Olá senhores,
existe na API JAVA classes para plotagem de gráficos? (Cartesianos mesmo, para mostrar funções básicas ou não tão básicas) Procuro com urgência.
JFreeChart 
Bem fácil de usar…
Seguinte pessoal,
Gostaria de saber como configurar meu linux(Mandriva 2006) para que eu possa utilizar o JfreeChart. ClassPath e etc. Baixei o JfreeChart mas nao sei onde eu o coloco…
Preciso plotar um grafico de uma funçao com valores imaginários, auto-valores. Se alguém tivesse um exemplo simples de uma funcao de quarta ordem, sei la, algo simples mesmo, algo que eu jogue a equacao e o intervalo de plotagem e me gere um grafico de linha.
Desculpe a minha ignorância no assunto, mas nao achei nada na net que explicasse como começar com o JfreeChart e se achei nao entendi. 
e… Valeu desde já pela atenção !
Valeu pela dica danieldestro !
Mas o problema é que eu nao estou usando nenhuma ide no momento, somente editores simples como kate e jedit. Como o tutorial que você passou o link trata-se apenas do eclipse … Ainda tenho a necessecidade de configuracao do meu java pra usar o JfreeChart.
Como diz no tutorial:
" Adicionando os .jar
Os .jar que utilizei são jcommon-0.9.5.jar e jfreechart-0.9.20.jar. Primeiramente vamos
adicioná-los ao lib do nosso projeto, e depois referenciá-los no eclipse.
Após serem adicionados ao lib, vamos em Project > Properties > Java Build and Path >
Add JARs… Ao invés de adicionar os .jar ao lib do projeto, podemos ir em Add External JARs e
passar o caminho onde eles se encontram. Para este procedimento é necessário que eles
estejam disponíveis no Jboss. "
Valeu toda a paciência !
Cewolf é muito bom tambem, ele é todo baseado no JfreeChart.
continua a duvida…

Pessoal !!!
Desculpa o flood.mas…
Preciso muiiiiiiiiiiiiiiito disto por isso estou encomodando, depois de baixar o pacote do jfreeChart, como eu procedo para poder utilizá-lo ??? Decompacto aonde ??? o que eu insiro no meu código para uzá-lo ??? To usando kate e to no linux(Mandriva 2006)
Estou com um pouco de urgencia no assunto pois eh para um trabalho de faculdade… e na net nao tem nada de “como começar a usar o jfreeChart” pelo menos nao achei e se achei nao entendi bulhufas.
Valeu mais uma vez por aguentarem minha chatice !