Polimorfismo

4 respostas
R

Boa noite pessoal. Estou fazendo um progranha em JAVA e tenho uma dúvida sobre polimorfismo.

Quando eu tenho uma classe que é filha de outra, e quero exibir nesta classe dados da classe mãe, o que eu faço ?

Isso …

public class Artefato extends Modelo { public void verDados() { Modelo exibe = new Modelo(); System.out.println("VALOR DE X "+exibe.getxAtual()); System.out.println("VALOR DE Y "+exibe.getyAtual()); } }

Isso …

public class Artefato extends Modelo { public void verDados() { System.out.println("VALOR DE X "+exibe.getxAtual()); System.out.println("VALOR DE Y "+exibe.getyAtual()); } }

Ou nenhum dos dois ?

Desde já agradeço-lhes.

Atenciosamente,

Renato.

[size=“11”][color=“red”]* Editado: Lembre-se de utilizar BBCode em seus códigos - marcossousa[/color][/size] :joia:

4 Respostas

R

Perdão gente, eu errei. Na verdade seria

Isso …

public class Artefato extends Modelo { public void verDados() { Modelo exibe = new Modelo(); System.out.println("VALOR DE X "+exibe.getxAtual()); System.out.println("VALOR DE Y "+exibe.getyAtual()); } }

Ou isso …

public class Artefato extends Modelo { public void verDados() { System.out.println("VALOR DE X "+getxAtual()); System.out.println("VALOR DE Y "+getyAtual()); } }

Ou nenhum dos dois ?

Agora sim, desde já agradeço-lhes.

Atenciosamente,

Renato.

[size=“11”][color=“red”]* Editado: Lembre-se de utilizar BBCode em seus códigos - marcossousa[/color][/size] :joia:

FieroddPJ

Na minha opinião é a 2ª maneira (a de baixo), pois nao sei se é incorreto, mas é estranho pra mim a classe filha precisar instanciar um objeto da classe mãe na implementação …

e a ideia do polimorfismo é essa, vc poder referenciar um objeto no seu caso Artefato, como sendo um objeto modelo

F

Na 1ª maneira vc tá criando um novo objeto da superclasse dentro da subclasse e está instanciando ele (não se trata de polimorfismo). Na 2ª vc tá recuperando, através dos métodos de acesso, os valores das variáveis que são herdados da classe mãe.

R

Como você implementou a heranca da classe modelo não precisa instanciar (criar) esse objeto, pois ele consegue acessar os métodos da classe mãe, lembre que as váriaveis da classe mãe devem ser declaradas privadas e acessadas pela classe filha através dos métodos get

Criado 1 de julho de 2006
Ultima resposta 2 de jul. de 2006
Respostas 4
Participantes 4