Ponto final para o Woodstock?

Galera,

creio que para aqueles que utilizam ou utilizaram o Woosdtock em algum projeto, e que acompanham seu desenvolvimento, não é novidade que o projeto foi descontinuado, conforme anúncio na mailing list do projeto.
Gostaria de saber de vocês quais alternativas estão pensando em adotar para as novas aplicações a partir de agora, e o que pretendem fazer com as aplicações que já usam o Woodstock (ex: não mexer em nada na aplicação e rezar para não ser necessário um novo recurso do framework; trocar todo o framework para outro, etc…).
Eu particularmente aposto no Richfaces, pois já o utilizamos para alguns projetos com sucesso. Na lista o pessoal tem pedido à Sun que suporte de maneira mais decente o Richfaces no Netbeans.

O que vocês acreditam que vai acontecer com o suporte a desenvolvimento visual do Netbeans com isso, uma vez que o Woodstock estava por trás desse recurso?

Vocês acreditam que a comunidade vai abraçar o projeto, independentemente do suporte oficial da Sun?
Particularmente acho que o Woodstock não agradou tanto a comunidade de desenvolvedores, e se ele será retirado do Netbeans futuramente, vejo que sobram poucas razões para a continuidade do projeto pela comunidade.

Abraços!

E ai Luiz… blz??

Cara então… na verdade eu não gosto muito de utilizar o NetBeans VWP, mas creio que com a descontinuidade do projeto Woodstock, o netbeans com certeza irá dar mais suporte a frameworks como RichFaces, que na minha opinião é o melhor para JSF atualmente.

Com relação ao projetos já existentes, acredito que não será necessário uma atualização, pois o interessante de utilizar JSF é a flexibilidade entre frameworks, (Pelo menos é o que diz a SUN) possibilitando a integração de novas tecnologias juntamente com o Woodstock.

Essa é minha opinião.

FLW

Ahh e na minha opinião, acredito que os responsáveis pelo projeto irão contribuir com o desenvolvimento de novos frameworks JSF

"

Não se preocupem com o Visual Web JSF do NetBeans. Eu mesmo, já estava notando uma coisa, o Woodstock é uma m**.
O JSF 2.0 com certeza vai mudar coisas que hoje são indecentes no desenvolvimento Web com esse framework. Provavelmente o Visual Web do NetBeans vai seguir essa tendência, mudando-se também para esta versão.
Lembre-se, se já mudaram do Visual Web Pack para o Visual Web, não custa nada mudar novamente :smiley: . Open source ou não, o mundo do desenvolvimento sempre foi assim, alguns são abandonados, outros não, vai da popularidade.

eles mencionaram o maior motivo do porquê ou o que eles recomendariam ?

na época tinha achado fascinante, mas olhando do ponto de vista do usuário demora pacas!

[quote=faelcavalcanti]eles mencionaram o maior motivo do porquê ou o que eles recomendariam ?

na época tinha achado fascinante, mas olhando do ponto de vista do usuário demora pacas![/quote]
Se está se referindo ao “porque” do abandono, é simples: falta de verbas. A SUN está com problemas financeiros graves. É hora de repensar os projetos que dão mais frutos e largar os que foram criados “a bel-prazer” dos desenvolvedores deles.

[quote=djemacao][quote=faelcavalcanti]eles mencionaram o maior motivo do porquê ou o que eles recomendariam ?

na época tinha achado fascinante, mas olhando do ponto de vista do usuário demora pacas![/quote]
Se está se referindo ao “porque” do abandono, é simples: falta de verbas. A SUN está com problemas financeiros graves. É hora de repensar os projetos que dão mais frutos e largar os que foram criados “a bel-prazer” dos desenvolvedores deles.

[/quote]

Alguma referencia?

Algum link?

[quote=cmoscoso]Alguma referencia?

Algum link?[/quote]

https://woodstock.dev.java.net/servlets/ProjectForumMessageView?messageID=26144&forumID=2879

[quote=davidbuzatto][quote=cmoscoso]Alguma referencia?

Algum link?[/quote]

https://woodstock.dev.java.net/servlets/ProjectForumMessageView?messageID=26144&forumID=2879[/quote]

Estava me referindo ao que foi dito em relacao a sun estar com problemas financeiros graves.

"

[quote=cmoscoso][quote=davidbuzatto][quote=cmoscoso]Alguma referencia?

Algum link?[/quote]

https://woodstock.dev.java.net/servlets/ProjectForumMessageView?messageID=26144&forumID=2879[/quote]

Estava me referindo ao que foi dito em relacao a sun estar com problemas financeiros graves.[/quote]
Conhece bolsa de valores?
Bom, para as suas perguntas, dá uma passada na Nasdaq, e pesquise no Google, em inglês, dos prejuízos e demissões :smiley: .

PS: Acho que você não está na Terra nesses últimos 2 meses :lol:

[quote]O que vocês acreditam que vai acontecer com o suporte a desenvolvimento visual do Netbeans com isso, uma vez que o Woodstock estava por trás desse recurso? [/quote] Mostre qual suporte visual que o Netbeans tem hj. se vc fala do antigo projeto Rave(= Sun Java Studio Creator) que mudou o nome para Visual Web Pack, se for isso ele é um produto da Sun somente compativel com ele mesmo e pra ele mesmo 100%. Outra coisa arranque o NBM-plugin do Visual Web Pack e mostre qual suporte visual ele tem?.
[quote]Cara então… na verdade eu não gosto muito de utilizar o NetBeans VWP, mas creio que com a descontinuidade do projeto Woodstock, o netbeans com certeza irá dar mais suporte a frameworks como RichFaces, que na minha opinião é o melhor para JSF atualmente. [/quote]Eles vão ter que correr muito para dar um melhor suporte ao RichFaces e ao Facelets pq. a JBoss já está dando suporte a esse frameworks a um bom tempo.
E que o Chun não me chame de miope, pois o JBoss Developer Studio (= Exadel) ou Eclipse IDE e alguns plugins vc. faz todo o dever de casa e ainda tem uma rica palheta de componentes e um bom editor HTML - vide JavaMagazine 61 - . Mais ainda deixo uma pergunta, " Quando o Netbeans terá um editor HTML próprio".
sds.

[quote=WilliamSilva][quote]O que vocês acreditam que vai acontecer com o suporte a desenvolvimento visual do Netbeans com isso, uma vez que o Woodstock estava por trás desse recurso? [/quote] Mostre qual suporte visual que o Netbeans tem hj. se vc fala do antigo projeto Rave(= Sun Java Studio Creator) que mudou o nome para Visual Web Pack, se for isso ele é um produto da Sun somente compativel com ele mesmo e pra ele mesmo 100%. Outra coisa arranque o NBM-plugin do Visual Web Pack e mostre qual suporte visual ele tem?.
[quote]Cara então… na verdade eu não gosto muito de utilizar o NetBeans VWP, mas creio que com a descontinuidade do projeto Woodstock, o netbeans com certeza irá dar mais suporte a frameworks como RichFaces, que na minha opinião é o melhor para JSF atualmente. [/quote]Eles vão ter que correr muito para dar um melhor suporte ao RichFaces e ao Facelets pq. a JBoss já está dando suporte a esse frameworks a um bom tempo.
E que o Chun não me chame de miope, pois o JBoss Developer Studio (= Exadel) ou Eclipse IDE e alguns plugins vc. faz todo o dever de casa e ainda tem uma rica palheta de componentes e um bom editor HTML - vide JavaMagazine 61 - . Mais ainda deixo uma pergunta, " Quando o Netbeans terá um editor HTML próprio".
sds.[/quote]
Só pra completar o que o William Silva disse, o NetBeans tentou com isso: http://wiki.netbeans.org/VisualWebNextProposal
Porém, o cara já foi embora da Sun, então, sabe lá quem vai dar continuidade, se é que vai dar.
Também, não deixo de observar que tiveram um avanço rápido em relação ao suporte do Hibernate, se bem que não é nada espetacular, mas do zero, até que fizeram um rápido trabalho. Se houver esforço, pode até ser que utilizem JSF de verdade e outros plugins. A única coisa que no Eclipse é ainda insuperável, é adicionar uma TLD de uma biblioteca na paleta e “voilà”.

[quote=djemacao]
Conhece bolsa de valores?
Bom, para as suas perguntas, dá uma passada na Nasdaq, e pesquise no Google, em inglês, dos prejuízos e demissões :smiley: .

PS: Acho que você não está na Terra nesses últimos 2 meses :lol: [/quote]

Realmente, ta na moda falar de bolsa de valores ultimamente.

Mas faz tempo que escuto gente repetir que a sun esta com problemas financeiros e vai quebrar. Com a crise achei que houvesse alguma novidade quanto a isso.

[quote=cmoscoso][quote=djemacao]
Conhece bolsa de valores?
Bom, para as suas perguntas, dá uma passada na Nasdaq, e pesquise no Google, em inglês, dos prejuízos e demissões :smiley: .

PS: Acho que você não está na Terra nesses últimos 2 meses :lol: [/quote]

Realmente, ta na moda falar de bolsa de valores ultimamente.

Mas faz tempo que escuto gente repetir que a sun esta com problemas financeiros e vai quebrar. Com a crise achei que houvesse alguma novidade quanto a isso.
[/quote]
Pra quebrar, acho difícil. Mas que ela está com problemas sérios, há, isso tá. Mas não é a única.

[quote=cmoscoso][quote=djemacao][quote=faelcavalcanti]eles mencionaram o maior motivo do porquê ou o que eles recomendariam ?

na época tinha achado fascinante, mas olhando do ponto de vista do usuário demora pacas![/quote]
Se está se referindo ao “porque” do abandono, é simples: falta de verbas. A SUN está com problemas financeiros graves. É hora de repensar os projetos que dão mais frutos e largar os que foram criados “a bel-prazer” dos desenvolvedores deles.

[/quote]

Alguma referencia?

Algum link?[/quote]

https://woodstock.dev.java.net/servlets/ReadMsg?list=users&msgNo=1359

Que pena!! Mas davam pau pra caraio esses componentes…

[quote=Luiz_Gustavo]Galera,

creio que para aqueles que utilizam ou utilizaram o Woosdtock em algum projeto, e que acompanham seu desenvolvimento, não é novidade que o projeto foi descontinuado, conforme anúncio na mailing list do projeto.
Gostaria de saber de vocês quais alternativas estão pensando em adotar para as novas aplicações a partir de agora, e o que pretendem fazer com as aplicações que já usam o Woodstock (ex: não mexer em nada na aplicação e rezar para não ser necessário um novo recurso do framework; trocar todo o framework para outro, etc…).
Eu particularmente aposto no Richfaces, pois já o utilizamos para alguns projetos com sucesso. Na lista o pessoal tem pedido à Sun que suporte de maneira mais decente o Richfaces no Netbeans.

O que vocês acreditam que vai acontecer com o suporte a desenvolvimento visual do Netbeans com isso, uma vez que o Woodstock estava por trás desse recurso?

Vocês acreditam que a comunidade vai abraçar o projeto, independentemente do suporte oficial da Sun?
Particularmente acho que o Woodstock não agradou tanto a comunidade de desenvolvedores, e se ele será retirado do Netbeans futuramente, vejo que sobram poucas razões para a continuidade do projeto pela comunidade.

Abraços![/quote]

http://www.netbeans.org/issues/show_bug.cgi?id=169820

Votem lá :thumbup: