Olá pessoal!
Bom, acabei de criar a conta no fórum ( \0/ ) e estou querendo iniciar um projeto, mas com uma pequena duvida:
O projeto baseia-se em utilizar um módulo biométrico em um arduino com uma tela, na qual mostrará o funcionário que bateu o ponto. Até ai tudo bem, mas o meu problema é:
Posso criar um software para desktop que faça essa comunicação com o arduino e o leitor?
Como faço para que, ao bater o ponto, seja salvo em um possível banco de dados o horário e a data?
qual dica vocês me dão para eu fazer com que o software imprina no final do dia, um relatório com todos os pontos?
Atuamente sou estudante de Java e faço faculdade de ADS e eu acho que um projeto desse pode ser muito bom para minha experiência.
Cara, tu pode criar um programa que faz qualquer coisa hahaha
Com o arduino utilize a biblioteca RX/TX (java)
Com o leitor deve ser algo bem simples… É usb né? A leitura dele deve retornar uma string ou um array bidimensional… Nada demais! Acho que você pode usar a RX/TX também!
Pegue a data através da classe java.util.Date
Em relação ao banco de dados… Bom, na internet existem vaaaarios exemplos de conexão com bancos MySQL, Oracle e etc.
Não manjo de relatórios… mas a galera fala bastante de um tal de JasperReport aqui no fórum
Você também pode implementar um sistema com interface web, o Arduino da total suporte ao protocolo HTTP, basta usar um modulo Ethernet e você pode liga-lo direto na rede e fazer as requisições pro IP do servidor e nele manipular a data e a hora. O Esp8266 também pode ser uma saída válida para ligar o Arduino na rede via Wi Fi.
Já para os relatórios esse Jasper Reports é uma solução bem promissora.
Olá @Attano, trabalhar com arduíno é muito bacana, a união de arduíno com java abre muitas portas de funcionalidades e projetos das mais diferentes formas!
Só queria ressalvar para que você tome cuidado, pois existem alguns tipos de ponto eletrônico que devem ser homologados pelo MTE para que assim possam ter funcionamento dentro de uma empresa, da uma pesquisada sobre o assunto para que você possa montar seu projeto sem que venha a ter algum problema futuro!
da uma olhada nesse link: http://www.relogiopontomte.com.br/Obrigatoriedade-De-Controlar-O-Ponto-Todo-Ponto-Eletronico-Deve-Ser-Homologado
Entendo, Jonathan. Por início quero apenas fazer por experiência. Se der certo, posso “comercializar”. Na verdade o meu intuito é algo parecido, mas uma expêriencia como essa vai me fazer pensar de varias maneiras.