Polimorfismo / Casting de Objetos

Ae galera , sei que é uma dúvida básica no java , mas ainda não consegui assimilar direito esse conceito java , eu sou Programador Visual Basic e to estudando Java para mudar de linguagem , só que estava indo tudo bem nos meus estudos até chegar nessa parte…alguém poderia me explicar como isso funciona se possivel com exemplo…

Obrigado…

Clodoaldo
Analista Programador

A idéia de polimorfismo é a de um certo objeto poder ter vários comportamentos simultaneamente. Complicou ao invés de explicar?
O conceito de OO é de simplesmente representar características importantes (para um certo domínio) de entidades do mundo real em um software. Estas entidades, no mundo real, possuem suas propriedades e alguns comportamentos. Por exemplo, se você for até a sua sala de estar, provavelmente você verá alguns sofás e cadeiras. Ambos são móveis, que possuem características diferentes. Sofás são macios, confortáveis, maiores e nos permitem deitar. Já as cadeiras, normalmente não são tão confortáveis assim, são menores e são mais leves do que os sofás. Mas, tanto os sofás quanto as cadeiras, servem para um mesmo propósito (sentar), apesar de suas características (implementações) diferirem.

Mas, afinal :roll: , para que serve polimorfismo então? Uma das respostas pode ser: dar diferentes implementações para comportamentos/propósitos comuns.

Então, segundo o paradigma da OO, poderíamos modelar a sua sala da seguinte maneira:

[code]public class Movel{
//… métodos, atributos, e construtores aqui…
}

public class Sofa extends Movel{
//… inclusão de métodos/atributos/construtores adicionais
}

public class Cadeira extends Movel{
//… inclusão de métodos/atributos/construtores adicionais
}[/code]

Basicamente, é isso. Agora, quer saber como funciona?

[code]public interface Movel{

public int lugares();

public boolean isConfortavel();
//… o que mais sua imaginação quiser…
}

public class Sofa implements Movel{

private int lugares;