Poder computacional de um certificado digital

8 respostas
rbamartins

olá,

estou analisando certificados digitais pois precisarei comprar um.
A minha dúvida é a seguinte:

Tenho dois certificados em vista, ambos com 128bits de criptografia.
Um deles custa 2900,00 e o outro 1900,00
a única diferença, na descrição, de um para o outro é que o primeiro diz ter um poder computacional 300trilhoes de vezes maior que os demais.

O que vem a ser esse poder computacional???

abraços

8 Respostas

I

e se vc ligar e comprar agora ainda ganha um par de meias vivarina ?

Tem a url ?

Um certificado (X.509) são meia dúzia de bytes, não computam nada. Por outro lado um .Xml tem um poder computacional 300 trilhões de vezes maior que do que um .Ini :slight_smile:

Por acaso vc não está falando de um acelerador de SSL ou um Hsm ?
tipo nCipher, Luna, etc… ?

Ps#1 - O máximo que eu consigo imaginar (long shot, but) seria por conta da ECC usar um tamanho de chave menor do que uma RSA para o mesmo nível teórico de segurança, e com o tamanho menor de chave menos CPU é usada para assinar/verificar…

Ps#2- Pode trocar o par de vivarinas por uma faca ghinsu ?

T

Um dos certificados é de 2048 bits e o outro é de 1024, é isso?

rbamartins

thingol,

se puder leia essa descrição dos dois ai. O que não entendi foi a questão do poder computacional. O que seria isso?
o primeiro custa r$2.900,00 e o segundo custa r$ 1.900,00
Qual seria essa diferença e qual você me aconselha. Para mim o nível de segurança era determinado apenas pelo nível de criptografia de 128bits.

1-

Certificado SSL/TLS - Site Seguro Pro
Garante uma cifragem única de 128 bits através dos canais SSL/TLS. É o certificado digital web mais seguro disponível atualmente no mercado, pois sua força computacional é comprovadamente superior aos outros em 300 trilhões de vezes. É utilizado pelas maiores empresas do mundo, principalmente dos setores bancário, governamental e de saúde, além de empresas de comércio eletrônico.

2-

Certificado SSL/TLS - Site Seguro -
Possui cifragem de 128 bits e conta com uma excelente relação custo-benefício. Este certificado é adotado como prática de segurança por todos os tipos de organizações para proteger suas aplicações web.

3-

MPKI SSL/TSL - Pacote de Certificados para Servidores Web
O Pacote de Certificados para Servidores Web é um serviço Certisign que permite à sua organização administrar três ou mais certificados digitais SSL/TLS.
O administrador ganha controle total sobre todo o ciclo de vida do certificado, desde a solicitação até a revogação. Além disso, pode controlar em tempo real o status de seus certificados, ativos ou inativos, com autonomia 24x7, incluindo feriados. Este é um serviço de gerenciamento remoto exclusivo da Certisign no Brasil.

I

Eu já vi marketing enrolado, mas esse da certisign supera… http://www.certisign.com.br/produtos/certificados/

Pelo que eu vi o que eles vendem é o X509 + servidor + hardware acelerando ssl. Algo como Combo Site SSL (ou não… sei lá).
Já o outro, o que não tem o “300 trilhões de computação” deve ser sem o acelerador SSL.

Thingol, acho que é pouca a chance da chave ser de 2048 - assim demora muito para o cliente renovar… os de 1024 é um só aninho 8) O cash flow deles agradece :slight_smile:

rbamartins

IndyanaJones:
Eu já vi marketing enrolado, mas esse da certisign supera… http://www.certisign.com.br/produtos/certificados/

Pelo que eu vi o que eles vendem é o X509 + servidor + hardware acelerando ssl. Algo como Combo Site SSL (ou não… sei lá).
Já o outro, o que não tem o “300 trilhões de computação” deve ser sem o acelerador SSL.

Thingol, acho que é pouca a chance da chave ser de 2048 - assim demora muito para o cliente renovar… os de 1024 é um só aninho 8) O cash flow deles agradece :slight_smile:

Indyana, entendi o que você disse.
Então a única diferença é o marketing e essa possivél aceleração SSl.
Porque em nível de segurança é a mesma coisa em ambos, 128bits.

Abração, e valeu pela dica.

Thingol, valeu ai tb vc já me ajudou muito.

O

Aproveitando o tópico, eu não entendo o que é um certificado de 128 bits. Para mim um certificado tem “tamanho” de 1024 ou 2048 bits, que é o tamanho da chave RSA.
128 bits não seria o tamanho da chave do algoritmo simétrico a ser utilizado em SSL? Em SSL é o tamanho da chave do certificado que vai determinar o tamanho da chave do algoritmo simétrico a ser utilizado ou eles são independentes? Não seria a configuração do Web Server e do browser que determinariam o tamanho da chave do algoritmo simétrico a ser utilizado?

rbamartins

oyama:
Aproveitando o tópico, eu não entendo o que é um certificado de 128 bits. Para mim um certificado tem “tamanho” de 1024 ou 2048 bits, que é o tamanho da chave RSA.
128 bits não seria o tamanho da chave do algoritmo simétrico a ser utilizado em SSL? Em SSL é o tamanho da chave do certificado que vai determinar o tamanho da chave do algoritmo simétrico a ser utilizado ou eles são independentes? Não seria a configuração do Web Server e do browser que determinariam o tamanho da chave do algoritmo simétrico a ser utilizado?

essa eu nao saberia te responder, tb fiquei com duvida quanto a essa definicao de criptografia.

se alguem puder explicar, agradeceremos muito.

abraços

T

oyama:

O que ocorre é o seguinte: antigamente (IE 5.01 ou anterior) existia uma restrição - se o seu certificado não tivesse determinados atributos (procure por “SGC”), a conexão, em vez de fechar em 128* ou mais bits, fechava em 40 bits (56 no caso do IE 5.01).

A partir do ano 2000, essa restrição foi removida, mas é claro que leva algum tempo para os browsers serem atualizados. Mas 7 anos já é muito tempo, não?

O tal “certificado de 128 bits” que a Certisign vende (e que não é mais necessário hoje em dia, a menos que você queira ser compatível com browsers de 7 anos atrás) é um que tem os atributos “SGC”.

De fato sim, tanto é que você pode fazer com que o browser Firefox feche em 256 bits, algoritmo AES e, se não me engano (não tenho certeza e não tenho como testar rapidamente), o Firefox aceita certificados com algoritmo EC-DSA ou EC-RSA (“Elliptical Curves”).

• O algoritmo RC4, usado nesses browsers mais antigos, aceita até 1024 bits para a chave, se não me engano, mas a chave é limitada a 40 (ou 56, ou 128 bits) porque alguns desses bits da chave são mantidos fixos pela implementação.
Criado 8 de maio de 2007
Ultima resposta 10 de mai. de 2007
Respostas 8
Participantes 4