem era responsável peles seus dadosbancários? Advinha quem deveria ter tomado medidas de segurança pra impedir o vazamento? rsrs

POis é. O prejuizo, em processos, está estimado em mais de 24 bilhoes de dolares. Espero que eles estejam ganhando isso nos processos que moveram contra o Geohot.

Mais uma vez: ela está no direito dela? Sim. É a opção mais interessante pra ela? O tempo vai mostrar. Mas até hoje, ninguém se deu bem processando os próprios consumidores.

fredferrao

Impressão minha ou estão defendendo o direito dos hackers em conseguir rodar jogos piratas?? :shock: :shock:

Sinceramente, a sony deve ganhar muito dinheiro, vendendo apenas jogos originais, ja pensaram quanto a microsoft perde e/ou deixa de ganhar com tanta pirataria? Os jogos ja estão nos torrents antes mesmo de serem lançados.

josenaldo

fredferrao:
Impressão minha ou estão defendendo o direito dos hackers em conseguir rodar jogos piratas?? :shock: :shock:

Sinceramente, a sony deve ganhar muito dinheiro, vendendo apenas jogos originais, ja pensaram quanto a microsoft perde e/ou deixa de ganhar com tanta pirataria? Os jogos ja estão nos torrents antes mesmo de serem lançados.

Opa opa opa! Abaixo preconceito! Não estamos falando de liberar geral para os CRACKERS. Não estamos falando de pirataria. Estamos falando de permitir modificações. Estamos falando de você comprar um aparelho porque ele permite rodar o linux, aplica-lo em seu projeto de pesquisa e descobrir que nunca mais vai poder atualizar porque senão ele manda seu cluster pro inferno.

Não estamos falando de pirataria. Pirataria é ilegal. E mesmo um pouco salgados, a experiencia que se tem com jogos originais e o sossego de não dever nada a ninguem compensam o preço.

Agora, se eu comprei essa zorra e quero rodar nele um sistema de folha de pagamento para botequim, o problema é meu! Porque é que tenho de ser processado?

A MS, por sinal, criou o aparelho masi comprado da história. E advinha o que eles fazem com quem hackeia o kinect? Pesquisa…

davidbuzatto

josenaldo:
fredferrao:

Opa opa opa! Abaixo preconceito! Não estamos falando de liberar geral para os CRACKERS. Não estamos falando de pirataria. Estamos falando de permitir modificações. Estamos falando de você comprar um aparelho porque ele permite rodar o linux, aplica-lo em seu projeto de pesquisa e descobrir que nunca mais vai poder atualizar porque senão ele manda seu cluster pro inferno.

Não estamos falando de pirataria. Pirataria é ilegal. E mesmo um pouco salgados, a experiencia que se tem com jogos originais e o sossego de não dever nada a ninguem compensam o preço.

Agora, se eu comprei essa zorra e quero rodar nele um sistema de folha de pagamento para botequim, o problema é meu! Porque é que tenho de ser processado?

A MS, por sinal, criou o aparelho masi comprado da história. E advinha o que eles fazem com quem hackeia o kinect? Pesquisa…

Eu acho que misturam muito as coisas. Quer comprar o console, abrir ele, dar martelada, fritar com bacon e comer ou sei lá o que, tudo bem, problema seu. Você comprou o hardware, mas o software, apesar de você ter uma cópia e ter direito de usá-la, você não tem direito de modificá-lo, ou seja, adulterar o firmware. Acho muita inocência alguém acreditar que quebram a segurança desses tipos de sistema apenas por diversão ou desafio. Se não concorda com a forma de usar, não aceita o contrato uai.

RafaFloripa

josenaldo:
RafaFloripa:
josenaldo:
marcosalex:

Aí que está. Os hackers nao precisam processar a Sony. Basta invadir, como fizeram. Advinha quem vai levar a culpa? Advinha quem era responsável peles seus dadosbancários? Advinha quem deveria ter tomado medidas de segurança pra impedir o vazamento? rsrs

POis é. O prejuizo, em processos, está estimado em mais de 24 bilhoes de dolares. Espero que eles estejam ganhando isso nos processos que moveram contra o Geohot.

Mais uma vez: ela está no direito dela? Sim. É a opção mais interessante pra ela? O tempo vai mostrar. Mas até hoje, ninguém se deu bem processando os próprios consumidores.

24 bilhões?
que dado absurdo é esse

processos do que pelo o q?

perda de cartão esse dinheiro é segurado pelo banco
danos morais não vão gerar 24 bilhões em prejuizo
vendas perdidas? duvido que o lucro da psn por mes seja de 24 bilhoes

e o que tu tá defendendo um hacker derruba a psn é um consumidor
que droga é essa?

RafaFloripa

josenaldo:
fredferrao:

kinect mais vendido da historia?
rsrs

Jesuino_Master

Que bom que está voltando, estou há muito tempo querendo comprar as músicas do Queen para o Rock band :slight_smile:

– Opiniões

Eu acho que o que a Sony faz é errado também, mas com o ataque o pessoal que não tem nada a ver acabou sendo prejudicado :frowning:

Esse modelo de fechar as coisas ou não permitir que usuários tenham liberdade está sendo depreciado, a Sony tem que entender isso :S

M

Jesuino Master:

Esse modelo de fechar as coisas ou não permitir que usuários tenham liberdade está sendo depreciado, a Sony tem que entender isso :S

LOL sério?

kritiuns

Não to nem ae para oq a SONY bloqueia ou deixa de bloquear o point é que a PSN está de volta e eu posso joga meu MAGIC em paz KKKKKKKKK
( UM POUCO NERD EU SEI ) mas é isso ae ^^

josenaldo

Galera, não tô defendendo quem fez os ataques e dizendo que os caras tem razão. Cometeram um crime, fato!

O problema é que a toda poderosa Sony pensa da mesma forma que o cara que vê um sinal fechado e já parte pra atravessar a rua acreditando que, por estar certo, um carro nunca vai atropelá-lo. Se vier um bêbado de lá, ele tá morto.

Muitos desses carinhas que querem brincar com o hardware ou mesmo com o software, não querem fazer para usar jogos piratas.

Além do mais, os direitos da Sony tem limites! Ou vai me dizer que eles agiram certo no caso do Linux? Algumas instituições compraram milhares de PS3 somente por causa do Linux!

fredferrao

josenaldo:
Galera, não tô defendendo quem fez os ataques e dizendo que os caras tem razão. Cometeram um crime, fato!

O problema é que a toda poderosa Sony pensa da mesma forma que o cara que vê um sinal fechado e já parte pra atravessar a rua acreditando que, por estar certo, um carro nunca vai atropelá-lo. Se vier um bêbado de lá, ele tá morto.

Muitos desses carinhas que querem brincar com o hardware ou mesmo com o software, não querem fazer para usar jogos piratas.

Além do mais, os direitos da Sony tem limites! Ou vai me dizer que eles agiram certo no caso do Linux? Algumas instituições compraram milhares de PS3 somente por causa do Linux!

Com relação ao firmware 3.61, que removeu o OtherOS, acho que ela esta no direito dela, de fazer do jeito que achar melhor, afinal ela é responsável por manter o firmware atualizado.
Talvez a questão dos processos seja exagero, mas não podemos falar nada, afinal não sabemos direito qual foi exatamente o tipo de hack feito, que gerou a ação por parte da sony.

Mas até onde sei, ninguem proibiu de usar o OtherOS, apenas não atualize para o 3.61, se voce usa seu PS3 como servidor linux, e não para jogar, como é o caso da USP(se não me engano) que vi uma reportagem que usam varios PS3 em cluster.

[quote]
Removal of “OtherOS” support
Among the changes made to the slim model was the removal of the OtherOS feature; the ability to install another operating system alongside the main system software. This was claimed to have been removed to focus on games and other content (new drivers etc. would have had to be written for the new hardware for use in the alternative OS), although it is possible that Sony discovered a vulnerability in the feature that would enable hacking of the console. Such a vulnerability was later found on the original (non-slim) versions by George Hotz, who created a hack that uses a combination of hardware modding and the OtherOS feature to take control of the hypervisor.[182]
As of firmware version 3.21, installation of other OSs is not supported on any model and the option has been removed from the XMB.[183] The reason given by Sony was ‘disabling the ?OtherOS? feature will help ensure that PS3 owners will continue to have access to the broad range of gaming and entertainment content from SCE and its content partners on a more secure system.’[184] Sony’s main Linux developer has been reassigned, so any PS3 Linux development would have to be on his own time.[185] This has caused some controversy as in effect Sony is removing officially advertised features and support from already sold products.[186] This controversy has also sparked several class action lawsuits aimed at making Sony return the feature and/or to get some sort of compensation.[187][188][189]
Firmware update 3.21 is mandatory for access to the PlayStation Network and as such many features such as online gaming and access to the PlayStation Store are unavailable to those who choose not to update.

josenaldo

No caso do Other OS, ela não está no direito dela não. Ela , unilateralmente, tirou uma funcionalidade do aparelho. Pra manter essa, você perde outra, que é o direito à atualização. Imagina você comprar um celular pra navegar na internet e de repente o fabricante dizer a você que não pode mais navegar, a não ser que pare de ligar? É a mesma coisa.

Isso é desrespeito com o consumidor!

RafaFloripa

josenaldo:
No caso do Other OS, ela não está no direito dela não. Ela , unilateralmente, tirou uma funcionalidade do aparelho. Pra manter essa, você perde outra, que é o direito à atualização. Imagina você comprar um celular pra navegar na internet e de repente o fabricante dizer a você que não pode mais navegar, a não ser que pare de ligar? É a mesma coisa.

Nossa que exemplo cara
eles tiraram pq viram uma ameaça
não tem outro motivo, mta gente com mtu tempo livre

luistiagos

josenaldo:
fredferrao:

O problema e que com as robalheiras de impostos sobre produtos importados fica definitivamente inviável comprar jogos originais… em outros paises não tem este problema… mas aqui no brasil é foda…

josenaldo

RafaFloripa:
josenaldo:

Nossa que exemplo cara

Cara, veja bem. Você compra um carro que vem com um som. O som é legal. Você gosta dele. Uma das coisas que contou pra você comprar o carro foi o som. Daí, a montadora vem e diz que vai tirar o som porque alguém pode usar o som para usar um carro deles sem pagar. Você pergunta se não podem substituir, consertar… Mas eles querem é arrancar. Você, que pagou caro, pelo carro, agora paga de novo, pela incompetência deles!

E não ganha nem uma mariola de presente!

Se isso ocorresse com um carro ou eletrodoméstico, com certeza teriam rolado alguns processos aqui no Brasil. Em alguns lugares, houveram processos, mas não sei o resultado.

Sinceramente, empresa arrogante tem mais é que se lascar mesmo. Tem que levar no bolso e na imagem, pra aprender que quem manda é quem paga!

Marky.Vasconcelos

PSN Hacked, again.

http://crave.cnet.co.uk/gamesgear/playstation-network-hacked-again-this-time-via-password-reset-system-50003806/

To começando a ficar com dó da Sony.

davidbuzatto

Marky.Vasconcelos:
PSN Hacked, again.

http://crave.cnet.co.uk/gamesgear/playstation-network-hacked-again-this-time-via-password-reset-system-50003806/

To começando a ficar com dó da Sony.

Não foi a PSN, mas sim o site da PSN, especificamente a página de reset de senhas.
A rede está funcionando normalmente.

[]'s

M

:roll:

fredferrao

josenaldo:
RafaFloripa:
josenaldo:

Nossa que exemplo cara

Cara, veja bem. Você compra um carro que vem com um som. O som é legal. Você gosta dele. Uma das coisas que contou pra você comprar o carro foi o som. Daí, a montadora vem e diz que vai tirar o som porque alguém pode usar o som para usar um carro deles sem pagar. Você pergunta se não podem substituir, consertar… Mas eles querem é arrancar. Você, que pagou caro, pelo carro, agora paga de novo, pela incompetência deles!

E não ganha nem uma mariola de presente!

Se isso ocorresse com um carro ou eletrodoméstico, com certeza teriam rolado alguns processos aqui no Brasil. Em alguns lugares, houveram processos, mas não sei o resultado.

Sinceramente, empresa arrogante tem mais é que se lascar mesmo. Tem que levar no bolso e na imagem, pra aprender que quem manda é quem paga!

Na boa, mas acho que voce esta exagerando um pouco.

E outra, vamos la, quantos porcento dos compradores do PS3 o escolheram especificamente por ele ter a opção “OtherOS”??? Sera que chega a 1% sendo otimista???

Garanto que mais de 99% o compraram para, o que é bem obvio, se divertir jogando games nele :shock:

Ai vem um bando de hackers inconformados, porque usavam o PS3 como servidores para…hummm hackear, até mesmo o seu site quem sabe, derrubam a PSN, e agora a culpa é da empresa, que é arrogante, e removeu uma feature que poderia ser prejudicial ao seu console.

Criado 15 de maio de 2011
Ultima resposta 19 de mai. de 2011
Respostas 28
Participantes 11