O pessoal aqui da empresa solicitou a utilização do PMD e do Findbugs em toda implementação realizada afim de buscar uma maior qualidade no código fonte.
Estudando as ferramentas PMD e Findbugs (superficialmente), tive a impressão que ambas tratam das mesmas checagens.
Até onde estudei, o Findbugs permite a análise de código compilado, funcionalidade que o PMD não possui, mas, no momento da implementação, não faz sentido analisar o código compilado. (talvez, essa atividade no código compilado fique para o setor de Qualidade)
O que vc’s acham? Existe(m) motivo(s) para utilizar as duas ferramentas?
Quando o pessoal fornece código para o Bradesco (NetEmpresa e Office Banking), é necessário usar o PMD E o CheckStyle usando um template fornecido por eles. Embora o PMD e o CheckStyle sejam mais ou menos a mesma coisa, eles exigem que o código passe NOS DOIS softwares.
Eu preferiria que eles exigissem o uso do PMD e do FindBugs juntos, conforme você está falando. O FindBugs acha muitos erros de codificação (do tipo “vai dar um erro de NullPointerException na certa, pela análise de fluxo que o FindBugs efetuou”), não erros de conformidade com algum padrão de codificação (do tipo “você não pôs as constantes todas em maiúsculas”, que é trabalho para o PMD).
[quote=thingol]Quando o pessoal fornece código para o Bradesco (NetEmpresa e Office Banking), é necessário usar o PMD E o CheckStyle usando um template fornecido por eles. Embora o PMD e o CheckStyle sejam mais ou menos a mesma coisa, eles exigem que o código passe NOS DOIS softwares.
Eu preferiria que eles exigissem o uso do PMD e do FindBugs juntos, conforme você está falando. O FindBugs acha muitos erros de codificação (do tipo “vai dar um erro de NullPointerException na certa, pela análise de fluxo que o FindBugs efetuou”), não erros de conformidade com algum padrão de codificação (do tipo “você não pôs as constantes todas em maiúsculas”, que é trabalho para o PMD).
[/quote]
Cara, eu não consegui rodar o plugin do PMD (net.sourceforge.pmd.eclipse_1.8.0) nas versões 3.2 e 3.3 do Eclipse.
A instalação foi a padrão; descompactar o conteúdo do arquivo .zip (baixado) dentro da pasta plugin do Eclipse.
Tem algo mais a fazer?
Simplesmente NÃO aparece as opções (Check cod with PMD, Clear PMD violations, etc…)
Obs: na lista de pluins instalados nas duas versões, o plugin PMD consta como instalado corretamente.
Acho que a partir da versão 3.2 não adianta copiar na pasta “plugins” e sim outra coisa que não lembro mais o que é que é para fazer. Aí, a partir dessa outra pasta, o Eclipse instala direito as coisas.
Mas como faz algum tempo que não mexo com o Eclipse (e o PMD para o Bradesco só está sendo usado no Eclipse 2.1 - argh) então não sei se há um método “fácil” de resolver isso.
Pessoal, também estou com o mesmo problema, estou com a versão 3.4.1 do Eclipse, já adicionei a url http://pmd.sf.net/eclipse e também a http://pmd.sourceforge.net/eclipse, e para os dois está retornando a mensagem “No repository found at http://…”.