[quote=marcosalex][quote=mueller]XP implementa PMBoK?
Eu nunca vi, nem ouvi falar um projeto com xp que usa uma WBS, idolatrada no PMBoK
Também ainda não vi projeto xp com aquele project charter detalhado …
Acho que dizer que xp/agile é uma forma de implementar PMBoK, é forçar demais[/quote]
PMBok não diz que todo mundo é obrigado a usar WBS, ele é um escopo macro, nada mais que isso. Na maioria das vezes ajuda, principalmente quando não dá pra saber um escopo detalhado no início do projeto, mas não é obrigatório e o PMBok deixa claro isso.
[/quote]
Retirado do PMBoK, 3ªed.
Chapter 5, Project Scope Management, describes the processes involved in ascertaining that the project includes all the work required, and only the work required, to complete the project successfully. It consists of the Scope Planning, Scope Definition, Create WBS, Scope Verification, and Scope Control project management processes.
…
Create WBS. This is the process necessary for subdividing the major project deliverables and project work into smaller, more manageable components.
Então o PMBoK diz que é sim obrigatório criar um WBS. Além disso, para criar a WBS você vai utilizar
1. Organizational process assets
2. Project scope statement
3. Project scope management plan
4. Approved change request
E terá como resultado
1. Project scope statement
2. WBS
3. WBS dictionary
4. Scope baseline
5. Project scope management plan
6. Requested changes
Voltando ao que tinha comentado, isso não me parece muito agile