Muito se fala das duas, qual as diferenças, pontos fortes, POA pode substituir OO.?
Muito li sobre POA, mas nada muito concreto ou mesmo sussinto (acho que assim mesmo que se escreve).
Muito se fala das duas, qual as diferenças, pontos fortes, POA pode substituir OO.?
Muito li sobre POA, mas nada muito concreto ou mesmo sussinto (acho que assim mesmo que se escreve).
[quote=“lcsoftware”]Muito se fala das duas, qual as diferenças, pontos fortes, POA pode substituir OO.?
Muito li sobre POA, mas nada muito concreto ou mesmo sussinto (acho que assim mesmo que se escreve).[/quote]
Muito boa a pergunta, acho que é uma dúvida de muitos…
Tb quero saber…
[quote]A Programação Orientada a Aspectos (AOP) é a metodologia criada em 1997 nos laboratórios da Xerox, que estendendo outras técnicas, como a OOP ou a programação estruturada, propõe não apenas uma decomposição funcional, mas tb ortogonal do problema. Pode-se afirmar que AOP estende outras linguagens, pois utiliza o conceito de combinação (weavering). Assim, um programa orientado a aspectos é o resultado da combinação dos componentes escritos em Java, por exemplo, com os Aspectos escritos em uma ou mais de uma linguagens de aspectos (como o AspectJ ou o HyperJ).[/quote] - Fonte: Mundo Java.
Um exemplo onde a AOP é bem recebida é na codificação de Interesses Ortogonais (Cross-cut-Concern). [quote]Quando duas propriedades sendo programadas devem ser compostas de maneira diferente e ainda se coordenarem, é dito que elas são ortogonais entre si.[/quote](Piveta, 2001)
Bom, traduzindo, como exemplo de interesses ortogonais, pode-se citar o tratamento de exceções e logging.
Então acho que não se trata de uma questão de uma substituir a outra, mas sim de AOP complementar a POO (ou estender, como foi citado no artigo da Mundo Java.
Valeu!
Só para complementar, na Oracle Magazine, edição setembro/outubro, há uma matéria muito boa sobre AOP, página 55 - Reduce coding time and duplication with aspect-oriented programming - James Holmes
Valeu.
Cara, isso pelo que eu entendi me parece muito bom…
Principalmente nesta parte
Abraços, e vou comprar esta revista.
Bleeder to te devendo uma, valeu pela resposta.
Não deve nada não, lcsoftware, esse é o espírito da comunidade, todo mundo caminhando junto e aprendendo junto.
Só p/ esclarecer, eu tb to começando a entender AOP, não manjo quase nada tb!
Não deve nada não, lcsoftware, esse é o espírito da comunidade, todo mundo caminhando junto e aprendendo junto.
Só p/ esclarecer, eu tb to começando a entender AOP, não manjo quase nada tb!