Pluguin IReport do NetBeans - JasperReport

7 respostas
Tche

Olá, bom dia!

Estou com um projeto onde tenho que gerar uns relatórios.

uso NetBeans e possuo o pluguin do IReport instalado nele.

Porém não sei como começar a fazer o relatório.

para instalá-lo fora do NetBeans, em um Linux Ubuntu 8.04, alguém saberia??

Agradeço desde já pela ajuda.

7 Respostas

D

Entra no site do autor Edson Gonçalves:

www.integrator.com.br

Na entrada, há o acesso a área restrita. Baixe o tutorial dele sobre iReport com mais de 100 páginas. Lá fala sobre o iReport for NetBeans.

Bons relatórios

Tche

Valeu Cara, vou entrar lá

Abraços

willcrisis

Eu instalei ele no Kubuntu 8.04. Baixei o tar.gz aqui, aí descompactei com o comando:

tar -xvf iReport-3.0.0.tar.gz

Depois disso, foi só entrar na pasta e executar o arquivo iReport.sh

Pra começar a criar um relatório, eu sugiro usar o Wizard que o próprio iReport tem, onde vc cria a conexão com o banco e digita a query desejada. Ele cria um relatório padrão com os campos que vc especificar na query.

Tche

willcrisis,

Eu estava querendo passar beans pra fazer os relatórios. você me aconselha?

willcrisis

Tché,

Até hj eu só precisei gerar relatórios em aplicações web. E sempre usei servlets pra isso… quanto a usar beans, acho q não deve ser algo de outro mundo.

Tche

Pessoal, eu consigo gerar um relatório com mais de uma query?

Por exemplo, no Meu relatório, eu trago no cabeçalho as informações da empresa, e em outro lugar, os dados do relatório.

eu tenho este dinamismo de quarys em um relatório em jasperreports?

D

Muitos problemas de relatórios são relacionados ao modo como um programador pensa em relação as queries e subqueries.
Já pensou em fazer relatórios com grupos ou sub-relatórios?
Agora, com JavaBeans num é difícil. Tem pelo iReport e também manualmente, ou seja, vc deseja o relatório e depois na sua aplicação vc transmite os dados.
Esse segundo modo é mais chato, porém, nada impossível. Uso ele com Spring Annotations e Hibernate com JPA (iReport num reconhece o Spring 2.5 com anotações).
Mas se for usar instruções SQL, nem pense nisso, vai perder muito tempo. Sem contar que o teste visual no momento em que o relatório é gerado, antes de colocar na aplicação não tem preço.

Criado 4 de agosto de 2008
Ultima resposta 6 de ago. de 2008
Respostas 7
Participantes 3