Qual é o seu limite?
Discussão super interessante no slashdot:
http://ask.slashdot.org/askslashdot/04/11/24/1547210.shtml?tid=187&tid=4&tid=218&tid=10
Pode-se programar 80horas semanais?
47 Respostas
Se levar em conta que em um dia normal de 8 horas só umas 5 são realmente produtivas… acho muito que não da não!
Eu acho que para um bom trabalho criativo 30 horas semanais :roll:
5 quando vc esta inspirado ainda.
Eu acho comico os “gerentes” que consideram um prazo de 8 horas == 1 dia comercial. Vc soh consegue fazer 8 horas de codigo por dia se passar ao menos 12 horas na empresa ( considerando um mundo quase perfeito ).
Rafael
Olá
Dizem por aí, que se o Rafael estiver codificando algo que ele goste, ele só consegue produzir “apenas” 80 horas semanais se o arrancarem a força da frente do micro. :lol:
[]s
Luca
Yeah … concordo plenamente. Principalmente quando se trata de um trabalho focado (só programar por exemplo)
Eu gosto de mixar coisas, aqui tenho essa oportunidade … programar 4 horas, trabalhar com os servidores unix (que eu acho mais light) as outras 4 horas e well done job 
Aproveitando … qual o horario que vocês mais rendem programando? O meu é início da manhã e fim de tarde.
Depois do almoço e a noite sou uma droga pra me concentrar.
Aproveitando … qual o horario que vocês mais rendem programando? O meu é início da manhã e fim de tarde.
Depois do almoço e a noite sou uma droga pra me concentrar.
Depois do almoço, fisiologicamente, é impossível trabalhar (a digestão não deixa o cérebro trabalhar direito). Por que é que a gente não vive num país que tem “siesta” ?
Não diria propriamente “render mais”, mas no fim da tarde e a noite eu consigo me concentrar muito mais do que pela manha.
Eu acho que durante 20% do meu dia eu faço 80% do meu trabalho!
Qual é a media real de vocês?
ps. Acho que é por isso que sobra tanto tempo pra navegar no GUJ 
Olá
Eu acho que durante 20% do meu dia eu faço 80% do meu trabalho!
Eu acho que durante 80% do meu dia eu faço 20% do meu trabalho!
ps. Acho que é por navegar muito no GUJ que sobra tanto pro dia seguinte :oops:
[]s
Luca
OláEu acho que durante 20% do meu dia eu faço 80% do meu trabalho!
Eu acho que durante 80% do meu dia eu faço 20% do meu trabalho!
ps. Acho que é por navegar muito no GUJ que sobra tanto pro dia seguinte :oops:[]s
Luca
Acho que não ficou muito claro… Quiz dizer que só sou produtivo 20% do meu tempo 
Com certeza entre 17:00 e 24:00, mas claro eu nao faco esses horarios alternativos. Se fizesse poderia produzir mais, mas ja ta bom assim.
Principalmente pq nesses horarios estou fazendo o que realmente gosto desenvolvendo por conta, projetos Open ou por prazer mesmo. 
]['s
Eu trabalho umas 60-65h por semana e não acho ruim não. Programação não é um trabalho que se faz direto, não conheço ninguém que senta a bunda na frente do micro e fica digitando por horas e horas sem parar. Eu pelo menos faço várias pausas ao longo do dia para pensar sobre algum problema ou simplesmente tirar a cabeça daquilo por uns 15 minutos.
Produzo bem mais entre 15h e 1h.
aff… eu não tenho cabeça para programar mais de 80 horas por semana…
ainda não tabalho, mas acho que umas 7 horas por dia de programação eu aguento
aff… eu não tenho cabeça para programar mais de 80 horas por semana…ainda não tabalho, mas acho que umas 7 horas por dia de programação eu aguento
Que isso???!
80 horas por semana?
Quantos dias por semana?? Quantas horas por dia??
7 dias por semana e cerca 11 horas por dia? Eu não aguento nem morto!!!
30 horas é o ideal, mas se apertar dá umas 50.
Existe vida social e familiar!!!
Ultimamente por causa da finalização apertada do meu Projeto de Conclusão de Curso deu pra bater 29h de sexta a noite depois da aula até domingo a noite.
Passei apertado.
Pelo menos o software finalizou.
Mas acho que normalmente, com a cabeça longe do PCC dá pra programar umas 7h se for um assunto prazeroso.
Bom, ficou uma pergunta meio subjetiva na cabeça.
Vc’s conseguem se divertir em um mundo longe do seu monitor???
Levando em consideração que diversão significa beber, ir em bares, boates, ver pessoas, ouvir músicas, transar… etc… algo que a maioria das pessoas gosta de fazer.
Bem, disse assim mas, se a diversão for programar, tudo bem.
Só quero ler opiniões.
sim
Bom, ficou uma pergunta meio subjetiva na cabeça.Vc’s conseguem se divertir em um mundo longe do seu monitor???
Levando em consideração que diversão significa beber, ir em bares, boates, ver pessoas, ouvir músicas, transar… etc… algo que a maioria das pessoas gosta de fazer.
Só quero ler opiniões.
Em outras palavras:
Trabalham para viver ou vivem para trabalhar?
Este assunto está bem legal! Gostaria de deixar minha opinião.
Acho que, independente da carga horária que se trabalha, o trabalho sempre vai render mais quando se está feliz. E felicidade depende tanto do trabalho, quanto da vida social. Procuro buscar sempre o equilíbrio, e me sintir útil tanto no trabalho quanto no social.
Minha namorada, o computador, é meio caseira …
:mrgreen:
Minha namorada, o computador, é meio caseira …:mrgreen:
Essa foi a pior. Hehehehe
Então está tudo em casa, literalmente.
Eu nos ultimos meses to trabalhando muito ou seja vivo pro trabalho e nao trabalho pra viver
mais ja notei isso e ando mudando
ando tirando pelo menos umas horinhas pra mim e pra dar umas voltas na cisade e jogar um biliche…
Bom, ficou uma pergunta meio subjetiva na cabeça.Vc’s conseguem se divertir em um mundo longe do seu monitor???
Só quero ler opiniões.
Claro que sim!!! Posso usar os monitores de uma lan house :twisted:
Agora falando serio: Tem coisa melhor que tomar uma cervejinha e jogar conversa fora? mesmo que seja falando de TI?
Teoricamente…
7:00 - Acordar e ir ao banheiro
7:10 - Tomar café
7:20 - Ir para o trabalho (moro a 3 minutos do trabalho, à pé :P)
7:23 - Ler emails, GUJ, bloglines, etc…
7:50 - Programar
9:00 - Pausa para alongar
9:05 - Programar
10:00 - Pausa para alongar, banheiro, etc…
10:15 - Programar
12:15 - Almoço, uma partida de sinuca, um bate-papo e uns minutos de cochilo, e ler emails.
14:00 - Programar
15:30 - Pausa para alongar, banheiro, etc…
15:45 - Programar
17:00 - Pausa para alongar, banheiro, etc…
17:10 - Programar
18:15 - Jantar, ler emails, ler bloglines, etc…
20:00 - Programar
24:00 - Ir dormir
Total de horas programando: 12
Numa semana: 12 X 7 = 84.
Ou seja, teoricamente até dá. E ainda sobre tempo para pequenas doses de qualidade de vida. Mas a produtividade só é real se você estiver tralhando com ferramentas nas quais já tem total domínio. E fazendo trabalho bem simples.
Mas será que alguém aguenta esse ritmo por quanto tempo? :roll:
Teoricamente…7:00 - Acordar e ir ao banheiro
12:15 - Almoço, uma partida de sinuca, um bate-papo e uns minutos de cochilo, e ler emails.
Porco! Teoricamente você não toma banho? 
Brincadeiras à parte, final-de-semana é sagrado. De sexta até domingo à noite só quero saber de namorada e dvds 
E não entendo essa mania besta de ficar tomando banho toda hora :mrgreen:
Adicione a agenda um banho relaxante de 10min no final do domingo para tirar o stress da semana. :mrgreen:
Marcio Kuchma
Porco! Teoricamente você não toma banho?
![]()
Consegui me safar:
18:15 - Jantar, ler emails, ler bloglines, [size=18][color=#FF0000]etc[/color][/size]…

E não entendo essa mania besta de ficar tomando banho toda hora :mrgreen:
Eh pq, no dia-a-dia, nos deparamos com muito codigo sujo e porco 
Rafael
24:00 - Ir dormirTotal de horas programando: 12
Numa semana: 12 X 7 = 84.Ou seja, teoricamente até dá. E ainda sobre tempo para pequenas doses de qualidade de vida. Mas a produtividade só é real se você estiver tralhando com ferramentas nas quais já tem total domínio. E fazendo trabalho bem simples.
Mas será que alguém aguenta esse ritmo por quanto tempo? :roll:
Postado as 11:16:09, teoricamente a teoria furou!
e vc trabalha no sabado e no domingo?
Não… não fui claro.
Essa não é a minha rotinha diária. É só uma possibilidade.
Se bem que essa mais ou menos a minha rotina durante as férias da faculdade. Exceto uma semaninha de gente normal.
Atualmente ainda tenho que me dedicar às disciplinas. Coisa passageira, pois estou formando. 
Minhas aulas terminam dia 18. Contagem regressiva!
Olá a todos.
Eu trabalho melhor das 18h00 as 23h00, mas como isso é difícil de acontecer, tento dar o melhor entre as 15h00 e 17h00.
Quanto a trabalhar tantas horas assim por semana, é um pouco complicado. Na outra empresa onde trabalhava, cheguei a fazer umas 42 horas em três dias… Conclusão, uma arritmia cardíaca aos 21 anos de presente.
Teve um caso um pouco mais chato nesta mesma empresa. Tinha um rapaz que trabalhava conosco e a planilha de horas no final dele era absurda, passava fácil das 200 horas. Só que no final de 1 ano e meio dessa loucura, ele perdeu a principal fase da filhinha dele (do nascimento ao 1 ano) e ganhou vários problemas graves de saúde.
Atualmente, depois de alguns “tapas na cara” por querer fazer isso, estou tentando separar mto bem as coisas entre trabalho, estudo e lazer, pois ninguém é de ferro né…
Abrasss a todos.
Ederson.
Esse cara, pelo menos tinha uma hora extra no fim do mes que devia compensar, né??? $$$$ 
COMPENSAR?!? :shock: :shock: :shock:
Nada compensa vc perder os bons momentos com a familia (inclua amigos tb) … se dedicar ao trabalho é bom, mas sacrificar a familia nao compensa, se esse é o unico jeito no seu trabalho é melhor arrumar outro (to comecando a me ver seguindo meu conselho :oops: )
Pensando dessa forma até que sim, mas o custo disso tudo atualmente não valeu todo o esforço…
Tem até um amigo meu que sempre disse algo sobre isso:
De boa, é pesado, mas é verdade…
Abrasss.
Ederson.
Tudo beeeem, já dizia o Barão Vermelho:
“Não há dinheiro no mundo que me pague a saudade que senti, não há dinheiro no mundo que me pague…” 
hã?
vc poderia me explicar o que é isso?
:lol:
hã?
vc poderia me explicar o que é isso?
Cerveja…
Praia…
Night…
Pedir “bença” pra mamãe…
Comer Bolo de chjocolate que a mamãe fez só pra vc…
Aos casados:
Beijinho na esposa…
Jantarzinho Romântico pra agradar ela é claro (sem pensar naquele método cabeludo que não sai da cabeça enquanto não resolver)…
Aos casados com filho:
Parquinho (sem levar o livro de pattern que está revisando)…
Sorvete…
Eu fico com a frase do Millor: “Quem se mata de trabalhar merece mesmo morrer!” 
Alguem até pode conseguir trabalhar 80 horas semanais, mas não me parece sadio, nem fisicamente e nem mentalmente.
valeuz…
estou passando por isso (quer dizer, vou passar
)
Estou trabalhando na UFRN como programador, e irei desenvolver o sistema para a biblioteca do campus do interior do Estado do RN…
Além disso, apareceu uma boca para um sistema para uma sociedade, boa grana; além de ter que estudar para o curso de Tecnologia em Desenvolvimento de Software do CEFET/RN…
Quer dizer, vou precisar de umas 200 horas semanais para tal feito, eheheh… 
Umas 30 h semanais, na minha opinião, devem ser suficientes;
Sou meio notívago, mas por precisar “respeitar” o horário comercial para trabalhar - como ainda não trabalho em casa… - preciso “me esforçar” para produzir algo de manhã… :oops:
Um forte abraço a todos.
voce pode ate aguentar uma semana eventualmente. Mas é humanamente impossivel conseguir manter esse pique por muito tempo. Voce nao pode confundir ficar no escritorio 80 horas com PROGRAMAR 80 horas.
Atualmente, nas 8 horas que trabalho por dia, eu programo em média entre 4 e 6, as vezes passo um dia inteiro sem programar nada. So lendo API, documentacao, etc.
[]s
(Usando ritalina, tem gente que PROGRAMA 12+ horas por dia)
Depois do almoço e a noite sou uma droga pra me concentrar.Depois do almoço, fisiologicamente, é impossível trabalhar (a digestão não deixa o cérebro trabalhar direito). Por que é que a gente não vive num país que tem “siesta” ?
Por isso que quando o projeto ta atrasado recuso qualquer convite à pizzarias e churrascarias. Simplesmente não dá pra programar de tarde dai.
Mas voltando ao assunto produtividade, eu acho que é porai mesmo, 20% do dia é realmente produtivo. O problema é que tem gente que acha que ficar parado pensando em um problema é estar ocioso.
Prefiro pensar por 2 horas em como resolver um problema da maneira mais simples e codificar a idéia em 10 minutos do que sair fazendo e terminar em meia hora e o próximo programador(ou eu mesmo) que pegar ter que, literalmente, perder 3 horas só pra entender o que eu tinha feito.
Programar mesmo não acho interessante se gastar esse tempo todo, em projetos que realmente usam orientação a objetos e não é somente mão na massa, vc precisa parar pra ver se aquilo que você está desenvolvendo pode ser componentizado, se existe alguma dependência entre uma funcionalidade e outra, se o entendimento do negócio foi assimilado.
Então, se mesmo que você seja o cara que não precise consultar documentação, nem outras fontes, pra programar, vc precisa respirar, ou seja, deixar idéias fluirem.
Teve projetos que participei que levava problemas pra casa, ia pra academia pensando como ia ser resolvido tal problema, isso é ruim para as pessoas, elas devem estabelecer um limite, e se não estou errado, 80h/semana dá uma média de 11,4h/dia, que implica trabalhar (programar) de 8 da manha as 20h da noite com um intervalo de 36 min para se alimentar.
Li um artigo no site do Joel on Software que falava que o tempo ideal para produção do funcionário por dia é de 4h , ou seja, empresas que empregam funcionários pagando somente 4h por dia estaria tendo boa média de produtividade. Se por exemplo pudesse escolher, faria duas atividades por dia, por exemplo de manhã, programava e a tarde iria sair vendendo, contactando clientes, uma atividade mais social.
Embora que para ler um livro de romance não tenho tanto problema de exagerar no horário, mas estudando matemática, etc … já passei 12h no gás… mas chegava a um ponto que lia e não assimilava nada.
Eu trabalho muito. Além do meu trabalho normal sempre tenho uns 1 ou 2 freelance pra fazer e sempre estudo muitas coisas novas. Então tem semana que passo dessas 80hs semanais.
Mas uma coisa boa em mim é que na hora que paro de trabalhar, me desligo totalmente do trabalho. Não fico pensando em solução pra problema nenhum, não demoro pra dormir e não fico estressado se o trabalho tá atrasado.
E nunca deixo de sair com amigos ou com a esposa por causa de trabalho.
[]'s
Rodrigo C. A.
Nessas horas vejo que é importante regulamentar a profissão e acabar com os PJs. Não é a toa que a gente chega nessas empresas de TI e só tem gente nova, esse lance de exigir o extremo de cada pessoa no médio prazo faz ela querer fugir dessa profissão. Nem prostituta, nem domestica, nem camelô é tão sugado assim. Acho que pior que nós só os motoboys mesmo. Acho que nossa carga horária tinha que ser 40h semanais e só, se as empresas contratassem CLT não ia ter gente fazendo 80h semanais, fazer até 50 semanais é di boa, agora fazer 80 acaba com a vida de qualquer um. Eu na verdade até faço sempre alguma coisa(programar/estudar coisas nerds em casa) além do trabalho, mas passar 80h semanais dedicadas ao trabalho acho um exagero.
Regulamentar a profissao eh uma solucao barata e de curto prazo pra isso. Nao concorda com prazos ridiculos, mal estabelecidos e planejamento ruim por parte do seu gerente de projeto ou cliente? Mude de emprego! O mercado de informatica tem uma liquidez enorme no Brasil - se vc eh um bom tecnico, nao tem desculpa pra ficar aguentando incompetencia gerencial.
Não sei se já citaram aqui, não li todas as mensagens, mas a minha opnião ao respeito é que não é a quantidade de horas que diz seu rendimento ou o resultado, creio que trabalhar muitas horas por dia pode trazer maus resultados, pois a chance de aparecer um bug perdido pelo código depois de horas programando é muito maior, por mais que haja uma extrema prática.
Vamos encarar a realidade, seu cerebro não é um segundo computador ele tem suas deficiências, eu não sei se acontece com todo mundo, mas quando eu to inspirado demais eu programo muito, rende mesmo, porém eu tenho que parar devido uma “exaustão mental” e depois desse processo sinistro eu entro em processo de “ovulação”, ou seja, sem fertilidade nenhuma, o jeito de voltar ao ritmo normal é ir para casa, comer, beber, durmir e esperar um novo dia.
Resumindo, programar muito pode fazer mau a saúde, pense, você pode ter um colapso mental e não servira pra nada, será demitido e tera que vender CD pirata na feira mais próxima da sua casa. Hehehe