Pode no intalador do meu programa ter embutido o JDK?

4 respostas
V

Bem essa pergunta veio quando eu estava discutindo com um amigo meu falando sobre um projeto nosso e tal

Então eu cogitei a possibilidade de enquanto o nosso programa (meu e dele) estiver instalando ele verifica a existência do JDK no pc do cliente caso não tenha ele se conecta com o Oracle e baixa

Ele me corto e disse na hora que não poderia por causa de direitos autorais e coisa do tipo … (coisas de direito que nada sei o que sei e programar xD)

Então eu falei sobre o Jdownloader (um programa Freeware) que tem embutido no seu instalador exatamente isso que eu disse, ai então ficou a duvida se realmente pode ou não, ou se pode qual as restrições :frowning:

Grato desde já a todos que puderem me ajudar

Att

Victor Lacerda

4 Respostas

M

Bom sou iniciante em Java, mas pelo que entendi nos livros, lado cliente necessita apenas o JRE, que pode sim ser embutido no projeto… alias algumas IDE como o JBuilder(se não me engano), é capaz de fazer essa função, ouvi dizer que ele gera .exe e coloca a JRE junto no pacote… mas creio que com certeza é possível incluir o JRE junto com seu aplicativo… Nunca li os “Direitos Autorais” do JDK/JRE, mas por questão lógica creio que não seja proibido, pois são ferramentas freeware e, que todo aplicativo feito em Java vai precisar do JRE para executa-lo…

maior_abandonado

eu lembro de um tópico ai sobre um programa que transforma java em exe e pegava os binarios só das classes usadas da api padrão do java e embutia junto no executavel, onde alguém tinha dito que isso ia contra a licença da jvm, que teria que embutir tudo ou não poderia embutir nada… sendo assim eu deduzo que tudo poderia além do mais como disseram o jdownloader faz isso…

em todo caso melhor confirmar googlando a licença de uso da jvm (uma boa opção seria verificar na instalação e caso não exista exibir uma mensagem para o usuário perguntando se pode instalar o jre)…

E

O Office Banking Bradesco Plus tem exatamente uma JRE embutida do jeito que o Wellington Nogueira mencionou. Obviamente é de uma versão “congelada” (1.4.2_08 ) e não atualiza a JRE do browser - só serve para rodar o sistema. Bastou apenas mencionar nos arquivos de licenças que foram usadas a JRE e as outras bibliotecas (Tomcat, Log4j, Jasper etc.)

WellingtonRamos

Na verdade, não é necessário nem instalar a JRE: basta instalar na sua máquina e “copiar” a pasta de instalação do java junto com teu projeto.
Problemas desse método:

• O ambiente deverá ser acertado manualmente, senão:
    • Não é possível acessar o java ou javaw sem passar o caminho absoluto
    • Não é possível executar um jar com duplo-clique
    • Pode ocorrer conflitos com uma JRE já instalada
Criado 10 de outubro de 2011
Ultima resposta 11 de out. de 2011
Respostas 4
Participantes 5