Polemica sobre Java Open Source

Sou iniciante em java e já estou sabendo sobre uma polêmica que se da a respeito de tornar o java Open Source ou não!
Alguns proficionais acreditam que para a evolução da linguagem e até mesmo para garantir a sua sobrevivencia ela deve se tornar Open Source. Porêm alguns acreditam que tornando Open Source não será possível garantir a compatibilidade da mesma em diversas versões e plataformas.

Esse tema foi abordado na ultima edição da revista Java Magazine e eu gostaria de saber a opinião de mais alguns proficionais a este respeito...

Obrigado

[]s Victor

Java é uma especificação, ela é open, qualquer um pode implementar uma JVM e sair vendendo, ou se quiser, dar de graça…

Sim… mas a JVM da Sun não é Open e existe muita pressão de diversas comunidades Open Source para torna-la…

exato, o implementação da especificação da JVM não é aberto ao público, assim como a da Microsoft tb não o é, e outras. Mas também há JVMs de código aberto. E se qualquer um quiser, também pode implementar a especificação da JVM e vendê-la como produto, não só com a especificação da JVM, mas com qualquer outra do Java. Então, Java é uma especificação, e não um software, qualquer um pode implementar livremente! Agora, pq abrir o código da JVM da Sun? A Sun nem mesmo manda no Java :roll:

galera , pelo que ja li existe um projeto que esta trabalhando em cima de uma nova implementação da JVM livre … vale a pena dar uma olhada http://www.javali.org.br/jvm.html

Pessoal,

na Java Magazine nº 19 (mês passado) o Bruno Souza escreveu um artigo mto bom sobre este assunto, chama-se “A luta pelo Java Livre”, mto completo

Vale a pena dar uma olhada.

[]'s

Nem tudo é mil maravilhas a ponto de abrir e deixar o usuário, ou o desenvolvedor fazer o que ele quiser e pronto.
Quando você baixa o JDK vem todos códigos java da implementação em um arquivo src.zip, você pode autera-los e distribui-los livremente.
Mas isso tem que ser feito com cautela.
A mesma coisa acontece com as JVM’s, um exemplo a ser citado, são as JVM’s para celulares, que em alguns são totalmente diferente dos outros, dai entra aquela questão, se eu portar uma aplicação minha de um celular para o outro, quem disse que a JVM dele irá interpretar minha aplicação?
E Matheus, sobre especificação e não software correto? eu veria não como especificação, mas como plataforma de desenvolvimento, pode ter uns trocadilhos de palavras ai no meio, mas acho que o significado atenderia melhor. Ou, vou tentar melhorar, o que você quer dizer quando menciona especificação ?

No evento de Extreme Programming 2004 em SP … numa das palestras ouvi uma coisa que vale a pena citar agora :

Java não é apenas uma linguagem, é uma linguagem, uma plataforma, uma arquitetura e acima disso uma comunidade!

xiita , mas profundo !